Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Dicas Chave para Escreve E-mails que Alimentam a Pesquisa de Candidatos

Share with:


Na procura de candidatos, os recrutadores podem utilizar várias estratégias para atrair tanto candidatos passivos como ativos. Uma destas estratégias é utilizar e-mails que o chefe da pesquisa de talentos envia aos potenciais candidatos que correspondam ao perfil, experiência, ou conhecimentos necessários para preencher uma vaga exigida na empresa.

 

Muitas vezes, um potencial candidato é contatado por uma empresa por correspondência, no LinkedIn, quadros de emprego, entre outros. Mas a diferença é que a maioria destas tentativas de comunicação, quando não obtêm uma resposta, avançam sem maior interação com outros contatos. Por outro lado, a chave para uma pesquisa que irá nutrir os candidatos através do e-mail é criar um relacionamento com a comunicação constante que beneficia mutuamente ambas as partes, construindo um caminho que leva um candidato a participar do processo seletivo.

 

O que precisa fazer com os seus e-mails para alimentar a sua pesquisa de candidatos:

 

Forneça conteúdos valiosos com informações relevantes:

 

Ao conhecer o candidato ideal que procura, pode descobrir o tipo de conteúdo que essa pessoa consome e, assim, entregá-lo a ela. Com isto em mente, pode também fornecer a eles as respostas às perguntas que possam ter de antemão, o que despertará o seu interesse e atenção.

 

Se concentre na jornada do candidato e forneça informações relevantes para cada etapa:

 

Evite a sobrecarga de informação. Crie uma série de e-mails com informação relevante específica para cada etapa do processo. Dê aos seus potenciais candidatos uma oportunidade de assimilar cada informação que fornece.

 

Não se estenda demais e mantenha os seus e-mails curtos, claros e emocionais:

 

Mantenha esta comunicação próxima e clara; este não é o momento para linguagem extravagante, piadas, ou enviar longas mensagens de e-mail que mais parecem boletins informativos. De acordo com os dados do Hubspot, o número ideal de palavras num e-mail está entre 50 e 125; os e-mails desta extensão têm a melhor taxa de resposta. E sempre encerre da mensagem com uma pergunta, seja pedindo mais tempo, informação, ou uma resposta; isto dará uma abertura para continuar a comunicação.

 

Fique de olho e acompanhe o desempenho das suas mensagens de e-mail:

 

Sempre acompanhe os e-mails enviados, seja mandando poucos ou alto volume. Especialmente na primeira fase, ao tentar captar a atenção do candidato. Algumas métricas que pode acompanhar são: Porcentagem de e-mails abertos e de cliques no conteúdo que enviou.

 

Não é assim tão complicado, mas é necessários um plano e uma estratégia a seguir, e começará a notar os resultados. Para terminar, podemos te dar estas três dicas para levar em consideração:

 

Sempre forneça informações relevantes, oportunas e aplicáveis ao seu caso específico.

Crie conteúdos valiosos que mantenham o interesse, e não apenas descrições de cargos.

Mantenha o seu objetivo claro e crie chamadas para ação de acordo com isso.