Um dos elementos mais preciosos de uma empresa é a sua marca. Por essa razão, a gestão da marca representa uma ação fundamental para cada empresa. As empresas normalmente focam a sua gestão de marca ou branding na melhoria dos seus produtos, mas também é crucial trabalhar o branding interno, ou seja, concentrar-se nos empregados.
O conceito de employer branding refere-se à tática de longo prazo que uma organização emprega, focada em desenvolver a compreensão e percepção tanto dos seus funcionários futuros como dos atuais. Permitindo que a sua organização tenha uma nova orientação que a distingue da sua concorrência e lhe permita obter benefícios dentro do mercado de trabalho.
A gestão da Employer brand envolve a aplicação de conhecimentos de marketing para desenvolver a imagem da empresa como uma boa empregadora. O propósito é convencer potenciais trabalhadores a se juntarem à empresa e ao mesmo tempo, manter os atuais empregados. Para tal, é crucial enfatizar as vantagens que a companhia proporciona aos seus empregados.
Employer branding visa criar uma imagem corporativa que promova a organização como um excelente ambiente de trabalho para os seus empregados, investidores, clientes e potenciais candidatos.
O objetivo do employer branding é desenvolver a empresa como excelente empregadora para alcançar uma posição privilegiada entre os seus concorrentes, favorecendo a atração de novas pessoas qualificadas, reconhecendo o valor dos seus atuais funcionários e implementando diretrizes corporativas/permanentes.
Importância do Employer Branding.
O Employer Branding representa uma ferramenta que fornece benefícios importantes às organizações para o recrutamento e retenção de pessoal. Mas as vantagens não se limitam apenas à retenção de funcionários, uma vez que refletem também nos lucros dos gestores e da companhia como um todo, visto que Employer Branding resulta em impactos positivos na realização de metas e objetivos.
O Employer Branding reforça as relações das duas áreas primárias em todas as organizações: Recursos Humanos e Marketing. O trabalho conjunto dessas duas áreas permite que as organizações implementem ações para entender os insights dos futuros empregados e dos atuais, conseguindo que a empresa tenha maior visibilidade como empregadora, de modo que a atração e retenção de pessoal obtenha melhores resultados.
Entre os principais benefícios resultantes do employer branding estão:
- Satisfação dos atuais empregados por pertencerem a uma empresa reconhecida;
- Diminuição da rotatividade e dos afastamentos;
- Diminuição dos custos nos processos de recrutamento e seleção;
- Aumento na retenção de recursos humanos;
- Os empregados tornam-se representantes da marca quando recomendam ela;
- Progresso na imagem social e publicitária da organização;
- Aumento no compromisso dos funcionários;
- Elevados índices de produtividade;
- Redução de tempo nos processos de captação de talentos;
- A atração de perfis de trabalho promissores que garantem um bom desempenho.
Processo de Employer Branding
O processo de construção da marca do empregador envolve os seguintes passos:
- Identificar a percepção que os empregados atuais e potenciais têm sobre a empresa;
- Definir a imagem de marca que se pretende alcançar;
- Concepção e implementação de ações para abordar gradualmente a imagem de marca esperada;
- Monitorar os resultados das ações implementadas para avaliar se os resultados pretendidos foram alcançados e caso contrário, tomar outras medidas.
No processo de criação e desenvolvimento do employer brand, é bom considerar a influência de vários fatores, entre eles:
- A origem e história da organização, bem como dos seus fundadores;
- A missão, visão, e valores da organização;
- O clima e a cultura da organização;
- As políticas da organização que buscam promover um tratamento justo dos seus trabalhadores;
- Altas possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional.
Porque devo desenvolver uma Employer Brand?
Entre as principais razões para começar a construir uma marca como empregador, encontram-se as seguintes:
Com o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas, surgiu também a necessidade de novos tipos de empregos, e por serem novos, muitas empresas têm dificuldade em atrair perfis para essas vagas.
A elevada procura no mercado laboral permitiu que trabalhadores escolhessem com base nos benefícios oferecidos pela empresa, por isso há a necessidade de se posicionarem como excelentes empregadoras.
No presente, a maioria das pessoas estão à procura de um emprego que lhes permita também desfrutar da vida familiar. Por essa razão, empresas que permitem seus empregados equilibrarem a vida profissional e familiar têm uma vantagem sobre outras companhias quando se trata de atrair Talento Humano.
Hoje em dia, o trabalho remoto tornou-se mais relevante porque permite horários flexíveis e pouca ou nenhuma mobilidade, o que significa mais tempo em casa com a família, dado que os empregados desfrutam de mais tempo livre no final do dia de trabalho, ao não desperdiçar tempo na transição para o escritório ou de volta para a casa.