Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

+56 2 2405 4555

evalart@evalart.com

Os 9 Principais Testes Psicométricos para Seu Processo Seletivo

Share with:


O processo seletivo de um novo membro de uma empresa é muito importante porque não são sóinvestidos muitos recursos antes e durante a seleção deste novo talento, mas uma vez selecionados, a empresa continua investindo neles, o que pode significar um grande prejuízo para o negócio se a pessoa certa não tiver sido contratada.

 

Os testes psicométricos não são um recurso novo; são uma ferramenta que vem sendo utilizada desde 1870 em Paris, quando o professor Alfred Binet começou a utilizá-los com os seus estudantes para identificar alunos com maior inteligência.

 

Ao longo do tempo eles evoluíram, se diversificaram e se tornaram cada vez mais recorrentes no processo seletivo, ao ponto de se tornarem uma ferramenta essencial, uma vez que permitem aos recrutadores se aproximarem das características predominantes de talentos e potenciais colaboradores.

 

Mas, qual é a finalidade dos Testes Psicométricos?

 

Como mencionado, o principal objetivo é identificar as capacidades, aptidões, habilidades, valores, e até mesmo as inclinações gustativas dos participantes. Ao mesmo tempo, podem prever com precisão o potencial e as limitações do talento e, conhecendo os requisitos do cargo, podem dar uma abordagem ao seu possível crescimento e integração dentro da empresa.

 

Os testes psicométricos buscam orientar o recrutador sobre o melhor candidato para um cargo específico.  Embora não substituam uma boa entrevista de emprego, ajudam a dar uma visão mais ampla que seria muito difícil de conseguir numa só conversa.

 

Nestes testes não há respostas certas ou erradas, o objetivo é identificar os candidatos que melhor correspondem aos padrões e exigências da empresa.

 

Na Evalart, temos 9 testes psicométricos fundamentais para o seu processo seletivo. Aqui nós os explicamos para você:

 

O Teste DISC: É o teste que dá mais informação sobre os traços de personalidade, trazendo uma visão geral das competências e mesmo das habilidades latentes que podem não ser tão desenvolvidas. DISC refere-se à Dominância, Influência, Estabilidade, e Conformidade.

 

Testes de Inteligência e Aptidão: São o conjunto de testes que medem a habilidade de uma pessoa em áreas específicas. Estes testes não se baseiam em conhecimentos, experiência, ou nível de estudos, mas no potencial de um candidato e são os mais utilizados nos processos seletivos. Abrangem testes de Inteligência Geral, Aptidão Verbal, Capacidade Analítica, Aptidão Numérica, e Interpretação de Dados.

 

Big Five: Ou os cinco grandes fatores é um teste que se consolidou nos anos 90, os fatores que este teste leva em consideração são, estabilidade emocional versus neuroticismo, extroversão versus introversão, abertura a novas experiências versus fechamento, simpatia versus antagonismo e consciência versus inescrupulosidade.

 

Testes de Liderança: Este é um tópico muito interessante, como reconhecer uma pessoa que tem habilidades para ser um bom líder, com foco nos traços de personalidade, comportamento, inteligência emocional, e assertividade.

 

Testes de Honestidade e Ética: Também chamados testes de integridade, são utilizados para prever possíveis comportamentos de risco e comportamentos de laborais inadequados, tais como agressividade e roubo, entre outros fatores.

 

Trabalho em equipe: Seja para definir o possível papel de um novo membro de uma equipe ou para medir a sua capacidade de realizar trabalho remoto, por isso, a grande demanda e o crescimento especialmente nos últimos anos, mede traços de personalidade e principais competências para orientar nestes aspectos.

 

Orientação Vocacional: Com base na Teoria da Holanda, RIASEC. Avalia as 6 dimensões de Holland para identificar áreas de carreira compatíveis com as preferências do avaliado, que são Realistas, Pesquisadores, Artistas, Sociais, Empreendedores e Convencionais.

 

Risco ocupacional: Estes testes medem a capacidade de uma pessoa identificar rapidamente situações de risco que podem levar a acidentes e a capacidade do candidato de reação do candidato nestas situações.

 

Inventário de Personalidade: Este é um dos testes mais completos da personalidade de uma pessoa. É um inventário que avalia 23 traços específicos, agrupados em 6 traços básicos. Os seis traços são Humildade e Sinceridade, Extroversão, Emoção, Amabilidade, Consciência, e Abertura à Experiência.

 

Em resumo, os testes psicométricos são uma ferramenta poderosa e muito valiosa para identificar, mensurar e selecionar candidatos e futuros colaboradores de qualquer organização, uma vez que fornecem dados essenciais para tomada de melhores decisões que irão afetar não só os custos da empresa, mas também o ambiente, as relações e, portanto, a qualidade do trabalho.