Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Plano de carreira profissional: O que é e como implementá-lo?

Share with:


Um plano de carreira profissional é essencial para manter e atrair funcionários talentosos nas empresas. Ao oferecer treinamento e apoiar o crescimento dos funcionários, adaptando-os às mudanças do setor produtivo, aumenta-se a lealdade laboral. A motivação laboral e compromisso da equipe de trabalho é refletida em vários aspectos, incluindo o apoio no desenvolvimento de seus planos de carreira.

Destacando as oportunidades de crescimento profissional para cada funcionário através de um plano de carreira, maximiza-se o desempenho e motivação da equipe. Por essa razão, esta ferramenta se tornou muito popular e tem se mostrado muito útil para as empresas que buscam crescer com seus funcionários. Em um mundo onde é essencial melhorar a produtividade, competitividade e capacidade de se adaptar à mudança, muitas empresas estão investindo em fortalecer as habilidades de seus funcionários, permitindo-lhes desempenhar várias tarefas e crescer profissionalmente. Por isso, a seleção de pessoal por competências se tornou um fator chave para garantir a sustentabilidade e o bom funcionamento de uma empresa.

A rapidez dos mudanças, a escassez de recusrsos humanos e as restrições causadas pelo distanciamento social levaram a se concentrar no talento interno para preencher vagas devido a pessoas em risco ou que devem permanecer isoladas. No entanto, é igualmente importante criar uma empresa atraente para atrair novos talentos, que vejam oportunidades reais de desenvolvimento na organização.

O que é um plano de carreira?

Um plano de carreira profissional é um processo no qual são estabelecidos metas, objetivos e aspirações profissionais, e em seguida são avaliadas as ações e recursos necessários para alcançá-los. Os cursos on-line são uma forma eficiente de implementar um plano de carreira personalizado para cada empresa.

Sua importância aumentou nos últimos anos e nas entrevistas de emprego, os candidatos geralmente perguntam especificamente sobre as políticas de carreira da empresa, sendo um fator chave na decisão de continuar no processo de seleção ou permanecer em uma empresa.

Objetivos principais ao implementar planos de carreira.

Por trás de cada ação realizada por uma empresa, geralmente há um propósito. No caso dos planos de carreira profissional, a organização pode buscar os seguintes objetivos:

  • Atrair e reter talentos: Um plano de desenvolvimento de carreira atrativo pode ser um fator importante para a atração e retenção de talentos. De acordo com estudos, a falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal é uma das principais razões pelas quais um profissional decide mudar de emprego. Um em cada três trabalhadores afirmou ter deixado o seu último emprego devido à falta de novas habilidades ou melhora no seu desempenho, portanto, é importante considerar este aspecto se a empresa quiser reduzir a taxa de rotatividade ou atrair os melhores profissionais do mercado.
  • Criar um ambiente eficiente e competitivo: os planos de carreira personalizados ajudam a melhorar a eficácia e o crescimento na empresa, fornecendo aos funcionários as ferramentas necessárias para desenvolver suas habilidades e assumir novas responsabilidades. Isso pode aumentar a produtividade geral da empresa e reforçar as áreas em que um trabalhador é mais fraco, permitindo-lhes alcançar seu nível desejado. Ao mesmo tempo, ao desenvolver habilidades adaptadas a seus interesses e ambições, os funcionários se sentirão mais satisfeitos e realizados no trabalho.
  • Maior estabilidade laboral: os planos de carreira também buscam alcançar estabilidade na equipe, permitindo que um grande número de funcionários progridam e assumam maiores responsabilidades dentro da empresa, em vez de precisar recorrer à contratação de pessoal externo para ocupar cargos de liderança.
  • Cobertura das necessidades atuais e futuras da empresa: O objetivo dos planos de carreira é cobrir as necessidades da empresa através da formação e desenvolvimento dos trabalhadores atuais. Se a empresa planeja introduzir novos sistemas ou maquinários, os funcionários existentes podem ser preparados em vez de contratar outros. Com planejamento adequado, pode-se encontrar talento interno que atenda às necessidades da empresa.

Passos para implementar um plano de carreira

O processo de implementar planos de carreira em uma empresa inclui:

  1. Determinar os objetivos do plano, considerando tanto as metas profissionais dos funcionários quanto as necessidades de médio prazo da organização.
  2. Além disso, as competências necessárias para cada posição devem ser definidas para que seja possível avaliar se um funcionário está preparado para assumir novas responsabilidades e avançar em sua carreira dentro da empresa. Uma vez estabelecidos esses passos, é possível criar planos de carreira personalizados para ajudar os funcionários a alcançarem seus objetivos e contribuir para o crescimento da empresa.
  3. Manter reuniões com os funcionários: é importante ter várias reuniões com os funcionários para entender suas metas e desenvolver seu plano de carreira em conjunto. Quanto mais eficaz for o plano, mais comprometido e motivado o funcionário estará com a empresa.
  4. Utilizar diferentes métodos de formação: a capacitação e o desenvolvimento do talento humano devem ser atraentes e motivadores para o funcionário, por isso é importante utilizar diferentes métodos de aprendizado como coaching, palestras de especialistas, oficinas práticas, etc. A gamificação também pode ser uma boa opção, pois é baseada em um sistema de objetivos e recompensas para motivar o funcionário a alcançar as metas estabelecidas.
  5. Documentar o plano de carreira de cada funcionário: é importante registrar os passos a seguir no plano de carreira de cada funcionário, como os objetivos, ações, formações, pontos de controle e promoções internas.

Finalmente, a planejamento de carreira é essencial para encontrar um caminho adequado na empresa que satisfaça tanto as necessidades e metas pessoais quanto o desenvolvimento e crescimento da empresa. É importante lembrar que esses planos devem ser coerentes com os objetivos de negócios da organização e as características do setor em que opera. O sucesso do processo depende em grande medida da capacidade de equilibrar as necessidades da empresa e as do trabalhador ou profissional, que buscam formar equipes preparadas e crescer em sua carreira, respectivamente.