Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Tipos de testes psicométricos

Share with:


Há aproximadamente dois tipos de testes psicométricos: O teste da aptidão ou habilidade e aqueles focados na personalidade, ou afinidade.

Testes de aptidão visam medir o nível de competência ou habilidade em uma, ou mais áreas específicas. O teste mais comum desse tipo são aqueles que medem a inteligência e a aptidão verbal. Existe, porém uma grande variedade de diferentes testes de aptidão, dependendo do cargo para o qual você está avaliando. Por exemplo, para avaliar desenvolvedores de software profissionais, testes específicos podem ser usados para mensurar a habilidade de resolver algoritmos e outros problemas através da programação. A maioria dos testes de aptidão são geralmente com o tempo controlado, uma vez que o tempo de resposta é muitas vezes um fator importante. Ao contrário do teste de personalidade, no teste de aptidão, há respostas corretas e incorretas e com elas é possível determinar quais candidatos têm os maiores níveis de competência ou habilidade que estão sendo procurados. Por exemplo, identificar os candidatos com maior capacidade de compreensão na leitura. Esses testes permitem não apenas “ranquear” os candidatos, mas também entender quais os resultados obtidos pelos métodos do candidato. Por exemplo, se a inteligência está sendo avaliada, o teste deve ser capaz de dizer se o avaliado tem um nível de inteligência alto, baixo ou médio. Esses testes são ideais para pré-filtrar os candidatos, pois eles são objetivos e têm uma grande capacidade de prever o desempenho futuro, mas eles não podem ser usados como um fator único na decisão da contratação.

Por outro lado, os testes de personalidade ou afinidade não procuram estabelecer um ranking, ou determinar se uma pessoa é boa ou ruim em alguma coisa, mas para descobrir atributos na personalidade, comportamento e preferências delas. Em geral, não há respostas boas ou ruins nesses tipos de testes e um resultado não é melhor do que outro. No entanto, alguns perfis se encaixam melhor do que outros para determinados trabalhos. Por exemplo, uma pessoa extremamente criativa que sempre gosta de fazer coisas novas pode ser um bom candidato para pesquisa e desenvolvimento, mas talvez não seja puramente operacional e sistemática no trabalho. Similarmente, um time feito exclusivamente de pessoas muito introvertidas pode não ser o ideal. Outro uso importante desse tipo de teste é para apenas garantir um nível de diversidade saudável, onde diferentes tipos de opiniões e ideias são dadas. Nós dissemos anteriormente que uma pessoa criativa pode não ser a melhor escolha para esse trabalho operacional, mas talvez, se nós precisarmos de um time de 10 pessoas para fazer as tarefas operacionais, seria bastante interessante ter uma pessoa criativa que poderia ajudar com novas ideias em como fazer o trabalho melhor.

É mais comum usar os testes de aptidão e personalidade para conseguir conhecer o candidato melhor e garantir que ele é uma excelente escolha para a posição, time e cultura da organização.