Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Programas de Recomendação de Funcionários

Share with:


Uma das principais tarefas dos Recursos Humanos é o recrutamento de pessoal, mas ter precisão em encontrar candidatos adequados pode ser um processo longo e complicado. Existem várias alternativas para as empresas encontrarem esses talentos, tais como os portais de emprego, as mídias sociais e o site da empresa. No entanto, nos últimos anos, podemos ver como os programas de recomendação ou, em termos mais simples, a indicação de conhecidos, amigos e mesmo familiares se tornaram cada vez mais uma das estratégias utilizadas no momento de encontrar o talento certo para uma organização.

 

Este sistema de referência está ganhando cada vez mais espaço, como evidencia a pesquisa realizada pela empresa FirstJob em 2020, que mostra que os canais mais utilizados pelos jovens para procurar emprego são 34% os portais web, 28% o LinkedIn, e 16% indicações. Mas apesar destes números, quando questionados sobre como chegaram ao cargo que ocupam atualmente, 38% disseram que foi através de um programa de recomendação, deixando para trás os portais com 24%, o LinkedIn com 12%, e o site da empresa com 8%.

 

A guerra por talentos levou as organizações a diversificarem as suas estratégias de busca. Com programas de recomendação, há muitos benefícios para ambas as partes, desde do ponto de vista econômico até o social. Alguns destes são:

 

– Melhor Talento: Ser um profissional que já é conhecido por alguém dentro da empresa ou organização indica que conquistaram a confiança para serem recomendados, o que geralmente os torna pessoas muito talentosas e responsáveis.

 

– Menor tempo de busca e menores custos: Dependendo do porte da empresa, o tempo médio para encontrar o candidato certo é de 29 dias a partir do lançamento da vaga e pode se estender por meses. Ao reduzir o tempo de procura, os custos também são reduzidos, uma vez que a eficiência é muito maior.

 

– Melhor adaptação: Ao conhecer alguém que já está na empresa, os candidatos podem ter alguém que os oriente na aprendizagem dos processos de trabalho, auxilie no relacionamento com outros colegas e ambiente em geral, tornando mais fácil a adaptação.

 

– Menor rotatividade de pessoal: A partir da indicação, são criados laços mais fortes de lealdade e confiança entre a empresa e os seus colaboradores. É comprovado que existe uma maior probabilidade de as pessoas que ingressão dessa forma tendem a permanecer por mais de um ano, o que significa que, a longo prazo, haverá uma menor rotatividade nas equipas de trabalho. Isso ajuda a aumentar a produtividade do negócio de forma geral.

 

As melhores referências para uma empresa são os seus funcionários. É por isso que esse tipo de programa é tão bem sucedido; dá ao empregador confiança em conseguir o talento certo e dá aos candidatos uma segurança por já terem uma perspectiva de qual tipo de ambiente de trabalho estão entrando, como são os seus processos e relações, mesmo antes do seu primeiro dia de trabalho.

 

Para implementar um bom sistema de indicação, há algumas coisas que precisam ser pontuadas:

 

– Os trabalhadores devem estar atualizados sobre as ofertas de emprego da empresa.

 

– Oferecer recompensas aos funcionários que indicarem um contato com sucesso. Essa recompensa pode ser monetária (como um bônus) ou não (com um dia extra de férias, por exemplo). O mais importante é criar um lugar seguro para o colaborador tenha a confiança necessária para recomendar um conhecido, porque por melhor que a recompensa seja, se o culparmos ou envergonharmos por uma recomendação errada, nenhuma outra recomendação será realizada.

 

– Torne esse programa de indicação fácil e parte da filosofia do negócio. Construir uma boa equipe de trabalho é tarefa de todos, não apenas dos RH. Os funcionários que se sentem parte da empresa estarão mais motivados para a vê-la crescer e prosperar.

 

Como podemos ver, esse programa tem muitas vantagens para todos os envolvidos no processo, mas também existem algumas desvantagens que devemos estar atentos para as prevenir e gerenciá-las da melhor forma possível. Essas recomendações podem ser carregadas emocionalmente, principalmente quando se referem a candidatos que são familiares ou amigos, o que pode dificultar o processo. Por esse motivo, é recomendável não contratar diretamente qualquer indicação, problema que normalmente ocorre em pequenas empresas que não têm um departamento de Recursos Humanos ou onde este departamento é limitado. Recomenda-se que todos os candidatos passem primeiro pelo processo de testes e entrevistas que envolvam o recrutamento tradicional da vaga, independentemente da sua origem (indicado ou não), para determinar com maior certeza se esse candidato se enquadra no perfil desejado e evitar maiores problemas no futuro.

 

Em conclusão, os programas de indicação são uma ótima forma de acelerar a seleção de pessoal qualificado, proporcionando bons benefícios econômicos, sociais e emocionais a todos os envolvidos. Não substitui o processo de seleção tradicional, mas o torna mais eficiente.