Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Os testes psicométricos são realmente efetivos?

Share with:


Teste Psicométrico é uma parte comum do processo de entrevista para certos trabalhos em muitas grandes empresas, e cada vez mais companhias de diferentes países estão escolhendo incorporar esse tipo de avaliação no processo de seleção, por causa da objetividade que esses testes trazem.

A lista das maiores organizações que introduziram esses tipos de Testes Psicométricos em seus processos de recrutamento e seleção incluem a Microsoft, Hewlett Packard, Ernst and Young, Citigroup, E.ON, Bank of England e HSBC.

Uso de avaliações psicométricas.

Uma das maneiras mais comuns de descobrir se um candidato é o certo para preencher uma vaga na empresa, é através de formulários de aplicação, currículos e entrevistas. Porém, devido à quantidade de tempo necessária para uma entrevista e a baixa eficácia de currículos em prever o desempenho do funcionário, Testes Psicométricos se tornaram um grande alívio para recrutadores e empregadores, já que eles proporcionam informações objetivas naqueles aspectos que são difíceis de serem avaliados por outros meios, em pouco período de tempo relativamente.

Essa é a razão para a maioria das companhias ao redor do mundo incluírem Testes Psicométricos como uma ferramenta de recrutamento. Isso ajuda o empregador a reduzir significativamente a carga de trabalho, visto que ele pode identificar rapidamente um grupo pequeno de candidatos que podem acabar potencialmente performando muito bem dentro da organização.

Atualmente, aproximadamente 80% da riqueza das 500 maiores empresas dos Estados Unidos (S&P500) e 75% das 100 top companhias pela Times no Reino Unido, usam esses testes no processo de seleção. Mas isso não é tudo, de acordo com a Association for Test Publishers, nos EUA, a taxa de uso desses testes cresce entre 10 a 16% ao ano.

Prós e Contras.

Como mencionado acima, exames psicométricos podem-lhe dar um resultado mais objetivo, ao avaliar um candidato, mas essa não é a única vantagem desse tipo de teste, já que a lista de benefícios desse teste é bastante extensiva. Ainda que, como outros métodos, esse também tenha seus pontos negativos. Abaixo, nós listamos os prós e contras que os empregadores devem levar em conta, ao implementar uma avaliação psicométrica em seus processos de seleção.

Prós.

  1. Fornece insights profundos em como o candidato iria desempenhar no trabalho antes de ser contratado, minimizando os riscos custosos de contratar alguém que pode acabar não desempenhando como se pensava inicialmente.
  2. Ajuda a poupar o tempo do contratante. Ao usar Testes Psicométricos no início do processo de seleção, o empregador pode descartar aqueles que podem não ser aptos para o cargo.
  3. Ao invés de focar somente nas experiências e competências passadas, que o candidato acumulou até aquele momento, Testes Psicométricos procuram prever o potencial futuro desse candidato, que é geralmente muito difícil de determinar com as limitações que as entrevistas oferecem.

Contras.

  1. Devem estar acompanhadas de outros métodos como entrevistas, exercícios envolvendo a execução do cargo ou referências para garantir resultados verdadeiramente eficazes.
  2. O resultado pode ser afetado pelo estado no qual o candidato se encontra ao responder o teste. Assim, se o candidato não se sentir bem ao responder os testes, toda sua capacidade não irá refletir no resultado final.
  3. Em alguns casos, esses testes devem ser ofertados por profissionais treinados para administrar e interpretar.

Tipos de testes mais usados nos processos de seleção.

Há muitos diferentes tipos de exames psicométricos, mas aqueles que estão entre os mais usados e que possuem maior consenso da correlação com a performance futura do candidato (sempre dependendo da posição para o qual se está sendo avaliado) no processo de seleção são os seguintes.

Questionário de personalidade. Ele é projetado para entender como o sujeito prefere trabalhar e prever o quão bem ele vai se adaptar na equipe ou no ambiente. O formato do teste compõe uma série de afirmações que pedem do candidato para concordar ou discordar, assim como, escolher aquelas afirmações que ele/ela mais se identificam.

Raciocínio Verbal. Mede a habilidade do avaliado de analisar textos para entender seus significados e esboçar conclusões. O formato da avaliação envolve a leitura de um fragmento de texto e então, a resposta de uma série de questões relacionadas a ele.

Lógica Numérica. Calcula a capacidade do candidato de analisar e interpretar dados numéricos e usar isso apropriadamente. Os tópicos incluídos referem-se a proporção, porcentagem e tendências. Tabelas, diagramas e gráficos são geralmente incluídos nesse tipo de método, e o formato é normalmente múltipla escolha.

Lógica abstrata. Mede a habilidade do candidato de entender e executar baseado em informações até então desconhecidas, para descobrir soluções e como ele/ela pode pensar analiticamente e conceitualmente. O formato do teste envolve observar uma série de símbolos e determinar como completar sequências.

Os Testes Psicométricos são eficazes?

Nas últimas décadas, profissionais do RH concluíram que avaliações psicométricas podem ser muito úteis enquanto previsores do desempenho futuro do empregado. Contudo, sua eficácia depende de diversos fatores, tais como o tipo de teste usado e se ele será usado em conjunto com outros métodos de recrutamento.

De acordo com um artigo publicado pela Irish Independent, Sean Howard, Diretor gerencial da SHL, uma das maiores empresas de Testes Psicométricos do mundo, fala que Testes Psicométricos avaliam como a pessoa pode se comportar e agir no trabalho. Esse tipo de teste mostra se o indivíduo é colaborativo, comunicador persuasivo, atento aos detalhes, seguidor das regras, dominante ou controlador. Também, Howard diz que avaliações Psicométricas, usadas em conjunto com outros métodos como revisão do currículo e entrevistas, reduzem a probabilidade do empregador escolher o candidato errado para a vaga, mais do que isso, “esses testes foram provados estatisticamente que funcionam”.

Hoje em dia, Testes Psicométricos são combinados com testes para trabalhos específicos, onde competências peculiares são requisitadas para a posição. Por exemplo, existem testes para avaliar objetivamente e medir as habilidades de programação, onde candidatos devem resolver problemas enquanto escrevem um código real.

Em conclusão, Teste Psicométrico é uma ferramenta que permite ao contratante prever como o candidato pode performar naquele trabalho que ele está aplicando. Todavia, deve ser levado em consideração que para obter resultados melhores, é recomendado acompanhar esse tipo de teste com outros meios, como entrevistas para determinar se o aplicante é a pessoa certa para o cargo e para a empresa na qual ele/ela está concorrendo.