Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

+56 2 2405 4555

evalart@evalart.com

TOP 5 Competências Profissionais em Demanda

Share with:


Num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, ter a melhor formação e a maior experiência já não é suficiente. O sucesso dependerá de muitos outros fatores, e as habilidades de uma pessoa podem fazer toda a diferença.

 

Habilidade é a capacidade de uma pessoa para desempenhar uma determinada tarefa ou atividade com sucesso. As aptidões são na sua maioria talentos individuais, mas com prática e treinamento adequado, podem ser aprendidas e até melhoradas.

 

Durante o processo seletivo e através de provas especializados, o recrutador pode conhecer e identificar estas competências nos candidatos; dependendo do perfil profissional que a empresa procura, algumas competências serão mais relevantes do que outras. Mas em termos gerais, podemos falar das cinco competências profissionais mais procuradas como as seguintes:

 

Trabalho em equipe:

Um bom ambiente de trabalho entre os diferentes talentos de uma empresa é essencial para que tudo funcione e flua adequadamente. Uma boa equipe de trabalho é formada por pessoas diferentes com competências e conhecimentos variados, por isso a coordenação e a capacidade de trabalhar em conjunto são essenciais.

 

Criatividade e Inovação:

Assertividade e iniciativa são competências de pessoas criativas num mundo de constante mudança onde a capacidade de propor novas ideias e melhores formas de fazer o trabalho é altamente valorizada.

 

Adaptabilidade:

O mundo está em constante mudança, e isto também se aplica às empresas. Embora as projeções possam e devam ser feitas para os próximos meses e anos, não é raro modificar e atualizar frequentemente esses planos com base nas variações do mercado. É por isso que a adaptabilidade é tão importante.

 

Constante aprendizagem:

Vivemos num ambiente de mudança, altamente competitivo e imprevisível que exige a constante atualização de todos os profissionais, independentemente do campo em que trabalham. Atualmente, existem inúmeras formas de aprender novas competências e de melhorar as já existentes, presencialmente ou remotamente, com várias facilidades para atender a todos os requisitos.

 

Idiomas:

A globalização é um fato, e hoje em dia as equipes de trabalho podem ser compostas por pessoas de diferentes idiomas, culturas, e até nacionalidades. Embora o inglês seja ainda o idioma mais exigido, não é o único; o chinês mandarim, o espanhol e o alemão são muito procurados e podem abrir numerosas portas para quem os dominam.

 

Todos os recrutadores sabem que perfis de candidatos com estas competências colocam imediatamente os talentos entre as primeiras escolhas para a demanda daquele cargo de trabalho. Estas competências podem ser desenvolvidas e melhoradas desde que se tenha vontade de fazer, por isso não as descarte.