Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Dicas para Contratar um Gerente de Comunidade de Sucesso

Share with:


O gerente de comunidade é um profissional com um perfil e características específicas. Este profissional deve ter os conhecimentos e habilidades para criar conteúdo visual atrativos e viral nas redes sociais e na internet, em geral. Deve ter competências para se destacar da concorrência.

 

Avaliação das competências de um gerente de comunidade

 

Vários aspectos devem ser considerados antes de se contratar um gerente de comunidade que esperamos seja bem sucedido. O resumo curricular, os testes psicométricos e de conhecimento, e a entrevista de emprego, são ferramentas importantes para detectar e avaliar as habilidades necessárias.

 

Devido às tarefas que devem ser cumpridas e à sua importância, ele deve ter algumas qualidades específicas, entre as quais se contam

 

Bom sentido de organização demonstrado através da entrevista.

Avaliação da capacidade criativa.

Avaliação da capacidade de resposta.

Adaptabilidade e sentido de replicação.

 

 

O que é um gerente de comunidade?

 

É uma espécie de porta-voz da sua empresa nas redes sociais. O seu principal papel ou tarefa é animar as comunidades, engajando-as no seu conteúdo. As comunidades são consideradas como seguidores dos diferentes canais em que a sua empresa ou produto está presente (redes sociais, aplicações móveis, fóruns, etc.)

 

O objetivo do gerente de comunidade é então promover os seus produtos e serviços enquanto trabalha com a sua visão, reputação e experiência. É por isso que as suas declarações nas redes são relevantes.

 

Podemos dizer que, se a sua empresa tem uma presença na internet e nas redes sociais, o gerente da comunidade tem um papel essencial. Consequentemente, deve considerar contratar um deles para gerenciar e otimizar a presença do seu produto ou empresa online.

 

Principais qualidades de um gerente de comunidade

 

Um gerente de comunidade de sucesso deve conhecer a sua área de atuação e a sua empresa para identificar os temas relevantes e mergulhar na sua cultura. Do mesma forma, devem compreender os problemas dos clientes e fornecer os conselhos adequados.

 

É necessário conhecer a mecânica e os códigos de comunicação das principais redes sociais. Se o gerente de comunidade tem a sua presença social por meio de uma atividade pessoal, é bom ver como a gerencia. Deve ser levado em consideração que todos estes fatores ajudam a contratar um gestor comunitário com potencial para ser bem sucedido.

 

Entre as qualidades de um gerente de comunidade de sucesso, temos:

 

Organização

Capacidade de análise e síntese

Adaptabilidade

Saber trabalhar em equipe

Empatia

Bom relacionamento interpessoal.

Todas estas qualidades podem ser detectadas durante a entrevista de emprego. O recrutador é obrigado a saber como identificar estas competências.

 

Sentido de organização através da entrevista

 

O gerente de comunidade deve ser organizado. Ele deve ser capaz de revisar diferentes postagens e menções e garantir que são consistentes.

 

Há perguntas para testar o seu senso de organização, como perguntar como pretendem gerenciar os seus calendários de mídia social e como pretendem comunicar com os clientes em potencial.

 

É uma questão de detectar a sua metodologia de trabalho e ver até que ponto são capazes de otimizar o seu planejamento de acordo com as tarefas que lhes são atribuídas.

 

Avaliação da criatividade através de exemplos

 

Um gerente de comunidade tem que ser criativo. Pergunte sobre o seu melhor fato criativo. Veja que tipos de conteúdo funcionariam para o seu negócio e por que razão os escolheria ao invés de outros.

 

Reagir com os clientes

 

A capacidade de resposta é muito importante neste negócio, e um gerente de comunidade deve escolher as palavras certas para fisgar o seu cliente e responder corretamente aos seus pedidos. Deve ser verificado se o gerente de comunidade permanece dentro dessa estrutura as trocas.

 

Contratar um gestor de comunidade também implica a sua capacidade de adaptação e o seu sentido de replicação.

 

Conhecimento do ambiente

 

Ao contratar um gerente de comunidade, a sua empresa espera que você esteja interessado na sua atividade e nas da concorrência.

 

O objetivo é trazer os seus conhecimentos através de um contexto digital. O que pensam do seu universo do ponto de vista digital? Eles se sentiriam confortáveis com isso, e seria eficaz?

 

Um gerente de comunidade de sucesso já terá se ocupado de analisar a sua presença social e o seu site, bem como a concorrência, para melhor se projetar no seu papel. Desta forma, poderão discutir a primeira abordagem e lhe passar sua perspectiva. Veja a sua capacidade de analisar e identificar o seu mercado e os seus objetivos.

 

 

Avaliação da cultura de resultados

 

O futuro gerente de comunidade deve ter uma cultura de resultados e não se assustar com os números com os quais terá de trabalhar e quais serão os seus indicadores de desempenho. Aqui, ele terá de saber como vender o seu papel e estabelecer os seus limites, para não cair em papéis que não são seus. A cultura de resultados deve mostrar o seu interesse nos resultados econômicos.

 

Frequentemente, é melhor ter uma pessoa com qualidades humanas e vontade de aprender do que uma pessoa que sabe tudo ou pensa que sabe tudo. A perfeição não existe nesta área.

 

A contratação de um gerente de comunidade de sucesso é possível se, como recrutadores, tivermos os conhecimentos e habilidades para identificar e avaliar as competências apropriadas para o perfil do emprego.

 

Na era das tecnologias de informação e telemática em que vivemos, é extremamente importante ter um gerente de comunidade que satisfaça as suas expectativas e que cumpra o seu papel de divulgação e promoção do seu produto ou empresa.

 

Os recrutadores dispõem de várias ferramentas para avaliar o perfil do candidato a gerente de comunidade. O bom uso que fazem deles te permitirá contratar um gerente de comunidade de sucesso.