Yeniree Bocaney Informática y Tecnología, Reclutamiento General, Reclutamiento TI, Técnicas de Selección de Personal, Test
Em tempos como esse, o Covid-19 ou coronavírus, exigiu que recrutadores se reinventassem e fizessem seus estilos de recrutamento mais flexíveis, pois assim eles poderiam dar continuidade a esses processos de seleção sem arriscar a saúde dos aplicantes. Portanto, muitas dessas companhias começaram a implementar o método de recrutamento remoto.
Se a sua empresa acaba de adotar um horário de trabalho flexível e você está agora querendo criar alguns cargos remotos, é importante manter em mente que entrevistar e contratar remotamente é muito diferente de fazer isso na forma “tradicional” e assim, você não poderá usar as mesmas técnicas. Mas não se preocupe, nós listamos alguns pontos para garantir um recrutamento remoto de sucesso.
- Escreva o anúncio do trabalho detalhadamente.
Escrever o anúncio do trabalho detalhado é uma regra básica ao contratar, mas é especialmente importante quando se trata de recrutamento remoto. Aqui estão alguns dos fatores para se manter em mente ao escrever uma descrição de trabalho precisa(e atrativa).
- A cultura da sua organização. Candidatos potenciais devem saber o que esperar em termos de como a comunicação e colaboração funcionam na sua empresa.
- A razão que o levou a escolher essa modalidade. É sempre útil para candidatos remotos potenciais, o porquê da posição que eles estão aplicando ser remota.
- Políticas de trabalho. Uma ótima forma de atrair novos talentos para sua companhia é incluir uma política de trabalho flexível na descrição do emprego.
- Requisitos logísticos necessários. A posição pode exigir do trabalhador que viva ou trabalhe em um certo fuso horário, ou até mesmo, que esteja disponível para viajar para a sede da empresa, por exemplo.
- Tome vantagem da tecnologia.
Graças a aplicativos de videoconferência como Skype e Zoom, o recrutamento remoto está mais fácil do que nunca. Esse tipo de entrevista, que envolve tecnologia, não apenas lhe dará uma noção do caráter geral da pessoa, mas também o quanto de tecnologia elas sabem.
Contudo, nem todo entrevistado pode se sentir confortável falando em frente a uma câmera, sem mencionar as conexões ou softwares instáveis. Sendo assim, para ter uma entrevista calma e leve, é aconselhável levar em conta alguns pontos fundamentais ao chamar potenciais funcionários para uma videoconferência:
- Use ferramentas de videoconferência que possuem boas notas, tais como Zoom, Skype ou Join.me.
- Ao escrever o convite para a entrevista, tenha certeza em especificar todos os detalhes necessários para o candidato participar dessa entrevista.
- Ofereça ao seu candidato, dicas durante a entrevista, para aliviar preocupações em relação àquelas ferramentas não familiares da videoconferência.
- Teste todo seu equipamento antes de começar a chamada e tenha certeza de que você tem um plano B; caso a internet inesperadamente corte.
- Antes de começar a entrevista, deixe o candidato muito bem confortável. Uma introdução e papo amigável menor do que 1 minuto, pode ser ideal para fazer ele ou ela sentirem-se mais relaxados.
- Avalie soft skills como se fossem hard skills.
(Avalie competências comportamentais como se fossem competências técnicas)
Além dos requisitos pedidos para o cargo, o trabalhador remoto deve possuir um conjunto de habilidades necessárias para desempenhar eficientemente dentro do emprego. Independente da posição para o qual você está aplicando, é recomendável que o candidato que deseja trabalhar remotamente possua as seguintes características:
- Adequação;
- Autodisciplina;
- Capacidade de resolver problemas;
- Capacidades comunicativas e colaborativas;
- Conhecimento básico ou médio de tecnologia;
- Capacidade de administração do tempo e organização.
Existem muitas formas de avaliar essas características, os Testes Psicométricos da Evalart, por exemplo, são grandes ferramentas para avaliar essas competências. Você pode olhar no catálogo do seguinte link https://cdn.evalart.com/pb/questionnaires/.
- Inclua testemunhos de funcionários atuais.
Na postagem do trabalho, coloque testamentos honestos de trabalhadores sobre como se sentem trabalhando na sua companhia, porque eles decidiram se juntar a ela e o que os inspiram a continuar onde estão. Ler essas histórias, irá inspirar essas pessoas que estão considerando fazer parte da empresa e dê a eles o puxão que precisam para decidir aplicar.
- Considere atribuir uma tarefa teste.
Você pode considerar atribuir um trabalho teste ou período de teste, preferencialmente pago, para os melhores candidatos para avaliar a performance deles, no cargo.
É aconselhável cronometrar o tempo de diferentes avaliados sob pressão e quanto tempo eles usam para finalizar uma tarefa. É também uma boa ideia introduzir essa estratégia ao fim do processo, já que nesse ponto, você já terá uma pequena quantidade de candidatos.
Também não esqueça de…
- Usar a rede social da sua organização. No recrutamento remoto, é apenas importante escrever uma descrição de trabalho precisa, mas também comunicar isso através do meio certo. Não use apenas plataformas de emprego para anunciar a vaga; tome vantagem da rede social de sua empresa para postar diferentes ofertas de trabalho também. Investir no bom gerenciamento de suas redes sociais, pode ajudar a aumentar o alcance das suas campanhas de recrutamento.
- Mantenha seus candidatos informados. É natural que candidatos sintam que estão sendo deixados na escuridão quando você não se comunica com eles após a entrevista e eles podem, frente a incerteza, perder interesse e assumir que não serão contratados. E isso pode te custar alguns bons candidatos. Mantenha eles a par do status de sua aplicação e do processo em geral, tanto para lhes dar informações sobre outra etapa de entrevistas ou para simplesmente contar que ainda não há nenhuma nova informação.
Conclusão.
Recrutar a pessoa remota ideal, não é uma tarefa fácil, é um campo completamente diferente do tradicional. Embora não seja impossível, com essas dicas básicas, com certeza ficará muito mais fácil.