Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Demanda por programadores de COBOL hoje em dia

Share with:


COBOL ou Common Business-Oriented Language, como seu nome indica, é uma linguagem de programação de alto nível para aplicações de negócios. Ela foi criada em 1959 pela CODASYL, um agrupamento de indústrias de computador, cujo objetivo era regular o desenvolvimento de uma linguagem de programação adequada para o uso em diferentes computadores. Eles se basearam no trabalho da vice-almirante Grace Hopper, em linguagem de programação FLOW-MATIC na década de 1940.

FLOW-MATIC foi a primeira linguagem mais popular projetada para softwares de negócios, que também podia ser usada em qualquer computador. Antes disso, todos os sistemas de operação tinham suas próprias linguagens de programação associadas, sendo isso um problema para companhias usando computadores de múltiplas marcas. Além disso, como FLOW-MATIC e ao contrário de muitas linguagens de programação, o COBOL usa palavras e frases em inglês para facilitar o entendimento de qualquer usuário empresarial.

Graças a sua facilidade de uso e portabilidade, o COBOL rapidamente se tornou uma das linguagens de programação mais usadas no mundo todo, e ainda, ela continua sendo usada em sistemas de organizações importantes ao redor do mundo.

COBOL nos dias de hoje.

Embora essa linguagem tenha sido criada 60 anos atrás, milhões de linhas de código hoje, ainda são mantidas no COBOL. A maioria das transações comerciais que acontecem pelo mundo é com o seu uso. Ela está em todo lugar e nós interagimos com ela diariamente sem perceber isso, seja usando um ATM (caixa eletrônico) ou mesmo comprando produtos online.

Essa linguagem é ainda usada em agências governamentais de diferentes países, tais como a Administração de Segurança Social e as Obrigações do Departamento dos Veteranos dos Estados Unidos, assim como em muitos bancos mais antigos, em que as aplicações centrais do banco foram escritas décadas atrás.

Contudo, atualmente, poucas pessoas estão treinadas no COBOL. Programadores Senior, estão se aposentando todos os dias e os mais novos não estão mais interessados em aprender essa linguagem. Então não há ninguém para substituir os experts em COBOL que estão se aposentando, gerando uma grande abertura que está se tornando uma crise.

Crise na redução de talentos.

Ainda que esteja sendo falado da falta de programadores especializados no COBOL desde a década de 2000, o gap aberto por falta dessas skills se tornou mais evidente esse ano, durante a pandemia do COVID-19.  

Nos EUA, alguns estados perceberam que estavam em crise devido à falta de experts em COBOL, após o colapso nos sistemas de computador responsáveis por processar os pedidos de desemprego. Devido à grande quantidade de aplicações que foram processadas nos últimos anos, o software começou a falhar e não havia pessoas treinadas o suficiente para manter um sistema tão antigo.

Porém, essa não é a primeira vez que algo assim acontece. No final de 1998, o bug Y2K apareceu, um bug na programação do armazenamento dos dados no calendário dos computadores com sistemas antigos. Antes do ano 2000, os sistemas eram programados de acordo com o formato de data do século 20, então assim, quando 2000 começou, o sistema voltaria para 1900. Se o problema não fosse resolvido rapidamente, isso causaria um desastre enorme pelo mundo. Para consertar esse bug, era necessário contratar programadores de COBOL, que na época já eram escassos.

Mas por que programadores não estão aprendendo COBOL?

Embora haja uma grande demanda e oportunidade de trabalhos estáveis para aqueles que sabem lidar com essa linguagem, programadores jovens não querem aprender ela. Uma das razões que os estudantes apontaram é que ela é focada em tarefas muito específicas, mais relacionadas com o setor financeiro e não muito com o setor tecnológico. Muitos programadores até mesmo consideram essa linguagem, algo ultrapassado com paradigmas da programação, obsoletos e pouco atrativos.

Outra razão do porque programadores não estão aprendendo essa linguagem, pode ser o baixo número de instituições ensinando essa linguagem, visto que muitas universidades não incluíram ciência da computação no currículo, ao final dos anos 80.

Entretanto, não é impossível aprender COBOL. Hoje em dia existe atualmente um catálogo enorme de cursos online, em que é possível conseguir o certificado de qualquer linguagem sem sair de casa. Por isso, nesse ano, dada a crise devido à falta de programadores, a IBM começou a oferecer treinamentos grátis para aqueles interessados em aprender a linguagem.

Conclusão.

Mais do que 5 décadas após o nascimento do COBOL, as linhas escritas nessa linguagem representam a maioria dos códigos que são mantidos atualmente no mundo e a IBM está no comando da atualização constantemente dessa linguagem. Assim, apesar de não ser uma das linguagens mais populares entre programadores novos, ela ainda continua se encaixando nesse aquecido século XXI e provavelmente permanecerá dessa forma durante muito mais tempo. Existem apenas poucas pessoas que se interessam no COBOL.

Se você é um recrutador ou líder de desenvolvimento de software, você pode estar interessado em uma ferramenta como Evalart para avaliar candidatos a cargos de Desenvolvedor Cobol, já que a plataforma Evalart tem um Teste de Habilidades de Programação Cobol (assim como muitos outros testes práticos de programação).