Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como contratar o melhor Desenvolvedor Front-End

Share with:


Ao longo do tempo, os papéis dos desenvolvedores tornaram-se mais especializados. Antes, esperava-se que um desenvolvedor pudesse fazer tudo (o que ainda é valioso em qualquer caso, quando encontrado). Agora, é comum dividir os papéis de acordo com sua especialização. É o caso dos desenvolvedores front-end, desenvolvedores especializados na “face” da aplicação, ao contrário dos desenvolvedores back-end, que focam nos processos que rodam nos bastidores.

Como esperado, os desenvolvedores front-end exigem um conjunto específico de habilidades, conhecimento e experiência para fazer um bom trabalho.

Primeiramente, embora o trabalho de front-end ainda seja programação, requer conhecimento e domínio de HTML e CSS, que não são linguagens de programação, mas sim linguagens para especificar os aspectos visuais de uma interface de usuário.

Além disso, os desenvolvedores front-end devem ter noções de design e, idealmente, ter habilidades básicas de design gráfico para editar imagens, botões ou outros elementos da interface do usuário. Eles têm que ter um senso estético para projetar uma interface de usuário que pareça profissional. É comum que desenvolvedores front-end recebam especificações gráficas de designers.

Por último, mas não menos importante, está a questão da usabilidade, a chamada experiência do usuário. Pouco a pouco isso está se tornando uma especialização em si. O design de experiência do usuário, ou design de UX, se trata de projetar uma interface de usuário que não apenas pareça boa, mas também seja intuitiva e fácil de usar.

Portanto, se você procura por um desenvolvedor front-end, precisa validar todas essas habilidades. Aqui estão algumas recomendações sobre como fazer:

Valide as habilidades de programação: os desenvolvedores front-end ainda são desenvolvedores. Portanto, validar suas habilidades de desenvolvimento é vital. Para isso, o melhor é usar entrevistas técnicas e, de preferência, pré-filtro e avaliá-las com exercícios práticos. Para este último, os testes de programação online da Evalart são uma boa alternativa. Normalmente, espera-se que o desenvolvedor front-end domine uma determinada linguagem (como PHP ou Java) e também domine Javascript, que é a linguagem por excelência para desenvolvimento web no lado cliente (navegador), além de frameworks específicos que a empresa queira usar (como Angular, Bootstrap, etc.).

Validar conhecimentos e habilidades em HTML e CSS: Estes podem ser validados com questões teóricas ou exercícios práticos. O objetivo é validar que a pessoa pode escrever código HTML e CSS, que lida com uma lógica diferente das linguagens de programação. A revisão de trabalhos anteriores também pode lhe dar uma ideia de quão eficaz eles estão usando essas linguagens.

Valide as habilidades de design: Aqui, é melhor revisar o trabalho anterior. Em geral, um desenvolvedor front-end confiável deve ter um catálogo de seu trabalho para exibir. Além disso, pergunte sobre o manuseio de ferramentas de design específicas, como Photoshop ou Illustrator, o que sempre seria uma vantagem, especialmente se você não tiver um designer gráfico e espera que o desenvolvedor projete a interface.

Usabilidade: Para validar experiência e conhecimento na área de UX, o melhor é validar essas habilidades em uma entrevista técnica, onde o candidato explica as decisões de UX que tomou em seus trabalhos anteriores e a justificativa teórica das mesmas. Você pode combinar isso com testes escritos de conhecimento de UX. Aqui, é importante destacar a importância da usabilidade em diversas mídias (computador, celular, tablet, etc.) e que a interface do usuário fica bem em qualquer tipo ou tamanho de tela.

Além de todas essas habilidades, os desenvolvedores front-end devem ter boas habilidades de comunicação e serem capazes de conversar tanto com o usuário quanto com a equipe técnica. Tenha em mente que muitos desenvolvedores front-end começaram na área de design, então eles podem não ter a mesma formação teórica/acadêmica que os desenvolvedores tradicionais, e isso deve ser levado em consideração durante as avaliações.

Finalmente, é importante notar que um desenvolvedor “clássico” não será necessariamente um bom desenvolvedor front-end. Portanto, é importante certificar-se de que o candidato atende a todos os pontos mencionados acima (ou aqueles que a empresa precisa) e não assumir que um desenvolvedor não front-end de sucesso será capaz de fazer bem o trabalho.