Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Processos Contínuos de Seleção de TI como Técnica para Otimizar o Recrutamento

Share with:


Nos dias de hoje, a agilidade é uma qualidade essencial para se manter competitivo. Isso significa ser capaz de reagir rapidamente às mudanças que o mercado impõe (ou melhor ainda, antecipá-las). Para alcançar isso, todos os processos da empresa devem permitir a gestão das mudanças de forma rápida e eficiente. Muitas vezes, quando se perde a agilidade, é necessário contratar uma pessoa para enfrentar as mudanças o mais rápido possível, e isso leva muito tempo.

Para muitos cargos, como perfis de TI (embora o conceito apresentado neste artigo também se aplica a outros tipos de cargos), os tempos de recrutamento podem ser longos devido à dificuldade de encontrar e recrutar candidatos adequados. Isso se deve, por um lado, à alta demanda, e à falta de recursos com as qualificações necessárias ou, por outro, à capacidade e habilidades suficientes.

Uma técnica que nos permite acelerar os processos seletivos é manter um processo seletivo contínuo onde se busca constantemente perfis que possam ser necessários no futuro. Um caso claro são os recursos que sabemos que podemos precisar em caso de dispensa ou para aumentar a capacidade de uma equipe onde são necessários perfis semelhantes aos atuais. Um caso que requer um pouco mais de visão corresponde aos perfis que podem ser necessários no futuro, mas para os quais ainda não há clareza.

Em ambos os casos, uma empresa pode se beneficiar grandemente de um processo de seleção contínuo, onde o foco está na identificação e pré-seleção de potenciais candidatos que podem ser contatados quando é necessário.

Isso funciona da mesma forma que os processos regulares, mas com uma diferença que é constante, ou seja, é mantido ao longo do tempo. Por exemplo, uma empresa que contrata regularmente desenvolvedores Java, pode constantemente postar avisos e ligar e avaliar candidatos para sempre ter um portfólio de possíveis candidatos que podem ser chamados quando necessário.

É importante ter algumas considerações ao gerenciar processos seletivos contínuos:

  • O processo deve ser transparente desde o início. Isso quer dizer, o candidato deve ser informado de que a pesquisa não corresponde a uma necessidade atual, mas oferece uma possibilidade a ser considerada no futuro.
  • O processo deve ser simples e curto, para não consumir o tempo da empresa e do candidato além do necessário. Idealmente, você deve usar um teste online que o candidato possa responder em casa e talvez uma breve entrevista por telefone para aumentar as expectativas e coletar algumas informações adicionais.
  • Concentrar esforços na busca dos cargos com maior probabilidade de serem demandados e/ou aqueles que apresentam grande dificuldade nas buscas.
  • As indicações são uma boa fonte de candidatos para esse tipo de processo, também boas referências da empresa podem torná-la atrativa para se candidatar a uma possível vaga no futuro.
  • Essa técnica pode ser usada por empresas de qualquer tamanho, mesmo com baixos volumes de recrutamento, desde que os esforços sejam bem focados e haja transparência com os candidatos.

A implementação de um processo de seleção contínuo pode ajudar muito a melhorar a agilidade e a capacidade de uma empresa de recrutar rapidamente as pessoas certas. É importante complementar isso com um bom programa de integração para garantir que o recrutamento esteja funcionando o mais rápido possível.

Embora esse tipo de processo seletivo possa funcionar como um processo clássico, algumas alternativas podem ajudar a torná-lo mais eficaz e também mais atrativo para potenciais candidatos. Uma coisa que funciona muito bem é organizar concursos de programação ou Hackathons onde o público em geral é convidado para participar. Prêmios ou outros incentivos podem ser oferecidos. A partir dos resultados desses concursos, é possível obter uma lista de potenciais candidatos para contratações futuras.

Se você está avaliando potenciais candidatos remotamente ou realizando concursos de programação, o Evalart pode ser uma ferramenta valiosa graças aos seus testes práticos de programação online. Para saber mais sobre a Evalart, clique neste link.