Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Teste LIFO

Share with:


Os testes psicométricos são uma das ferramentas mais utilizadas no processo seletivo. Ajudam a fazer um diagnóstico,  identificar as competências, atitudes e valores do candidato a fim de avaliar a sua aptidão para o cargo proposto. Estão divididos em grupos de acordo com as características específicas a serem avaliadas.

A seguir, trataremos de uma variação deste tipo de teste, o teste LIFO.

A palavra LIFO deriva da combinação de “VIDA” e “ORIENTAÇÃO”. Remete à direção em matérias como o estilo de vida e o trabalho.

O estilo é evidente no comportamento de uma pessoa, que por sua vez é determinado por pensamentos e interesses. Definimos o comportamento como a nossa “resposta ao nosso ambiente” e o estilo é a forma como respondemos a esse ambiente.

LIFO mostra as preferências e orientações de uma pessoa (o mais provável e o menos provável) em situações cotidianas e em relação ao estresss.

Qual é o objetivo do teste LIFO?

O principal objetivo do teste LIFO é compreender o estilo de trabalho das pessoas em situações normais e em condições estressantes, para orientar sobre os pontos fortes e fracos do avaliado em áreas de trabalho de equipe e liderança, então o teste é utilizado como ponto de partida para avaliar candidatos a cargos de nível superior (gestor de projeto, gerente ou supervisor).

Proporciona a oportunidade de identificar os pontos fortes e talentos do avaliado e a forma como os aplica nas suas tarefas diárias de trabalho. Mostra como os indivíduos podem aumentar a sua eficiência pessoal através da monitorização e gestão das suas funções vitais. Facilita a utilização e aplicação dessa gestão de talentos na integração de trabalho ou equipes de projeto, soluções de projetos de equipes, planejamento e distribuição do trabalho.

Que tipos de liderança que o teste LIFO avalia e em que situações são avaliados?

LIFO não sugere que um tipo de liderança seja melhor do que outro. Em vez disso, dá prioridade a cada tipo em função das preferências do candidato e ajuda a identificar que tipo de liderança é necessária para a vaga de emprego. Como mencionado acima, o teste LIFO identifica as ligações diretas destes estilos com diferentes situações de trabalho, risco e cooperação com colegas.

O teste LIFO está relacionado com os seguintes 4 tipos de liderança ou orientações de trabalho presentes nos avaliados:

Dar e Apoiar: O seu estilo se baseia na sensibilidade às necessidades dos outros, a busca da excelência e de ideais altos são as suas orientações básicas, e a sua integridade e seriedade serão apreciadas na procura de bons resultados. O seu objetivo é ser visto como uma pessoa sensível e valiosa.

Tomar e Controlar: A sua principal função é fazer as coisas acontecerem, então precisam convencer os outros da sua capacidade de alcançar os seus objetivos de uma forma consistente. O seu objetivo é ser visto como um indivíduo ativo e competente.

Mantém e preserva: a sua orientação básica com este estilo é proteger cuidadosa e racionalmente o que já têm e utilizar os recursos existentes para construir sobre o passado; tentam maximizar a utilização dos recursos para um fim, por tanto um ambiente sistemático e organizado é a sua prioridade. Sua meta é ser visto como objetivo e racional.

Adapta e Negocia: A sua tendência básica é ser sensível e adaptável aos desejos e necessidades dos outros. Ao agradar aos outros e satisfazer primeiro as necessidades dele, encontra suas próprias aspirações realizadas. O seu objetivo é ser amado e aceito por outras pessoas.

Por outro lado, o teste nos permite analisar o comportamento do avaliado sob as seguintes condições:

Condições normais (ou favoráveis): Estas situações ocorrem todos os dias sem causar qualquer estresse ou tensão. Estas podem ser situações na sua vida cotidiana.

Condições estressantes (ou adversas): Estas situações podem causar estresse ou aumento da excitação. São geralmente motivados por algum fator interno ou externo que os leva a fazer algo fora da sua rotina diária.

Sem dúvida, uma empresa enfrentará situações estressantes em que precisará de alguém que possa lidar com elas sem colocar em risco os sistemas de trabalho ou as pessoas. É por isso que a Evalart utiliza testes psicométricos LIFO para encontrar pessoas com capacidades de liderança que correspondam às necessidades da sua empresa, selecionando as pessoas mais adequadas para as diferentes tarefas que possam surgir.