Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

A importância do reconhecimento laboral

Share with:


A forma como as empresas valorizam seus funcionários ganhou uma importância crucial à medida que a “guerra” por talentos aumenta e a competição se torna mais forte. O reconhecimento dos colaboradores sempre foi um elemento-chave na gestão eficaz.

 É um pensamento comum, mas o reconhecimento é um conceito que muitas vezes as empresas interpretam mal e pode ter consequências indesejadas dentro de uma organização.

O início de um programa de reconhecimento é importante, mas não deve ser considerado como algo final. Organizações inteligentes avaliam constantemente suas formas de recompensa para garantir a satisfação tanto dos colaboradores quanto do mercado. À medida que as organizações crescem, isso se torna cada vez mais desafiador e os líderes precisam refletir sobre como podem melhorar a experiência dos colaboradores no local de trabalho.

Se um colaborador percebe que o seu trabalho e dedicação são valorizados, ele se sentirá mais satisfeito e comprometido com a sua tarefa.

O que é o reconhecimento laboral?

O reconhecimento é uma necessidade básica para todas as pessoas, é por isso que é igualmente importante para o bem-estar dos trabalhadores e dos equipes em uma organização. É uma prática utilizada para mostrar gratidão, motivar os funcionários e reforçar o comportamento desejado da empresa. O objetivo do reconhecimento laboral é fomentar os colaboradores no local de trabalho e destacar o bom desempenho e resultados positivos para a organização.

A falta de reconhecimento por parte dos superiores pode levar à perda de motivação dos funcionários. O reconhecimento no local de trabalho é uma ferramenta poderosa e é mais eficaz quando é integrado nos valores corporativos e práticas da empresa. Se for personalizado e demonstrado para todos os funcionários, independentemente da sua posição hierárquica, pode ter um impacto positivo em todos. O reconhecimento laboral também pode ser parte das práticas existentes da empresa, como flexibilidade no horário de trabalho, capacitação e desenvolvimento do talento humano, bônus por desempenho, programas de assistência para funcionários, prêmios e ações cotidianas como cumprimentar os colegas, oferecer ajuda, buscar a opinião dos subordinados, manter o pessoal informado das decisões e mudanças futuras.

Benefícios de implementar o reconhecimento laboral na empresa.

De acordo com uma pesquisa, pelo menos 32% dos trabalhadores entre 23 e 38 anos afirmam que procurarão outra oportunidade de trabalho nos próximos seis meses devido à falta de reconhecimento por parte dos empregadores. Portanto, é importante estar atento para identificar qualquer oportunidade para elogiar um funcionário pelo seu desempenho laboral. O reconhecimento do trabalho dos funcionários tem muitos benefícios para uma empresa, alguns dos mais destacados são:

  • Reconhecimento laboral pode aumentar a produtividade individual dos funcionários, pois quando se valoriza o seu trabalho, sua satisfação e produtividade podem aumentar consideravelmente.
  • Fortalece o compromisso entre colegas, pois é uma ferramenta de comunicação eficaz que incentiva as pessoas pelo seu bom desempenho e envia uma mensagem clara para o destinatário, para o time de trabalho e para outros funcionários.
  • Melhora a lealdade e satisfação dos clientes, pois os funcionários trabalharão de forma mais eficiente quando as metas da empresa também beneficiem seus interesses, fazendo-os sentir que estão trabalhando para alcançar seus objetivos.
  • Melhora a saúde e bem-estar, pois os funcionários em ambientes saudáveis, além de fomentar uma cultura organizacional positiva, também relatam uma maior sensação de bem-estar.
  • Promove a colaboração entre equipes, pois quando existe uma sana competição e uma cultura organizacional focada em criar equipes fortes, a colaboração se dá de forma natural. Isso não só influencia positivamente na produtividade, mas também impulsiona os funcionários a unir esforços para alcançar de forma mais eficaz os objetivos de negócios, fomentando um ambiente de trabalho adequado.

Formas de alcançar o reconhecimento aos funcionários

Existem várias formas de reconhecer os funcionários, entre elas estão as seguintes:

  • Reconhecimento pelas atividades realizadas, independentemente de suas tarefas específicas ou títulos de trabalho.
  • Reconhecimento pelas práticas laborais, levando em conta o comportamento, habilidades e qualificações profissionais de um trabalhador, como, por exemplo, através de uma enquete para eleger o funcionário do mês.
  • Reconhecimento pela dedicação ao trabalho, se referindo à qualidade e quantidade de esforços que um funcionário faz para contribuir para o processo da organização, destacando sua contribuição, os riscos que ele assume para completar os projetos da empresa e a energia que ele coloca independentemente dos resultados.
  • Reconhecimento baseado na eficiência, utilidade e qualidade do trabalho realizado.

Os tipos de reconhecimento laboral.

Embora frequentemente relacionemos o reconhecimento laboral com bônus monetários ou eventos com prêmios, a apreciação em relação aos funcionários vai além disso. Em geral, há dois tipos de reconhecimento laboral:

  • Reconhecimento laboral monetário: programas de recompensas monetárias incluem prêmios monetários ou tangíveis, alguns exemplos são: aumentos salariais, bônus, comissões, desenvolvimento profissional remunerado e oportunidades de treinamento, planos de aposentadoria e assistência médica, tempo livre pago, planos de distribuição de lucros e pagamento por mérito.
  • Reconhecimento laboral não monetário: existem diferentes formas de reconhecimento laboral que não envolvem recompensas monetárias, alguns exemplos são: promoção de emprego, liderar uma equipe de trabalho, serviços adicionais como consultas médicas na empresa, lugar de estacionamento, troféus ou medalhas de mérito e oportunidades de desenvolvimento profissional interno.

Conclusão.

Atualmente, os departamentos de Recursos Humanos precisam ser mais criativos ao escolher as estratégias de reconhecimento que melhor se adaptem à cultura da empresa e às expectativas dos funcionários. No entanto, devido à crise sanitária e ao aumento do trabalho remoto, é necessário reavaliar a forma como se reconhece e se dão incentivos aos colaboradores.

Os meios de expressão e os critérios de avaliação devem se adaptar à nossa nova forma de trabalhar para garantir a satisfação dos funcionários. Se o reconhecimento adequado dos seus funcionários ainda não é uma prioridade, deveria ser agora. Porque o grande trabalho deve ser valorizado.

Uma forma de alcançar isso é criando uma enquete para funcionários, para conhecer as necessidades reais de sua força de trabalho e dar-lhes o reconhecimento merecido e mantê-los comprometidos com sua organização.