Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

“Job hopping”: o que é e quais são as vantagens

Share with:


É indubitável que o processo de contratação e seleção de pessoal se tornou cada vez mais complicado nos últimos anos, independentemente das flutuações econômicas.

As novas gerações de trabalhadores, embora seja importante não generalizar, parecem preferir uma carreira repleta de experiências em vez do modelo tradicional de permanecer em uma empresa durante toda a vida. A duração média dessas experiências é de cerca de dois anos. Na verdade, especialistas em recursos humanos afirmam que a percepção do “job hopping” mudou recentemente e se tornou mais comum entre muitos trabalhadores.

O “job hopping” é uma tendência cada vez mais popular entre os millennials, uma geração que é difícil de atrair e reter em um único trabalho, pois busca novos desafios e melhores condições de trabalho. Embora historicamente tenha sido visto como algo negativo que um trabalhador mude de trabalho com frequência, contratar um “job hopper” pode ter múltiplas vantagens.

Nas linhas seguintes, será explicado em que consiste essa tendência, como detectar os profissionais que a seguem e as vantagens que pode trazer contar com eles em sua equipe.

O que é o “job hopping”?

O “job hopping” é uma tendência crescente no âmbito laboral que se refere a uma nova geração de profissionais, geralmente jovens com habilidades digitais muito procuradas, que trocam de trabalho com frequência. Esses trabalhadores, conhecidos no campo dos recursos humanos como “job hoppers” ou “job jumpers”, têm um forte desejo de superação e procuram constantemente novos desafios.

O termo “job hopping” refere-se a profissionais que mudam de trabalho de maneira voluntária e frequente. A esses trabalhadores se dá o nome de “job hoppers” ou “job jumpers”, que em espanhol seriam traduzidos como “puladores de emprego” ou “troca-troca de emprego”, respectivamente.

O perfil de um “Job-hopper”

Não há dúvida de que aqueles que decidem avançar em sua carreira profissional veem o mundo do trabalho de forma diferente. Embora mudem de emprego com frequência, planejam cuidadosamente seu próximo movimento. Os millennials possuem habilidades e competências que os distinguem de outras gerações. Embora alguns empregadores mais tradicionais possam não concordar com a prática do “job hopping” dessas novas gerações, até mesmo eles admitem que esses profissionais têm a coragem de dar um salto para o desconhecido. As características comuns desses perfis são as seguintes:

  • São pessoas curiosas: procuram respostas para os “porquês” dos problemas, adquirem conhecimentos detalhados sobre práticas e conceitos e aprendem a desenvolver diferentes habilidades graças às suas experiências.
  • São incansáveis: nunca ficam sem energia e têm uma incrível capacidade de trabalhar, o que lhes permite obter resultados satisfatórios.
  • A paixão pelo que fazem é fundamental: procuram um trabalho que lhes permita ser autênticos e compartilhar seu entusiasmo com os outros e não se conformam com um trabalho que não os apaixone.
  • São caracterizados por ter uma personalidade ousada: desfrutam de correr riscos e se aventurar no desconhecido.
  • Mostram uma grande motivação pessoal: têm ambição e estão focados em seu próprio desenvolvimento e crescimento profissional, por isso buscam continuar aprendendo. São conhecidos como “knowmads”, pois mudam de emprego para melhorar seu conhecimento.
  • Têm grande capacidade de adaptação à mudança: não resistem às mudanças e, na verdade, as procuram ativamente, adaptando-se de forma efetiva.
  • São criativos: trazem ideias inovadoras para resolver problemas complexos.
  • São amantes da tecnologia e estão atualizados com as últimas ferramentas digitais de colaboração, o que lhes permite organizar suas tarefas de forma efetiva e ter uma autogestão laboral bem-sucedida.

Como podemos identificar um job hopper?

Identificar um job hopper é fácil se você examinar seu histórico de empregos e prestar atenção à duração de sua permanência em cada empresa. Se a média de sua permanência é de dois anos, provavelmente é um deles. No entanto, para confirmar isso e avaliar se seu perfil é adequado para a vaga, é recomendável realizar uma entrevista pessoal. Na entrevista, podem ser feitas perguntas-chave como:

Por quanto tempo você ficou no seu último emprego e no anterior? Por que decidiu sair? Foi uma decisão sua ou você foi demitido? Quais aspectos do seu emprego anterior você não gostava?

Com essas perguntas, é possível obter informações valiosas para avaliar o candidato e tomar uma decisão informada sobre se ele é adequado para a empresa.

Vantagens e desvantagens de ter um JOB HOPPER.

Contratar um job hopper pode ter vantagens e desvantagens para uma empresa. Entre as vantagens estão:

  • É mais fácil atrair esses profissionais, já que geralmente são eles que procuram oportunidades de emprego e não o contrário, o que agiliza o processo de contratação.
  • Em geral, são altamente produtivos, pois estão trabalhando onde querem estar e permanecem motivados enquanto sentem que estão enfrentando um desafio.
  • Eles têm uma experiência mais ampla e diversificada do que outros perfis, o que lhes permite conhecer diferentes modelos de negócios, processos internos, produtos e marcas.
  • Costumam ter habilidades de comunicação e gestão de equipes, pois não entram em conflito de interesse com seus colegas, uma vez que não têm a intenção de permanecer na empresa por muito tempo.
  • Eles têm facilidade em se adaptar às mudanças, já que estão acostumados a enfrentar novos desafios, papéis e projetos, o que promove um ambiente de trabalho adequado.
  • Eles possuem uma ampla rede de contatos que foram construindo ao longo de sua carreira, o que pode ser muito valioso para uma empresa.

No que diz respeito às desvantagens, podemos apontar os seguintes aspectos negativos: falta de compromisso ao não sentir um vínculo com a empresa, falta de especialização devido à falta de tempo em cada trabalho e falta de foco em uma única área, falta de visão de longo prazo que pode dificultar o planejamento e execução de projetos futuros, e falta de segurança para a empresa, pois não sabem por quanto tempo poderão contar com o funcionário.