Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Tendências de recrutamento para 2020

Share with:


Fuçar por cada currículo manualmente está se tornando uma coisa do passado para grandes companhias. Hoje, recrutadores e outros profissionais dos recursos humanos estão mais habilidosos do que nunca no campo da tecnologia, e a força de trabalho está se tornando mais jovem e global.

Métodos de recrutamento estão se desenvolvendo constantemente, os métodos usados hoje, não são os mesmos de 10 ou mesmo 5 anos atrás. Essa mudança é sem dúvida inevitável, e essa é a razão do porque é importante continuar olhando para as últimas tendências que irão afetar a indústria do recrutamento em 2020. Aqui estão 4 tendências que estarão na vanguarda esse ano:

O uso de IA.

Uma das principais tendências, e paradoxos, nos recursos humanos hoje em dia é o uso de inteligência artificial. O IA penetrou o RH e os resultados iniciais têm sido promissores. Mas para não se preocuparem, muitos recrutadores e gerentes do RH concordam que a tecnologia IA não visa substituir o recrutamento humano, mas melhorar suas funções.

Entre os diversos resultados promissores, existe um aumento na transparência e eficiência nos times de RH, quando implementam a tecnologia IA. Ao contrário de pessoas, IA não tem viés na escolha de novos empregados, tornando o processo de aplicação mais transparente. Também, foi observado que a automatização do processo com IA, aumenta a produtividade da equipe de RH e deixa o trabalho mais fácil, rápido e eficiente.

Um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do IA no RH é o uso de chatbots. Esses bots podem pré-selecionar candidatos facilmente e resolver muitas dúvidas que aplicadores têm. Se um aplicante possui dúvidas sobre a descrição do trabalho, detalhes da empresa ou possíveis responsabilidades, eles podem simplesmente perguntar aos bots e o aplicante será respondido dentro de segundos. Fascinante, não?

Experiência do candidato.

Outra das tendências mais importantes esse ano é a relevância da experiência do candidato durante o processo de recrutamento. É importante mencionar que, com isso, nós não queremos dizer a experiência de trabalho do candidato, mas a percepção que o candidato tem durante o processo.

A “Experiência do candidato” é a percepção geral que atuais, antigos e futuros candidatos têm do processo de recrutamento da empresa. É basicamente os sentimentos, comportamentos e atitudes que os candidatos experienciam durante o processo de recrutamento, começando desde a procura, avaliação de seleção, entrevista até o recrutamento em si e finalmente a contratação.

Mas por que prestar atenção na experiência dos candidatos é uma das tendências de recrutamento mais importantes desse ano?

A resposta é simples: se candidatos têm uma experiência positiva no seu processo de recrutamento, eles são mais prováveis de aceitar sua oferta de trabalho ou aplicar novamente no futuro e/ou recomendar outros para sua companhia. Por outro lado, se os candidatos têm uma péssima experiência, isso pode custar a organização, mais do que alguns candidatos, podendo até mesmo perder muito dinheiro!

Candidatos, assim como todos aqueles envolvidos no processo de recrutamento, esperam por uma experiência tecnológica de nível consumidor. Empresas que oferecem boas experiências para seus aplicantes são aquelas que atraem os melhores candidatos e conseguem mais contratações.

Trabalho remoto.

Horários flexíveis de trabalho, políticas de trabalho em casa e o alívio de trabalhar em qualquer lugar no mundo, são algumas das características mais procuradas por empregados nos trabalhos de hoje, e companhias devem se adaptar nessas aspirações de trabalho dos seus empregados. O trabalho remoto está sendo muito popular nos dias de hoje, mesmo depois dessa situação crítica que está acontecendo ao redor do mundo.

Uma das principais razões do porque mais e mais empresas estão permitindo seus empregados trabalharem remotamente, se deve ao fato de que elas aumentam mais a quantidade de talentos disponíveis; dado que ao contratar remotamente, a empresa abre uma gigante variedade de talentos disponíveis que não é afetada por limitações geográficas.

Durante todo esse ano, nós iremos ver um aumento no uso de ferramentas e tecnologias que ajudam a recrutar, selecionar e gerenciar equipes remotas, incluindo avaliações de plataformas online como Evalart e outras ferramentas de comunicação e colaboração.

Mais flexibilidade.

Finalmente, nós temos o aumento da flexibilidade que os processos de seleção atuais experimentam. Oferecer flexibilidade como umas das vantagens de trabalhar em sua organização, pode ajudar você a ganhar uma vantagem sobre outras organizações que não oferecem isso.

Um mercado competitivo de recrutamento, significa oferecer maiores benefícios para os trabalhadores, incluindo um recurso que é crescentemente uma prioridade para aqueles que procuram trabalho: flexibilidade.

De acordo com pesquisas conduzidas em 2019 pelo International Workplace Group, 80% daqueles que responderam, falaram que eles preferem mais, escolher uma oferta de trabalho que tem flexibilidade, do que uma que não tem. Também, 85% das empresas responderam que a produtividade no trabalho aumenta devido à flexibilidade.

Muitas companhias já começaram a permitir que seus empregados trabalhassem de forma híbrida, ou seja, trabalhar um tempo em casa e um tempo no escritório, os permitindo ter uma vida e trabalho melhor balanceados, e o resultado disso é o melhor desempenho dos seus funcionários.

Claro, essa flexibilidade depende do tipo de trabalho e da tecnologia envolvida. Por isso que modalidades como aprendizagem híbrida geralmente se adequam mais para empregados que podem trabalhar remotamente através dos seus notebooks.

Porém, durante os últimos meses, houve um aumento significativo nos números de empresas oferecendo trabalhos híbridos e modalidades remotas para seus empregados, visto que precisavam implementar medidas de isolamento preventivas devido à rápida transmissão do COVID-19.

Conclusão.

Com numerosas ferramentas, métodos de recrutamento e tecnologias emergindo, 2020 será o ano em que o recrutamento tradicional que nós conhecemos será automatizado. Sem dúvidas que o ambiente de trabalho do futuro será digital, dinâmico, rápido e capaz de juntar diversos requerimentos com eficiência e transparência.

Seja lá qual for o método de recrutamento que sua empresa escolha, 2020 será finalmente o ano de glória para o mercado laboral e para a economia global. Enquanto não podemos prever o futuro da organização, nós podemos garantir que o recrutamento deste ano será definido pela flexibilidade, inovação e tecnologia; e companhias que adotarem esses pilares, serão mais bem sucedidas no recrutamento dos empregados certos, no longo prazo.