Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Recrutamento externo: o que é e quais são suas vantagens.

Share with:


Encontrar o candidato adequado para preencher uma vaga não é uma tarefa fácil, portanto encontrar o tipo de recrutamento ótimo é um trabalho importante. Além de atrair candidatos interessados na empresa, é preciso considerar vários fatores para garantir que os profissionais se encaixem no perfil da organização. A publicação da oferta de emprego, a análise da vaga, as entrevistas e a contratação são partes do processo de recrutamento externo que podem ser complicadas. Embora se diga que encontrar o candidato perfeito é como um golpe de sorte, isso acontece com pouca frequência.

Devido aos desafios que o processo de seleção envolve, muitos departamentos de recursos humanos (RH) se concentram no recrutamento interno. Essa estratégia envolve procurar entre os funcionários atuais da organização alguém que possa ocupar a vaga. O recrutamento interno pode ser mais rápido e econômico do que outras opções, mas também limita a interação com o mercado de trabalho e pode impedir que novos talentos se juntem à equipe, o que pode ser benéfico para a empresa.

Consequentemente, o recrutamento externo continua sendo a opção preferida das empresas, pois permite acessar um maior número de profissionais e enriquecer-se com sua experiência em outras empresas.

O que é recrutamento externo?

O recrutamento externo envolve a contratação de profissionais externos à empresa para preencher as vagas disponíveis. Esse processo é realizado procurando candidatos no mercado de trabalho. Existem várias abordagens para executar esse processo, incluindo a pré-seleção de candidatos pelo departamento de RH ou pelo responsável pelo departamento, a criação de um plano de sucessão para identificar possíveis candidatos ou a análise do banco de dados, conhecimentos e habilidades da empresa para encontrar os melhores candidatos.

A empresa deve considerar cuidadosamente quais cargos estão disponíveis e decidir o melhor método para encontrar o candidato ideal. Nesse sentido, é importante tomar decisões sobre se deve optar pelo recrutamento externo ou interno.

Recrutamento externo vs recrutamento interno.

Como o nome sugere, a distinção entre os dois processos é evidente.

No caso do recrutamento externo, um profissional que não pertence à empresa é procurado e contratado, enquanto no recrutamento interno, o processo de seleção é realizado entre os funcionários atuais da organização. Em vez de publicar a oferta em um portal de emprego, o departamento de RH faz uma convocação interna para que os funcionários tenham a oportunidade de se candidatar à vaga.

Etapas do recrutamento externo.

O processo de recrutamento externo geralmente segue alguns passos, que incluem:

  1. Análise da vaga: o profissional de RH, junto com o gestor da vaga, elabora uma lista dos requisitos mínimos necessários para o candidato, como nível de educação, habilidades técnicas necessárias, domínio de idiomas, etc. Esta informação é utilizada para criar uma descrição clara da vaga.
  2. Divulgação da vaga: o segundo passo é a promoção da vaga em diferentes canais de comunicação, como plataformas de busca de emprego, redes sociais (principalmente LinkedIn), agências de talentos, universidades e sindicatos. Os candidatos interessados enviam seus currículos para serem avaliados por RH.
  3. Início de entrevistas: existem várias formas de entrevistar os candidatos no processo de recrutamento externo. Geralmente, é realizada uma primeira entrevista telefônica para coletar informações básicas sobre os candidatos e confirmar os dados que aparecem em seu currículo. Depois, são programadas entrevistas individuais ou em grupo, para avaliar o comportamento e habilidades dos candidatos. Outra etapa importante é a realização de diferentes tipos de testes, incluindo testes psicométricos. Preditores que hoje em dia ajudam muito na tomada de decisões para suprir uma vaga.
  4. Contratação: A fase final do processo de recrutamento externo envolve escolher o candidato ideal e reunir toda a documentação necessária para proceder com a contratação do profissional selecionado.

É importante mencionar que, durante o processo de recrutamento externo, o gestor da vaga é responsável por selecionar o candidato adequado e garantir que o profissional tenha a documentação necessária para começar a trabalhar na organização.

Fontes de recrutamento externo.

São oferecidos vários canais para esse serviço, incluindo:

  • Headhunting, que envolve a busca por talento altamente especializado, geralmente para funções de nível superior.
  • Social recruiting, que envolve a captação de talento por meio da divulgação viral de ofertas de trabalho nas redes sociais, especialmente no LinkedIn, a rede profissional mais proeminente.
  • Plataformas de busca de emprego ou portais de emprego, que são plataformas especializadas que conectam empresas com candidatos.
  • Outsourcing ou terceirização, que envolve confiar todo o ciclo de seleção, desde a captação até a contratação, a uma empresa especializada. Essa opção pode ajudar a aliviar a carga de trabalho dos funcionários de Recursos Humanos.

Vantagens do recrutamento externo.

Algumas das principais vantagens desse modelo de processo de seleção são as seguintes:

  • Oferece uma ampla gama de candidatos entre os quais escolher o mais adequado, graças à abundância de profissionais que procuram novas perspectivas de trabalho no mercado.
  • Coleta de informações sobre profissionais com as habilidades necessárias para construir um registro de seleção. Mesmo que um candidato específico não seja compatível com a posição atual, é possível armazenar informações sobre ele ou ela para futuros processos seletivos, economizando tempo na próxima oportunidade.
  • A integração de novos talentos à equipe de funcionários. Colaboradores que acabaram de ingressar na empresa podem trazer novas perspectivas do mercado de trabalho e sugerir melhorias que nem sempre são percebidas por aqueles que já estão familiarizados com o modelo de atuação da empresa.
  • A criação de um relacionamento com o mercado de trabalho, o que facilita o acompanhamento das novas tendências do setor e a compreensão do tipo de profissionais que atuam na área.
  • A contratação de novos talentos permite posicionar-se à frente da concorrência, atraindo os melhores profissionais do mercado.
  • A criação de uma equipe diversa, com profissionais que têm perfis diferentes e que trabalham juntos para alcançar os objetivos da organização com sinergia, empatia, produtividade e motivação.

Em conclusão, o recrutamento externo representa uma excelente oportunidade para melhorar o pessoal da empresa e garantir que as vagas sejam preenchidas por um profissional qualificado que trará inúmeros benefícios para a organização.