Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

O que é cultura organizacional?

Share with:


Embora todas as empresas tenham uma cultura organizacional, apenas algumas delas se esforçam para desenvolver um plano ou código de cultura específico que seja distintivo de sua marca empregadora ou “Employer Branding“. A diferença entre aquelas que se esforçam e as que não, reside no fato de que as primeiras buscam melhorar enquanto as segundas costumam permanecer estáticas. Uma cultura organizacional sólida ajuda a aumentar o comprometimento dos funcionários e a falta de uma proposta pode ter consequências financeiras negativas para as empresas devido à falta de uma missão coerente e relações laborais baseadas na confiança.

A importância de contar com uma cultura organizacional sólida em Recursos Humanos reside na sua capacidade de atrair novos talentos. A cultura organizacional se refere aos princípios que definem a personalidade de uma empresa e estabelecem as bases para seus processos e atitudes. Cada empresa tem sua própria cultura organizacional. É essencial defini-la corretamente para alcançar uma adequada gestão do talento humano.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional refere-se às normas e valores que orientam a conduta de uma empresa. Ela está relacionada à estrutura da companhia, aos métodos de desempenho laboral e à forma como os funcionários se interagem uns com os outros. É, essencialmente, a “psicologia” da organização, seu núcleo.

Ela é composta por um sistema de valores, crenças e suposições que determinam como as pessoas devem se comportar e se relacionar, como devem tomar decisões e como devem realizar tarefas laborais. Os líderes estabelecem a cultura organizacional e, em seguida, a comunicam e reforçam através de diferentes métodos, o que ajuda a formar as percepções, comportamentos e compreensão dos funcionários e a definir a forma adequada de se comportar dentro da organização.

A cultura organizacional ou cultura laboral é o que orienta e informa as ações de todos os membros da equipe quanto a como as decisões devem ser tomadas e como as atividades laborais devem ser realizadas. Embora afete todos os comportamentos, pensamentos e padrões de comportamento dos funcionários, as pessoas geralmente são mais conscientes da cultura de sua organização quando têm a oportunidade de compará-la com outras organizações.

Características da cultura organizacional.

A cultura organizacional é composta por vários aspectos importantes, alguns deles são:

  1. Valores compartidos: No centro da cultura organizacional encontram-se os valores compartilhados. Não há valores certos ou errados, mas as organizações devem decidir quais valores vão enfatizar para promover a harmonia na cidadania organizacional.

Aqui se evidencia como os valores corporativos são a chave para um bom liderança e para uma excelente gestão do talento dentro de uma organização.

2. Níveis hierárquicos: Os níveis hierárquicos são a medida em que a organização estabelece e reforça a autoridade entre as diferentes áreas e departamentos. Os três níveis hierárquicos são:

  • Alto: Implica ter uma estrutura organizacional bem definida e esperar que as pessoas trabalhem através dos canais oficiais.
  • Moderado: Ter uma estrutura definida mas permitir que as pessoas trabalhem frequentemente fora dos canais formais.
  • Baixo: Envolve ter descrições de trabalho pouco definidas e permitir que as pessoas desafiem os limites da autoridade.
  1. Decisão rápida: A rapidez com que a empresa toma decisões que podem causar grandes mudanças na organização e fomentar a inovação está relacionada com o nível de urgência. Algumas organizações podem controlar sua velocidade de decisão, enquanto outras são determinadas pelo mercado.
  2. Enfoque funcional: Cada empresa se concentra em áreas específicas, o que pode fazer com que os funcionários de diferentes funções acreditem que suas áreas são as que impulsionam a organização. Os líderes devem entender como os funcionários percebem o enfoque funcional da empresa para poder impulsionar todas as áreas de forma integrada.
  1. Subculturas: qualquer organização pode ter uma mistura de subculturas além da cultura dominante. Essas subculturas existem entre grupos ou indivíduos que podem ter seus próprios rituais e tradições, que, embora não sejam compartilhados por toda a empresa, podem reforçar os valores fundamentais da organização.

Como estabelecer a cultura organizacional?

Para estabelecer uma cultura organizacional sólida e fixa, é necessário seguir alguns passos:

  1. É importante criar e comunicar valores significativos que guiem a conduta e as interações entre os membros da organização, os clientes e a comunidade. Os líderes devem garantir que os comportamentos esperados associados a cada valor sejam compreendidos. Fomentar o liderança adequada é uma das principais preocupações da empresa. Isso afeta não só o trabalho, mas também a motivação e bem-estar dos funcionários. É por isso que surgem novos termos na gestão de recursos humanos, como “neuroliderança“, fator chave para criar valores e comunicá-los de maneira adequada entre os membros de uma organização.
  2. É importante selecionar o pessoal adequado, garantindo que os candidatos se encaixem nos valores e na cultura organizacional da empresa. Isso pode ser alcançado usando perguntas para entrevistas adaptadas aos valores fundamentais da empresa, ou usando uma abordagem de entrevista comportamental, na qual os candidatos devem participar de uma atividade como parte do processo de seleção.
  3.  Melhorar a orientação e a incorporação de novos funcionários. É essencial fornecer um processo de incorporação eficaz e atraente para novos funcionários durante as suas primeiras semanas de trabalho, com um programa bem estruturado que abranja os primeiros 90 dias de trabalho. Isso ajudará os novos funcionários a se prepararem para o sucesso na empresa, e sentir-se conectados com o seu trabalho, sua equipe e a organização.
  4. Demonstrar preocupação com os funcionários. É importante mostrar aos funcionários que eles são valorizados como indivíduos e que está se trabalhando para melhorar a cultura organizacional da empresa. Uma forma de fazer isso é através de um programa contínuo de monitoramento da cultura organizacional, no qual se ouve as necessidades dos funcionários e se age de acordo. É importante prestar atenção e ouvir com empatia, mostrar respeito e apreço pelos funcionários, conhecê-los e entender suas preocupações e ser honesto e aberto na comunicação para estabelecer confiança. 
  5. Líderes devem envolver os funcionários durante todo o ano para que eles estejam alinhados com a missão e os objetivos da empresa. Isso é alcançado através da comunicação do propósito da empresa, dos objetivos anuais e dos planos de ação. É importante manter os funcionários informados sobre os resultados da empresa e o progresso em relação aos objetivos e envolvê-los no desenvolvimento de planos para melhorar a empresa. Isso levará a uma melhor compreensão da cultura organizacional, um maior comprometimento dos funcionários e um ambiente de trabalho adequado.

Como se pode ver, a cultura organizacional é essencial para o sucesso de qualquer empresa ou instituição, pois é a base que une os funcionários e permite que os líderes alcancem os objetivos globais. É um dos elementos mais importantes para o crescimento de uma organização.