Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Recrutamento 5.0

Share with:


O processo de contratação das organizações evoluiu e mudou devido aos avanços tecnológicos. Os antigos métodos de recrutamento são coisa do passado e foram substituídos por novas tendências, influenciadas em grande parte pela transformação digital, que é fundamental para o crescimento e sucesso de qualquer organização.

Os consultores de recrutamento também foram afetados por essas mudanças e tiveram que se adaptar ao uso de novas ferramentas e tecnologias digitais para o recrutamento. Isso levou a uma mudança de perspectiva e à necessidade de demonstrar habilidades em áreas digitais cada vez mais solicitadas.

Esse processo de contratação adaptado à era digital é conhecido como Recrutamento 5.0. Trata-se de uma revolução na atração de novos talentos para a empresa e é caracterizado pelo uso de novas tecnologias, novas tendências e novos requisitos por parte dos departamentos de recursos humanos das empresas.

Atualmente, o Recrutamento 5.0 tornou-se uma ferramenta fundamental para que as empresas possam selecionar novos funcionários. As tendências mais importantes nesse tipo de recrutamento são a transformação digital e a necessidade das empresas de manter seus funcionários felizes e motivados.

Além da utilidade das redes sociais, a transformação digital criou muitas ferramentas on-line que permitem que as empresas atuem como “exploradores” ao procurar candidatos para diferentes cargos e entrar em contato com pessoas que atendam ao perfil desejado para o cargo em questão.

A segunda tendência no Recrutamento 5.0 está relacionada à necessidade das empresas de manter seus funcionários felizes para alcançar altas taxas de retenção e evitar demissões dolorosas. Portanto, além da experiência e da educação universitária, o Recrutamento 5.0 enfatiza muito as habilidades e competências dos funcionários para lhes dar a oportunidade de crescer dentro da empresa no que sabem fazer melhor e no que mais gostam.

O que é recrutamento 5.0?

O recrutamento 5.0 pode ser definido como um processo de recrutamento que se adapta às novas tendências da era digital, incluindo a transformação digital e o desejo das empresas de manter seus funcionários felizes.

Embora os métodos clássicos de seleção de candidatos, como o currículo, recomendações pessoais, entrevistas e testes de capacidade cognitiva e grupal, ainda sejam usados, o Recrutamento 5.0 também usa novas ferramentas digitais para procurar e selecionar pessoas.

Desde 2020, a transformação digital de recursos humanos acelerou devido à pandemia de Covid-19, o que tornou ainda mais comum o uso de ferramentas tecnológicas para otimizar o processo de contratação 5.0.

Benefícios do recrutamento 5.0.

As vantagens do Recrutamento 5.0 incluem a capacidade de ter acesso a um número maior de candidatos graças às ferramentas tecnológicas, a otimização de recursos financeiros, um alcance maior no público-alvo de candidatos, uma visão mais ampla nas aptidões e competências e a facilidade de implementar o networking.

Além disso, os benefícios adicionais do Recrutamento 5.0 incluem a possibilidade de economizar dinheiro já que grande parte do processo é realizado on-line, maior discrição e cobertura no processo de contratação, já que as empresas podem ampliar sua pesquisa em nível global graças à era digital, e a possibilidade de colaborar melhor com os candidatos graças às ferramentas digitais.

Novas tendências de seleção de pessoal.

A seguir, apresentamos algumas das modalidades incluídas no processo de recrutamento 5.0:

  • Gamificação: é uma ferramenta que utiliza jogos ou videogames para aumentar a produtividade em um grupo de funcionários. Essa técnica busca substituir os métodos tradicionais, pois os jogos de papel são eficazes para avaliar as habilidades e capacidades “ocultas” dos funcionários.
  • Networking online: os recrutadores de diversas organizações estão utilizando o networking para procurar novos talentos, organizando eventos virtuais como conferências de coaching ou motivação, entre outros, para estabelecer contatos com possíveis candidatos para vagas futuras.
  • Recrutamento de entrada: este é outro termo que tem ganhado popularidade no Recrutamento 5.0. Trata-se de um sistema inovador que combina métodos típicos de marketing digital para encontrar e contratar os melhores profissionais. Segundo vários especialistas, é a forma mais fácil de captar, atrair e contratar talento. Este enfoque criativo pode ser dividido em quatro fases: atrair, converter, contratar e encantar.
  • Small data: é outra opção de Recrutamento 5.0. Trata-se de uma ferramenta de alta tecnologia que utiliza um algoritmo para encontrar os melhores candidatos para os cargos disponíveis, além de utilizar a própria rede profissional.

Desvantagens do Recrutamento 5.0

Embora o Recrutamento 5.0 possa ser beneficioso ao utilizar auxílios tecnológicos no processo de seleção de pessoal, também apresenta alguns inconvenientes. Algumas desvantagens do Recrutamento 5.0 podem incluir:

Rejeitar um candidato potencialmente bom baseando-se no que mostra em sua rede social, seja porque não nos cai bem ou porque entra em conflito com nossos valores.

Contratar os parceiros comerciais errados baseando-se apenas em suas boas recomendações nas redes sociais.

No entanto, se atenção for prestada e as ferramentas disponíveis forem utilizadas corretamente, o Recrutamento 5.0 pode ser uma ferramenta de recursos humanos infalível para selecionar o talento adequado para a empresa.

Em Evalart, temos diferentes testes utilizados para melhorar os processos de recrutamento, presentes no catálogo de testes.