Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

¿Como desenvolver uma estratégia de Employer Branding?

Share with:


Em um mundo empresarial atualmente exigente e em mudança, é importante reconhecer o talento humano como um dos activos mais valiosos dentro das organizações, que deve ser motivado e competente para satisfazer as exigências dentro de um contexto empresarial. O sucesso da empresa depende em grande parte, da gestão correta desse capital intelectual. Consequentemente, é essencial aplicar técnicas que facilitem tanto a atração como a retenção de talentos, especialmente agora que essa tarefa está se tornando mais árdua, devido à grande competitividade das empresas pelos recursos humanos, devido à escassez de talentos, entre outros fatores. Como é evidente, as organizações enfrentam uma nova situação e uma das questões mais preocupantes para os gestores hoje em dia está relacionada com a gestão do talento humano.

Devido ao mencionado acima, surge um novo termo empresarial denominado “Employer Branding”, considerado como um potencial inovador, que visa responder a um ambiente organizacional instável, facilitando a gestão do capital humano dentro das empresas. Os recursos humanos, marketing e comunicação estão relacionados e têm grande relevância para este fim.

Conseguir uma employer branding relevante e apelativa é uma tarefa complexa, que envolve muito esforço e empenho, e requer uma combinação de fatores tangíveis e intangíveis, que são importantes para o talento humano, incluindo: Benefícios do emprego, cultura organizacional, ambiente de trabalho, reputação da marca, imagem, comunicação, entre outros. Logo, é considerado um desafio estratégico; afinal, identificar todas essas necessidades e satisfazê-las da forma correta pode contribuir para a elaboração e desenvolvimento de uma imagem de marca bem definida e estruturada, o que permite às organizações criar uma vantagem competitiva no atual ambiente desafiante.

Estratégias eficazes de employer branding podem influenciar a decisão de um candidato ideal de aderir a uma organização sobre outras opções disponíveis, então, trouxemos passos para as melhores práticas que vão proporcionar um maior controle sobre as mensagens  projetadas e a capacidade de influenciar a forma como o talento humano percebe a sua marca.

  1. Adicionar percepção da sua marca.

Antes de qualquer esforço para desenvolver um employer branding, é necessário ter uma compreensão detalhada de como as pessoas inicialmente vêem a sua empresa, a fim de analisar essas percepções e saber exatamente que ajustes fazer para se tornar uma marca atrativa para o talento humano.

É pertinente analisar através da perspectiva dos empregados e do público externo, identificando se a mensagem e reputação atuais estão alinhadas com os valores e atrações que se procuram diferenciar no mercado.

  1. Ter políticas alinhadas com os valores.

Depois de ter uma percepção da sua marca, é importante refletir sobre os valores organizacionais fundamentais e estabelecer políticas apropriadas que se alinhem com esses ideais, sendo coerentes e criando um ambiente de trabalho alinhado com o que se pretende que seja conhecido no mercado.

  1. Defina o perfil do seu colaborador.

É importante estabelecer e saber quem é o candidato ideal para a sua empresa, porque é essencial determinar a personalidade, aspirações e competências do seu talento humano ideal para definir e estabelecer uma estratégia eficaz que lhe permita gerenciar corretamente as suas equipes. Com isso, os grupos de trabalho tornam-se mais compactos através da introdução de novos talentos e o crescimento dentro da organização será um processo mais agradável e satisfatório.

  1. Estabeleça os diferenciadores da sua empresa.

Definir os aspectos que tornam a sua organização diferente num mercado tão competitivo é fundamental, desde a direção estratégica, onde a formulação da missão, visão e objetivos são incluídos, é essencial diferenciar e alimentar a estratégia de employer branding.

  1. Determine e utilize os seus principais canais de marketing.

É necessário estabelecer e compreender quais são os canais que ajudarão a sua empresa a se conectar aos candidatos que procura, sendo consistente na mensagem que quer transmitir e sendo mais eficaz na seleção das diferentes alternativas que podem ser apresentadas em termos de canais de comunicação, por isso é essencial perguntar aos empregados como encontraram a sua marca pela primeira vez, investigar as plataformas e fóruns mais populares para as pessoas que trabalham na sua indústria e assim fazer uma seleção relevante dos meios de comunicação a utilizar para atrair o seu talento humano.

  1. Criar um processo de recrutamento positivo.

Os processos de recrutamento e selecção devem ser gratificantes e profissionais, justos, consistentes e transparentes, fazendo com que os candidatos se sintam à vontade, gerando percepções positivas dos processos da sua organização e criando uma boa imagem para futuros processos de recrutamento. 

  1. Crie a sua proposta de valor para o colaborador.

Basicamente refere-se às promessas atuais e futuras com os funcionários da sua organização, o que os fará sentir apaixonados e empenhados em fazer parte da sua equipe, aqui deve levar em consideração as motivações, o interesse, os objetivos para gerar uma proposta que ligue todos estes aspectos e assim atrair de forma eficaz o talento humano.

  1. Desenvolva as suas diretrizes e ativos de marca ou reveja os já existentes.

É provável que a sua empresa já tenha diretrizes de marca tais como logotipos, slogan, nome de marca, entre outros. Então, para implementar a sua estratégia de modo eficaz, deve rever essas diretrizes e dispor de trunfos que diferenciem a sua employer branding. Isso inclui direstrizes específicas do país, imagens culturalmente apropriadas, cores, aspectos que são relevantes de certa forma e geram uma percepção positiva da sua marca na sociedade.

  1. Invista no desenvolvimento da sua equipe atual.

Uma das principais razões para a má retenção de talentos é a falta de desenvolvimento profissional e de oportunidades de aprendizagem dentro das organizações. Sem uma sensação de progresso e desenvolvimento, é provável que os seus empregados se sintam desmotivados e procurem lugares que lhes ofereçam a possibilidade de ascensão pessoal e profissional.

  1. Fale regularmente com os seus empregados.

É importante ouvir o que o seu talento pensa e identificar as melhorias que pode fazer no desenvolvimento da sua estratégia de employer branding, à medida que as exigências internas da força de trabalho evoluem rapidamente. Portanto, é necessário estar à frente dessas exigências e ser capaz de transformar a sua estratégia a tempo de satisfazer as novas exigências e expectativas que possam surgir.

  1. Embaixadores dos funcionários.

Quando os candidatos procuram mais informação sobre a sua empresa, não analisam apenas a sua informação oficial ou se apegam aos grandes sites de avaliação. Muitas vezes, os candidatos encontrarão os seus antigos e atuais funcionários nas redes sociais para ver como é realmente a vida na sua empresa.

Peça aos funcionários para publicarem nas suas redes sociais sobre a empresa. Se houver hashtags de companhia, peça que as incluam também. Postagens positivas nas redes sociais da sua equipe atual, ajudam muito a melhorar a sua employer branding.

Nunca subestime a importância da employer branding na forma como conduz o futuro da sua organização e estabelece uma força de trabalho motivada, empenhada e inspirada para fazer parte da sua empresa. A implementação de uma estratégia de sucesso se reflete positivamente no reconhecimento ou na boa reputação das empresas. Existem empresas de prestígio que servem de referência na implementação e desenvolvimento da Employer Branding, demonstrando como esta estratégia é exequível, útil e se tornará uma forma atrativa de encontrar e reter o talento necessário na sua organização.