Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

3 Dicas para Estabelecer Objetivos SMART para sua Equipe de Recrutamento

Share with:


Um dos principais passos para alcançar os nossos objetivos é estabelecer metas concretas que não só nos mantenham motivados, mas também nos permitam ver o caminho para o resultado que queremos alcançar e saber sem dúvida quando o atingimos para comemorar. Pois é muito importante o processo de comemoração quando atingimos uma meta; caso contrário, vamos perguntar a qualquer atleta que ganhou uma medalha, um diploma, ou um troféu.

 

Antes de mais nada, vamos definir quais são os objetivos SMART. Pela sua sigla traduzida, eles são:

 

Específicos: O que se pretende alcançar.

Mensuráveis: Deve ser possível medir o progresso.

Atingíveis: Tem de ser algo que seja possível de alcançar.

Relevantes: A razão pela qual deseja alcançá-lo deve ser relevante.

Temporários: Cronograma estabelecido para que se comprometa a alcançá-lo em um tempo estabelecido.

 

Na sua equipe de recrutamento, é também interessante estabelecer objetivos SMART que serão alinhados com metas claras a partir de um plano de trabalho focado. Mas como se estabelecem estes objetivos? Aqui estão três dicas para te dar um caminho claro para começar.

 

Discuta com sua equipe de recrutamento, com os executivos, e recursos humanos, suas necessidades atuais de forma clara.

O primeiro passo para ter uma boa equipe e, portanto, conseguir atingir um objetivo é realizar um alinhamento com todos os envolvidos. Ao desenvolver descrições específicas do cargo ou vaga que pretende preencher, pode avaliar quais os potenciais candidatos que seriam ideais com base no seu nível de conhecimentos, experiência, competências e outros critérios essenciais, que as ferramentas da Evalart podem te ajudar a medir mais eficientemente.

 

Conhecer as métricas de recrutamento e os objetivos de crescimento, a fim de estabelecer metas.

Mas antes de mais nada, quais são as métricas de recrutamento de que devo levar em consideração? Aqui trazemos as principais, embora é possível variar dependendo de cada equipe de trabalho e dos seus objetivos:

 

O tempo necessário para preencher uma vaga.

As melhores fontes para a busca de candidatos.

Número de candidatos para cada vaga.

Custo total da contratação.

Número de vagas abertas.

Ao ter estes dados claros, podem ter uma imagem mais precisa de como melhorar os processos. Quais passos funcionam de modo eficiente e quais precisam de ser melhorados. Desta forma, podem estabelecer objetivos claros e executáveis.

 

O que é necessário para alcançar os objetivos? Estabelecer um plano a ser seguido objetivamente.

Caso seu objetivo seja baixar o custo total de contratação em 10% nos próximos 3 meses ou melhorar o tempo necessário para preencher uma vaga em 20% nos próximos 4 meses, ou outro qualquer que a equipe estabelecer, é imprescindível desenvolver um plano de ação claro com passos e um cronograma; que te permita quantificar se está havendo progresso ou se é necessário fazer ajustes para conseguir atingi-los.

 

Em última análise, o sucesso ou fracasso da sua equipe de recrutamento na procura e contratação de novos talentos dependerá de vários fatores, tais como as ferramentas que utiliza, os dados que gere, e o plano que segue, entre outros. Os objetivos SMART são uma ferramenta para a finalizar esse processo de forma eficiente e a alcançar melhores resultados, por isso conheça-os e aplique-os, e verá como a taxa de sucesso aumentará!