Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Técnicas de seleção de pessoas

Share with:


A seleção de pessoas é um processo de tomada de decisão cujo objetivo principal é prever o desempenho futuro de potenciais empregados. Este processo pode ser realizado através do uso de diferentes técnicas, que podem variar em sua confiabilidade como indicador de desempenho no trabalho e em sua simplicidade. Escolher o método certo ajudará você a recrutar a melhor pessoa para o trabalho, portanto, você não deve subestimá-lo.

Também é importante levar em consideração que a escolha da técnica de seleção de pessoas deve ser baseada na descrição do cargo/função, na especificação da pessoa e nas habilidades, experiência e aptidões que a empresa procura. Neste artigo, explicamos 5 das opções mais comuns atualmente, com links para artigos que abordam cada tópico com mais detalhes.

Entrevista

Este método continua sendo um dos mais populares nos dias de hoje. A entrevista, além de fornecer informações que nos permitem prever o desempenho do candidato, também oferece uma oportunidade para o entrevistador e o entrevistado se encontrarem pessoalmente. O tipo mais comum de entrevista para seleção de pessoas é a entrevista estruturada, que se desenvolve por meio da identificação dos requisitos do cargo e de uma lista de perguntas para os candidatos e, ao final da entrevista, o departamento de recursos humanos considera os resultados de cada um dos candidatos e escolhe a melhor de forma objetiva.

Testes psicométricos

Esses testes fornecem um perfil de características de personalidade e padrões comportamentais dos candidatos, além de outros indicadores. Adicionar testes psicométricos aos nossos processos seletivos nos permite ter uma ideia mais clara de sua adequação ao cargo.

Os testes psicométricos são úteis para analisar os atributos pessoais, valores e habilidades de vida de um candidato, permitindo que os recrutadores avaliem as possibilidades de alcançar um bom desempenho no cargo e a possível contribuição do candidato para a empresa. Por exemplo, um candidato que não se sente à vontade para conversar com estranhos pode não se sair bem em uma vaga de vendas, ou uma pessoa que odeia conflitos a todo custo pode ter dificuldade em desenvolver ferramentas para se tornar um gerente eficaz.

Embora a personalidade do candidato possa afetar sua adequação a alguns cargos, não há resposta “certa” ou “errada” em um teste de personalidade, e os candidatos são filtrados pela identificação de comportamentos específicos que são mais adequados para o trabalho que outras. Assim, é preciso ter clareza sobre as características necessárias para ter um bom desempenho no trabalho. Ver também: Tipos de testes psicométricos.

Testes de aptidão e habilidades

Esses testes nos permitem determinar as habilidades necessárias para um trabalho específico, como avaliar as habilidades de negócios dos candidatos ou a capacidade de programar. Eles também podem ser usados para medir habilidades mais gerais, como capacidade verbal ou numérica ou até mesmo inteligência geral. Ver também: Como usar testes de inteligência em um processo seletivo.

É uma maneira rápida de descartar perspectivas que afirmam lidar com uma habilidade específica em um currículo, mas não a dominam, ou filtrar candidatos que não possuem as habilidades necessárias para uma vaga. Hoje, esses testes podem ser feitos online, com ferramentas como o Evalart, e também podem abranger diferentes áreas, como inteligência geral, habilidade verbal, habilidade numérica, bem como testes específicos relacionados a uma habilidade exigida para determinada profissão.

Referências

Como método de entrevista, o uso dessa ferramenta tradicional continua sendo um método de seleção popular nos dias de hoje. Isso se deve à influência que têm nas decisões de seleção de pessoas.

Centro de Avaliação

A origem desta técnica remonta à Segunda Guerra Mundial, onde o Escritório de Serviços Estratégicos dos Estados Unidos a utilizou para selecionar oficiais. O processo é baseado no princípio de muitas técnicas de seleção, podendo incluir testes de habilidade e aptidão, exercícios em grupo, dramatização, apresentações, entre outros. O importante aqui é garantir que haja clareza sobre o que deve ser avaliado e fazer de maneira adequada.

Concluindo, a seleção de pessoas pode variar de um processo muito simples a um processo muito complicado. Independentemente do método utilizado, é importante garantir que os candidatos saibam antecipadamente o que esperar do processo seletivo. Por exemplo, o tipo de avaliação que a empresa realizará e o tempo que levará. Também é importante avaliar o sucesso do método de seleção para garantir sua eficácia.