Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como realizar pesquisas de Clima Laboral com o Evalart?

Share with:


Além do próprio campo de trabalho, um fator que influencia significativamente o modo como os funcionários se sentem em seu desempenho é o clima laboral; ou seja, todos os elementos que compõem o ambiente em que o funcionário desempenha suas atividades. Uma avaliação do clima laboral é uma ferramenta que permite realizar uma análise da organização e detectar aspectos como a taxa de rotatividade, a ausência, o desempenho ou a excelência no desempenho laboral dos funcionários.

Evalart possui uma pesquisa completa de Clima Laboral e todas as funcionalidades necessárias para aplicar a pesquisa e visualizar os resultados. Você pode criar uma conta na Evalart para poder realizar uma pesquisa de clima laboral a partir daí.

Como realizar pesquisas de clima organizacional com o Evalart?

A pesquisa de clima organizacional do Evalart permite avaliar várias áreas relevantes, como comprometimento ou satisfação no trabalho, e determinar se os valores são baixos, médios ou altos. Esta informação é crucial para determinar nas quais áreas ações devem ser tomadas para melhorar o que pode ou deve ser melhorado. Pesquisas posteriores podem avaliar o quanto as medidas implementadas foram efetivas para tomar novas decisões e, assim, ter um processo cíclico de melhoria contínua.

O primeiro passo para realizar uma pesquisa de clima organizacional é criar um processo de pesquisa. Para isso, vá ao menu Processos de Seleção e clique em Novo Processo. Preencha os campos necessários, deixando o tipo de registro com a opção selecionada por padrão: Por convite, não requer registro. Em seguida, veja as opções avançadas e selecione “Pesquisa” como tipo de processo. Opcionalmente (mas recomendável), marque a opção de “Respostas Anônimas” para que as pessoas possam responder honestamente sem serem identificadas individualmente. Tenha em mente que quando a opção de respostas anônimas é selecionada, não é possível ver respostas individuais e apenas é possível ver respostas agregadas quando pelo menos 5 pessoas responderam a pesquisa

Uma vez salvo, o processo será direcionado para a tela de configuração do processo. Lá, você deve escolher a pesquisa de Clima Laboral do catálogo (embora também possa criar suas próprias pesquisas). Uma vez selecionada a pesquisa, você pode adicionar as pessoas que deseja que respondam (geralmente os funcionários da empresa). Você pode criá-los diretamente ou pode selecioná-los do seu banco de dados de candidatos se já foram criados anteriormente. Se desejar obter informações por unidade / área, deve preencher os campos de área e subárea de cada pessoa (por exemplo, área “Vendas”, subárea “Vendas Corporativas”). Se ainda não tiver áreas definidas, pode criá-las a partir do menu de configuração no menu principal. Se precisar de apenas um nível hierárquico, pode criar uma única área, por exemplo “Empresa”, e colocar as divisões nas subáreas. As áreas e subáreas permitirão obter relatórios com os resultados apenas das pessoas dessa área / subárea (só serão visíveis se houver pelo menos 5 pessoas que tenham respondido para o grupo que se deseja ver).

Uma vez que todas as pessoas foram inseridas, use o botão de Convidar Candidatos para que cada pessoa que vai responder à pesquisa receba um e-mail com o link para responder.

Para ver os resultados, você deve ir ao menu de relatórios, opção “Resumo Resultado Processo” e escolher o processo correspondente à pesquisa. Clique no botão “Relatório do Processo” para exibir o relatório. Por padrão, o relatório mostra os resultados com base em todas as respostas, mas é possível obter relatórios por área e subárea também. Para isso, no menu de opções do relatório, escolha “Filtrar” e escolha para qual área ou subárea você deseja ver os resultados.

A pesquisa de clima laboral desconta uma prova da bolsa ou plano de testes por cada pessoa atribuída para responder, da mesma forma que as outras provas do catálogo.

Benefícios de aplicar uma pesquisa de clima organizacional.

É fundamental trabalhar para melhorar o clima organizacional e torná-lo um objetivo a ser alcançado em um futuro próximo, o que sem dúvida terá grandes benefícios para a empresa. Alguns desses benefícios são:

  1. Criação de uma equipe forte: Promove uma equipe de trabalho unida na empresa ou organização, pois o trabalho em equipe é chave para alcançar resultados sobressalentes. É importante que todos os membros compreendam a importância de trabalhar juntos e que não seja percebido como uma carga.
  2. Melhora geral: Quando uma empresa aprende a trabalhar em equipe e compreende o valor da contribuição de cada um de seus colaboradores, isso se refletirá em sua relação com os clientes.
  3. Ambiente confortável: Um bom ambiente de trabalho sempre gera uma sensação de conforto nas pessoas que frequentam aquele local.
  4. Liderança: Os diretores de cada área ou gerentes estão em constante contato com cada um dos funcionários, portanto, se algum deles não estiver fomentando um bom clima organizacional na empresa, isso será transmitido aos funcionários sob sua responsabilidade. Da mesma forma, se em sua área existir um ambiente de trabalho ruim, isso afetará negativamente na hora de apresentar resultados.
  5. Encontra soluções: Realizar uma pesquisa de clima organizacional é uma maneira eficaz de identificar e solucionar problemas internos na empresa. Muitas vezes acredita-se que as causas da insatisfação provêm de fatores externos, mas em muitos casos eles provêm de dentro.

Importância do clima laboral.

Cultivar um ambiente saudável produz resultados positivos que impulsionam o sucesso da empresa. Os funcionários que amam o seu trabalho e têm uma boa relação com seus colegas são mais propensos a fazer tudo o que podem para ajudar a empresa a prosperar. Uma cultura positiva no local de trabalho afirma o valor, a dignidade e o mérito de cada funcionário, o que beneficia ao indivíduo e à empresa.

Portanto, é indispensável realizar este tipo de questionários dentro das organizações, reconhecer aspectos favoráveis e a melhorar para fomentar um bom clima laboral. Evalart é uma ferramenta importante para a consecução deste tipo de avaliações.