Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Teste de Conclusão de Desenho Warteeg

Share with:


O teste Wartegg é um teste de personalidade psicométrico. É frequentemente utilizado na seleção de pessoal.

 

Este teste utiliza desenhos organizados em 8 quadrantes. Frequentemente, o teste é utilizado para contrastar a personalidade do candidato com os requisitos do cargo que aspira.

 

Foi concebido por Erik Wartegg na década de 1930. Wartegg foi um psicólogo nascido em Dresden, Alemanha, em 1897. Mais tarde, em 1960, o teste foi aprimorado por Biedma D’Alfonzo. O teste tem apenas uma página e demora cerca de meia hora.

 

É um teste fácil de ser aplicado, interpretado e executado. É simples e dirigido a todas as idades e a ambos os sexos.

 

Teste de personalidade Wartegg

 

O teste Wartegg é um teste do tipo projetivo geralmente utilizado na seleção de pessoal. O seu enfoque teórico se fundamenta no conceito de que os seres humanos são um fator determinante na sua construção da realidade com base na sua individualidade e experiências.

 

Essa fundamentação teórica é atribuída ao teste de determinação e dedução de medos e desejos, humores, aspirações, relações interpessoais, e preferências.

 

Estes resultados são contrastados com as características do cargo, tornando-se um instrumento importante para a seleção do candidato certo.

 

O teste é composto por 8 desenhos divididos em oito secções ou quadrantes. Da mesa forma, tem oito linhas para o “desenho de títulos”, que o sujeito deve preencher atribuindo uma frase que descreva o conteúdo dos desenhos.

 

No início do teste, o sujeito é instruído a completar os desenhos a lápis. O fato de o sujeito saber desenhar ou não é irrelevante.

 

Quando o sujeito terminar de completar os desenhos, deverá numerar os oito quadrantes à seu critério. Finalmente, o sujeito deve colocar o título dos desenhos nas oito linhas descritas.

 

O teste dura entre 25 e 35 minutos, o que inclui identificação, desenho, e resposta a diferentes perguntas.

 

O que mede o Teste Wartegg?

 

Neste teste, cada um dos quadrantes removidos mede um fator de personalidade. Por exemplo, o quadrante número 1 está relacionado com a percepção que o sujeito tem de si próprio, o que pode determinar se o sujeito tem autoconfiança e a convicção da sua capacidade de resolver problemas.

 

Da mesma forma, pode inferir sobre a maturidade emocional do sujeito e se ele é uma pessoa hesitante em enfrentar os acontecimentos cotidianos.

 

O quadrante número 2 tem a ver com os afetos. Está relacionado com o nível de empatia do sujeito. O número 4 está ligado às ambições. Inclui desejos, objetivos, e metas.

 

Enquanto que o número 4 está relacionado com o inconsciente e tem a ver com o comportamento do sujeito ao enfrentar as suas angústias e repressões; e com a solução de problemas ao nível do pensamento.

 

O quadrante número 5 está relacionado com a forma como o sujeito administra os seus impulsos e a chamada energia vital.

 

Por outro lado, o quadrante 6 está relacionado com a avaliação que o sujeito faz da sua intelectualidade, análise, e capacidade de síntese. Está associado ao raciocínio do sujeito e pode determinar a sua tendência subjetiva ou objetiva.

 

O quadrante número 7 é indicativo da relação pessoal no trabalho e da capacidade de trabalhar em equipe. Finalmente, o quadrante número 8 identifica o grau de compromisso no cumprimento das regras e regulamentos.

 

Vantagens do teste Wartegg

 

Recrutamento e seleção de talentos humanos, o teste Wardegg é amplamente utilizado. Alguns autores concordam em certos benefícios, embora outros não considerem dessa forma.

 

Aqui estão alguns dos benefícios atribuídos ao teste Wardegg:

 

Tempo relativamente curto de aplicação

Amplamente aplicável em homens e mulheres

Avaliação e interpretação rápidas

Aplicável a diferentes posições hierárquicas

Identifica os traços de personalidade, humor e preferência do candidato

Permite saber sobre as relações interpessoais do sujeito

O seu custo é relativamente baixo

 

Validade do teste Wartegg

 

Alguns especialistas questionaram a validade do teste Wartegg, incluindo Tamminen e Lindeman.

 

Estes autores salientam que há muitos poucos estudos sobre esta validade, e os resultados dos que foram feitos não são definitivos.

 

Além disso, afirmam que o histórico do teste não é conhecido. Então, isto deu origem a especulações.

 

A partir de uma abordagem da psicométrica, a situação destes métodos é a mesma no Brasil, Alemanha e Finlândia, onde nenhuma validação empírica foi encontrada nos testes, e eles são baseados na intuição e experiência dos clínicos.

 

A investigação apresenta conclusões que mostram poucas correlações significativas com outros instrumentos frequentemente utilizados na seleção de pessoal.

 

Por outro lado, Sánchez (2005) propôs a classificação do teste Wartegg como um teste de expressão psicomotora.

 

 

Outras abordagens

 

As vezes, ao selecionar o pessoal, um número significativo de candidatos deve ser avaliado, e são necessários testes que são rapidamente aplicados e interpretados. Além disso, devem ser precisos, confiáveis e versáteis.

 

Alguns estudos concordam que o teste Wartegg é aplicável nestas circunstâncias, e a sua aplicação abrange qualquer cargo: executivo, administrativo ou técnico.

 

Do mesmo modo, salientam que a interpretação adequada dos resultados do teste é de grande ajuda na identificação dos perfis mais compatíveis com a posição oferecida.

 

A partir do exposto, podemos elucidar que, embora o teste Wartegg seja frequentemente utilizado na seleção de pessoal, não se chegou a um consenso sobre a sua real eficácia, validade e exatidão.