Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

O Teste Cleaver

Share with:


O teste de Cleaver é uma ferramenta comportamental que pode ser aplicada pelo mesmo assunto. Este teste é de seleção única e é usado para entender trabalhadores e funcionários. É uma das muitas variantes do Disc Test. Se você está procurando um teste DISC para aplicar online, recomendamos este: Teste DISC Online.

O teste é muito semelhante aos testes de personalidade, a diferença é que ele avalia como os funcionários agem e não como pensam.

Consequentemente, ajuda a identificar o melhor candidato para uma vaga específica. E mede o grau de compatibilidade com o trabalho. Essa é a relação entre o comportamento exigido pelo cargo e o comportamento apresentado pelo candidato.

O teste Cleaver é de grande importância para a gestão do Desenvolvimento do Talento Humano, principalmente para o processo de seleção de pessoas, quando está disponível a descrição do que se busca para uma determinada vaga. O teste é baseado na teoria DISC (Dominância, Influência, Subsistência e Conscienciosidade).

Teoria DISC

A teoria DISC foi desenvolvida pelo Dr. William Moulton Marston na Universidade de Harvard. É uma forma de identificar ações e comportamentos previsíveis.

DISC é uma sigla feita pelos 4 estilos de personalidade que faz este modelo de comportamento

Fator D – Dominância

Fator I – Influência

Fator S – Subsistência

Fator C – Consciência

O teste DISC mede como um indivíduo responde a problemas e desafios e se a sua preocupação é mais com os resultados do que com a forma de alcançá-los.

Fator D – Dominância

Nesse perfil comportamental, é dada mais ênfase à forma como os resultados são alcançados do que aos próprios resultados.

O fator I – Influência

Mede a relação do indivíduo com o resto das pessoas e o nível em que ele pode influenciá-las. É possível saber se um indivíduo é extrovertido, comunicativo, assertivo, otimista ou assertivo no trabalho e em qual medida.

Fator S – Subsistência

O fator S analisa e avalia a resposta do indivíduo às mudanças em seu ambiente e o ritmo com que o fazem. É possível determinar se o indivíduo sabe atender e ouvir adequadamente. Além disso, é possível determinar a capacidade de trabalhar bem sob muita pressão ou tensão.

Fator C – Consciência

Mede o nível em que um indivíduo responde aos procedimentos e regras estabelecidas. É possível determinar se o indivíduo é detalhista, perseverante ou analítico.

O que o teste Cleaver mede?

Descreve o comportamento a partir da dimensão Dominância, Influência, Constância e Apego, resultando em uma descrição profunda do cargo, das habilidades exigidas e do comportamento do candidato nas dimensões mencionadas.

A dominância está relacionada ao desejo de alcançar resultados em circunstâncias opostas. Enquanto a Influência está associada ao nível de persuasão exercido sobre os indivíduos para agir positivamente e favoravelmente.

Por outro lado, Constância está relacionada à submissão na execução do trabalho de forma consistente e previsível.

Finalmente, o Apego está relacionado à obediência a padrões e normas rigorosas, evitando riscos e problemas.

Utilidade do teste Cleaver

O teste Cleaver é muito útil para identificar a pessoa certa para a vaga que ocupa, com base em seu comportamento.

Da mesma forma, pode servir de suporte para o processo de tomada de decisão no momento de uma entrevista de emprego, formulando perguntas específicas para explorar o comportamento das pessoas e sua adequação a uma determinada função.

Também é útil quando uma mudança interna de pessoas é necessária e para identificar quem está qualificado para fazer parte de uma equipe quando é necessário.

O teste Cleaver descobre os pontos fortes e as oportunidades que são únicas para cada pessoa para que o resultado possa ser compartilhado com os outros e eles possam descobrir como interagir com seu ambiente e melhorar os relacionamentos.

Fazendo este teste, é possível determinar quanto potencial você tem para a liderança, seu senso de responsabilidade, sua reação previsível à pressão e ao estresse. Da mesma forma, seu autocontrole, quais atividades e tarefas você prefere e quais não prefere, sua tendência à persuasão, aderência às regras e muitas outras coisas.

Áreas de Aplicação de Teste Cleaver

Dentre as diferentes aplicações do teste Cleaver, destacam-se:

Seleção de pessoas

Esta é a primeira área de uso, pois através dela pode ser determinada a capacidade de futuros funcionários e seu comportamento no trabalho e no ambiente de trabalho.

Promoções e transferências

Este teste não é útil apenas para novos contratados, mas também para estudar as capacidades dos funcionários atuais e tomar a decisão certa sobre promoções e transferências dentro da empresa.

Implementação de programas específicos de incentivo

O teste Cleaver também é usado para o estudo de funcionários para criar programas que promovam a capacidade e o espírito de trabalho.

Abordagem organizacional

Também pode ser usado para desenvolver um plano de longo prazo para a organização, a fim de avançar nos planos organizacionais.

Programas de desenvolvimento profissional aprimorados

As aplicações desses testes também ajudam a determinar as deficiências profissionais dos funcionários e podem ser usadas para melhorar e desenvolver suas carreiras.

Validade e confiança do Teste Cleaver

Nos testes psicológicos, a confiança é um indicador determinante do nível em que a aplicação repetida do instrumento, nas mesmas circunstâncias e ao mesmo indivíduo, gera resultados idênticos. É a confiança que é concedida aos dados.

Enquanto a validade está relacionada ao grau em que o instrumento mede o que se aspira ou se pretende medir e a eficácia com que é feito.

Diferentes estudos e investigações têm determinado que o teste de Cleaver tem alta validade e confiabilidade quando aplicado corretamente.

Podemos concluir dizendo que o teste Cleaver ajuda as organizações a melhorar os processos de comunicação, gestão de Talentos Humanos, Recrutamento, Seleção e Contratação. Com isso, pode aumentar a produtividade, estimular o trabalho em equipe e detectar necessidades de treinamento. Se você estiver interessado em usar um teste DISC ou outros testes psicométricos, clique aqui.