Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

O Teste Wonderlic: Usos, Características e Testes Alternativos

Share with:


O Teste Wonderlic ou Teste Pessoal Wonderlic (TPW) é uma ferramenta para medir a inteligência geral. Foi desenvolvido em 1936 por Eldon F Wonderlic, um psicólogo industrial da Northwestern University. O teste foi administrado por cerca de 200 milhões de vezes nos últimos 75 anos.

O teste Wonderlic avalia a capacidade dos indivíduos de aprender, adaptar-se ao seu ambiente, resolver problemas e entender as instruções. Da mesma forma, este instrumento é um preditor muito válido de eficiência funcional futura.

Um dos elementos mais relevantes de qualquer definição de inteligência é que ela envolve a capacidade de resolver problemas e aprender. É por isso que os testes de inteligência buscam a medição da habilidade mais do que a detecção do conhecimento.

Isso é extremamente importante, pois uma alta avaliação do conhecimento não é garantia de habilidades e capacidades definidas necessárias para a execução de sucesso de uma tarefa, atividade ou trabalho. O teste pode ser usado para qualquer tipo de trabalho, desde a mais rotineira até a mais complexa.

O teste Wonderlic na seleção de pessoas

O Wonderlic é o teste de inteligência mais usado para a seleção e colocação de pessoas da empresa, também para orientação profissional.

O uso de testes de inteligência em processos de seleção de pessoas é muito comum na maioria das organizações modernas. A razão é que eles mostram claramente as aptidões dos candidatos a uma vaga.

Geralmente, os testes de inteligência são organizados em diferentes blocos para avaliar os diferentes lados do candidato. Em termos gerais, a duração aproximada destes testes é de 60 minutos. Enquanto o teste Wonderlic leva cerca de 12 minutos e consiste em 50 perguntas.

O uso do teste Wonderlic para este fim é muito generalizado nas empresas devido à sua qualidade de fornecer resultados que nos permitem aprender muito mais sobre o candidato, suas virtudes e defeitos. O teste avalia as habilidades de raciocínio lógico, matemático e verbal do candidato.

O resultado do teste permite melhorar as áreas em que o candidato tem sido mais fraco. O teste permite reduzir os custos de recrutamento e treinamento gerando economia de tempo e dinheiro.

Avaliação e interpretação

As perguntas têm apenas uma resposta válida. O número de respostas corretas determina a nota final.

Pontuação

O número de respostas corretas, que representa a nota final, permite a seguinte classificação:

  • Inferior: quando é menor que 15 pontos
  • Abaixo da média: 16 a 19 pontos
  • Média: 20 a 24 pontos
  • Acima da média: 25 a 34 pontos
  • Superior: mais de 35 pontos.

No entanto, outros elementos são levados em consideração. Como é o caso do efeito de deterioração mental devido à idade. As configurações de teste levam essa variável em consideração. O ajuste é feito somando pontos adicionais à pontuação obtida anteriormente.

Essa classificação é a seguinte:

  • 15-29 anos, 0 pontos são adicionados
  • 30-39 anos, 1 ponto é adicionado
  • 40-49 anos, 2 pontos são adicionados
  • 50-54 anos, 3 pontos são adicionados
  • 55-59 anos, 4 pontos são adicionados
  • 60 anos ou mais, 5 pontos são adicionados

Confiança e validade do teste Wonderlic

O teste Wonderlic é amplamente aceito como um dos melhores auxílios na seleção de pessoas e como preditor de sucesso profissional.

Este teste tem sido correlacionado com diferentes instrumentos de controle e está posicionado entre os testes mais confiáveis. Seu nível de confiabilidade está na faixa de 0,91 e 0,93 em comparação com o quociente de inteligência WAIS (QI). Isso o coloca entre os testes de alta confiabilidade para seleção de pessoas.

O teste Wonderlic foi verificado pela American Psychological Association. Da mesma forma, outros estudos confirmam sua confiabilidade de 0,94 (Carl Drodill, 1982). Enquanto a equipe do KeyClouding citada em Bacigalupo (2019), conclui que a validade e confiabilidade do Wonderlic são r=0,90 e 0,95, respectivamente.

Características do teste Wonderlic

Uma das características fundamentais do teste Wonderlic é que ele é rápido de aplicar, menos incômodo para os candidatos e mais eficiente para os avaliadores.

A sua eficácia no apoio à tomada de decisão relacionado à promoção de empregos nas organizações tem sido amplamente demonstrada.

Os resultados nos permitem concluir que melhora a produtividade da força de trabalho e reduz significativamente a rotatividade de pessoas.

Além disso, pode reduzir os custos de recrutamento e treinamento em termos de tempo e dinheiro.

Da mesma forma, ajuda a avaliar as capacidades intelectuais gerais; avalia a capacidade de um indivíduo para entender instruções, aprender, adaptar ao seu ambiente, resolver problemas e lidar com as demandas do trabalho.

Diferentes tipos de teste Wonderlic

Existem vários tipos de testes Wonderlic, incluindo:

Teste de Capacidade Cognitiva Wonderlic: Esse teste também é conhecido como Teste de Pessoal e é frequentemente usado pelas empresas para avaliar a capacidade cognitiva dos candidatos. Este teste é semelhante a um teste de QI e geralmente apresenta 50 perguntas em 12 minutos.

Teste de capacidade Básica Wonderlic: Este teste é semelhante ao teste de capacidade cognitiva; se concentra principalmente em medir a capacidade do candidato de atuar no local de trabalho ou no escritório. O teste geralmente consiste em duas seções com 90 questões em 40 minutos.

Teste de Colocação Acadêmico Wonderlic (SLE): Geralmente usado em faculdades e universidades como um teste de admissão padronizado. Geralmente, contém 50 questões de múltipla escolha em 12 minutos.

Teste de Capacidade Perceptiva Wonderlic: Também chamado de Hay Aptitude Test, frequentemente usado por organizações para vagas de entrada de dados, contabilidade, caixa e escrituração.

Conclusão

Podemos concluir que o teste Wonderlic para recrutamento e preditor de eficiência é uma ferramenta de apoio eficaz para as organizações modernas. O teste tem um alto nível de confiabilidade e validade e tem sido usado com sucesso em milhões de casos. A plataforma de avaliação Evalart tem várias alternativas de testes de inteligência que você pode utilizar em seu processo de seleção, sendo o Teste de Inteligência 24 Perguntas um dos mais utilizados pelos avaliadores que utilizam esta plataforma.