Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Hackathons em recursos humanos

Share with:


A palavra “hackathon” vem da união de duas palavras, hack e marathon. Hackathons são eventos curtos organizados, geralmente,  por empresas ou organizações de tecnologia; e cujo objetivo é conceber, desenvolver e apresentar uma solução mais inovadora para um problema, daí as duas palavras que compõem o seu nome.

Em hackathons, os programadores se reúnem por um curto período para colaborar no projeto, dividindo em pequenos grupos. O evento, geralmente, dura 24 horas ou um final de semana inteiro, então os participantes devem trabalhar rapidamente para realizar suas tarefas. O resultado é a apresentação de ideias e protótipos para as partes interessadas.

Um hackathon é uma oportunidade para projetar, desenvolver e introduzir soluções inovadoras usando menos recursos e tempo. Embora esse método seja popular no setor de tecnologia, ele não é apenas lucrativo para empresas desse campo; mas empresas de diferentes áreas, sendo elas grandes ou pequenas.

Vantagens de usar hackathons para otimizar a gestão de recursos humanos

Quando utilizados em RH, esses eventos se tornam uma ferramenta eficaz para atrair novos talentos para a empresa ou organização e avaliá-los em sua capacidade de desenvolver soluções. Hackathons relacionados ao desenvolvimento de software geralmente reúnem perfis de desenvolvedores fascinantes, e o formato hackathon permite conhecê-los e avaliar sua capacidade de desenvolver soluções eficientes, rápidas e inovadoras.

Hackathons são ideais para empresas que querem dar o primeiro passo para a inovação em suas práticas e processos, especialmente em gestão de RH. E, se você ainda duvida dos benefícios desse tipo de evento, aqui vai um resumo de algumas das vantagens dos hackathons para a gestão de RH de uma empresa.

  • Reúne em um só lugar o talento que a empresa precisa. Este evento ajuda a identificar os pontos fortes dos participantes e avaliar as áreas de oportunidade de cada um. Muitas empresas agora usam hackathons como ferramenta de recrutamento, permitindo que as empresas identifiquem novas profissões e cargos para aumentar a produtividade da empresa.
  • Oferece diferentes soluções para um problema. Hackathons permitem que a equipe se concentre em um problema atendendo as necessidades reais para que possam desenvolver múltiplas soluções que possam ser implementadas em pouco tempo. Com isso, a diversidade das equipes que geralmente ocorre nesses eventos permite abordar o problema de uma perspectiva diferente.
  • E coloca as habilidades da equipe em teste. Hackathons permitem que os participantes fortaleçam suas habilidades interpessoais, como comunicação, liderança, trabalho em equipe, entre outras. Dependendo do problema a ser resolvido, também oferece a oportunidade de aprimorar habilidades técnicas como novas metodologias de trabalho, gestão de projetos e cursos.
  • Inspira e motiva a equipe. Os funcionários tendem a realizar as mesmas tarefas todos os dias, e é fácil a rotina desmotivar. Ao participar de um hackathon, os funcionários encontram diferentes desafios, como resolver problemas em áreas diferentes daquelas em que trabalham todos os dias ou se especializar em um tema específico de sua área, o que os ajuda a quebrar a rotina e sair da zona de conforto.
  • Transforma a cultura da empresa. Hackathons podem acelerar significativamente o processo de reconstrução da cultura da empresa. Não é apenas criar novos produtos, mas identificar e destruir processos e formas de trabalho ineficientes que não existem mais no mundo hoje.
  • Gerencia a imagem e a publicidade da empresa. Hackathons são eventos públicos que, graças ao seu alto alcance, também podem funcionar como uma poderosa estratégia de marketing para promover a empresa e recrutar pessoas.

Não há dúvidas de que os hackathons têm muitas vantagens para as empresas que desejam inovar no recrutamento e no relacionamento com os funcionários. Esses eventos são ideais para melhorar as práticas e processos de RH de uma empresa, pois permitem reunir talentos de diferentes áreas, departamentos e idades, com diferentes pontos de vista, habilidades e experiências que podem ser estimulantes para a empresa. Eles também são uma maneira divertida e dinâmica de desafiar limites, pensar lateralmente e uma ótima maneira de incentivar, celebrar e recompensar ideias inovadoras dos funcionários.