Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Teste DISC

Share with:


O teste DISC é amplamente utilizado em processos de seleção de pessoal, uma vez que é de fácil administração e preenchimento; o teste foi traduzido para várias línguas tais como chinês, inglês, francês, alemão, japonês, norueguês, dinamarquês, entre outras.

 

Vários trabalhos de pesquisa o definem como um dos testes mais utilizados em todo o mundo, e os seus resultados tendem a ser independentes de fatores demográficos; por exemplo, existem pesquisas realizadas em vários estados dos Estados Unidos, e as diferenças não são significativas. O mesmo aconteceu com pessoas de origem australiana que fizeram o teste adaptado para os Estados Unidos, pois obtiveram os mesmos resultados que os residentes desse país; por outro lado, não distingue o gênero, uma vez que a variabilidade entre os gêneros é inferior a 1%, percentual cientificamente irrelevante.

 

Outra razão para utilizá-lo é que é considerado um dos testes que fornece mais informação sobre tipos de personalidade. Permite ao entrevistador determinar se essa pessoa (para além dos seus conhecimentos) é certa para uma vaga de emprego específica, levando em consideração as aptidões e competências exigidas para um determinado emprego. Por exemplo, ninguém gostaria de ter um vendedor altamente introvertido que tenha dificuldade em se comunicar e que não seja muito sociável.

 

Além disso, o teste DISC nos dá uma visão geral do caráter da pessoa, já que fornece informações sobre as suas habilidades e aptidões subdesenvolvidas. Este tipo de teste permite descobrir se a pessoa é capaz de continuar crescendo dentro da empresa em que foi contratada e quais seriam as melhores posições (no futuro) para esse candidato. Também permite conhecer os benefícios que a empresa pode obter ao contratar alguém com estes traços de personalidade. É um dos testes favoritos dos profissionais de recrutamento, juntamente com os 16pf e Brigg Myers. Pode ser aplicado utilizando uma impressão em papel ou uma plataforma de testes automatizada, como a Evalart.

 

O teste recebe o nome DISC porque são as primeiras letras dos conceitos que ele avalia:

 

Decisão: como o entrevistado responde a vários desafios.

Interação: como o entrevistado se relaciona com outras pessoas.

Serenidade: a forma como o candidato reage ao ritmo das diversas situações e ao seu redor e enfrenta mudanças.

Cumprimento: a forma como o candidato responde às normas e regras estabelecidas na sociedade.

A seguir, fizemos uma descrição detalhada dos diferentes tipos de personalidade que o DISC avalia e das suas competências e dificuldades. Isso nos dá uma ideia melhor da importância de utilizar esse teste no processo seletivo.

 

(D) Decisão: Personalidades de tipo D são pessoas que tendem a ser independentes, confiantes e francas. Sentem-se à vontade para competir com outras pessoas em torneios ou campeonatos e se caracterizam por analisar (ou superanalisar) os diferentes exercícios, ações, ou problemas propostos pela competição.

 

Muitas vezes, podem pressionar outras pessoas a realizar ações que eles consideram, mantendo sempre o controle da situação. Por conta disso, tendem a preferir papéis de liderança nos grupos aos quais pertencem. Podem ser grandes estrategistas e não tomam decisões com base nas suas emoções na maioria dos casos, sendo assim, muito objetivos nas suas decisões.

 

Quatro traços de personalidade que poderiam identificar uma personalidade de Tipo D seriam: competitiva, determinada, aventureira e ambiciosa.

 

O seu estilo de comunicação é eficiente, e tendem a dar respostas ou orientações curtas, preferindo uma comunicação sem muitos detalhes. Se concentram nos resultados, não no método utilizado.

 

Finalmente, são pessoas que gostam de atividades físicas, especialmente aquelas que envolvem competir com outros.

 

(I) Interação: as pessoas com este tipo de personalidade são confiantes, amigáveis e acessíveis. Tendem a se sentir muito à vontade na vida social, então sempre incorporam mais pessoas no seu círculo social em situações sociais, e não têm qualquer objeção em conversar com estranhos.

 

As pessoas com esta personalidade tendem a desempenhar várias tarefas e se envolver em vários projetos simultâneos. Não têm medo de iniciar novos projetos ou novas ideias.

 

Em termos de comunicação, tendem a conversar e a falar muito sobre vários temas. São muito expressivas; e tendem a usar a comunicação não verbal para reforçar o que dizem. São pessoas muito colaborativas, mas não se sentem confortáveis com tomada de decisões, uma vez que são muito vinculados à sua valorização social.

 

No trabalho, tendem a considerar um ambiente positivo e saudável. Estas pessoas se sentem confortáveis em situações de trabalho colaborativo, tais como brainstorming; além disso, possuem tendência a fazer muitas coisas ao mesmo tempo de forma rápida.

 

(S) Serenidade: são pessoas reservadas, coerentes e pacientes. São calmas, com elevada capacidade de escuta. Preferem ambientes ou situações estáveis.

 

Preferem pertencer a pequenos grupos e são muito leais nas suas relações. Embora estejam normalmente abertos a conhecer outras pessoas, têm a necessidade de analisar a situação. Uma vez que se relacionam com pessoas do tipo S, trabalham arduamente para manter esses relacionamentos que construíram.

 

Em termos da sua comunicação, são normalmente de fala mansa. Preferem gerar confiança e calor através de uma comunicação significativa. As suas qualidades reservadas podem parecer formais ou mesmo frias.

 

Profissionalmente, são pessoas com habilidades diplomáticas. São funcionários incansáveis e tendem a equilibrar os tipos de personalidade mais extrovertidos ou analíticos. Respeitam o espaço dos seus colegas e raramente interrompem para impor as suas ideias. A estabilidade e a rotina motivam e dinamizam o trabalho dos Tipos-S.

 

(C) Conformidade: são pessoas altamente analíticas que preferem processos e regras. São regidas pela lógica, de tal modo que não tem medo ou relutância em mudar uma ideia se a lógica o ditar.

 

Geralmente são empreendedores e inovadores e a procurar sempre novas soluções para os vários problemas ou situações que possam enfrentar. Podem preferir o trabalho independente e se concentrar em uma única questão ao invés de multitarefas.

 

Geralmente são tão estáveis e organizados que possuem tendência a ter um comportamento quase robótico (ou expressão). Para estas pessoas, fatos são fatos, por isso é difícil conversar sobre questões pessoais tais como emoções ou sentimentos. Usarão o raciocínio lógico até mesmo para explicar os fatos da sua vida.

 

Como pessoas lógicas, tendem a ser muito adequadas para trabalhos matemáticos e tem uma excelente personalidade para criação e cumprimento de leis como um juiz, por exemplo.