Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Risco Psicossocial no Trabalho e NOM035

Share with:


Os riscos psicossociais surgem como consequência de deficiências na concepção, organização, e gestão do trabalho. Quando se trata de trabalhO, o termo “risco psicossocial” refere-se a aspectos relativos ao ambiente social e à concepção e gestão de tarefas potencialmente prejudiciais para o trabalhador. Tanto a nível psicológico como físico, tais como o estresse relacionado com o trabalho e as perturbações musculoesqueléticas resultantes desse estresse a longo prazo.

 

Situações de risco psicológico e trabalho prolongado podem acarretar em consequências significativas relacionadas com a saúde física e mental do trabalhador, tais como doenças cardiovasculares ou perturbações musculoesqueléticas, bem como ansiedade e depressão. Quanto às consequências para o empregador, são o baixo desempenho, o absenteísmo, o presenteísmo, um aumento no índice de acidentes e lesões no ambiente de trabalho. Além disso, o estresse relacionado com o trabalho pode contribuir para o aumento das taxas de aposentadoria precoce.

 

Alguns exemplos de condições de trabalho que envolvem riscos psicossociais são:

 

Excesso de carga de trabalho. É um dos fatores de risco mais estressantes para os trabalhadores. Refere-se ao excesso de trabalho, ter de fazer o trabalho rapidamente, sem descanso, e num tempo limitado. Ou seja, trabalhos intensos que requerem muita energia física e mental, e tarefas com prazos muito rígidos, além da pressão de trabalhar horas extras compulsórias.

 

Ordens contraditórias e falta de clareza de papéis. O trabalhador pode expressar dificuldades ou dúvidas sobre o trabalho que exerce, o papel que deve desempenhar, ou o grau de responsabilidade que tem. Um exemplo claro disto é o fenômeno chamado ambiguidade de papéis, que acontece quando o trabalhador não conhece as expectativas da empresa em relação a ele, uma vez que o seu papel não é claro. E, portanto, eles não sabem se estão fazendo o trabalho corretamente.

 

Desorganização. Gestão do trabalho com objetivos indefinidos e caóticos, falta de comunicação entre os funcionários e falta de apoio.

 

Insegurança no trabalho. Pode ser que o trabalho seja temporário, que crie uma sensação de insegurança, que seja precário, ou que o trabalhador sinta que a remuneração não é suficiente. Nesse sentido, a pessoa enfrenta um sentimento significativo de incerteza sobre o seu trabalho futuro, principalmente devido à insegurança econômica que causa para o funcionário e a sua família. Outro fenômeno comum é o estresse antecipatório; o que significa que o trabalhador está constantemente pensando nos problemas que terá se perder o seu emprego. Estes pensamentos produzem níveis elevados de estresse, que podem ser mais prejudiciais do que a perda do próprio emprego.

 

Falta de participação nos processos de tomada de decisão. O trabalhador não tem voz nas decisões da empresa, portanto não tem qualquer controle sobre as mudanças na empresa. Também não podem decidir sobre a quantidade e variedade de trabalho prestado ou a rapidez com que devem executar as tarefas. Em outras palavras, têm pouca ou nenhuma liberdade na escolha de como atingir os objetivos que lhes são atribuídos.

 

Falta de apoio e reconhecimento. Falta de apoio dos colegas e chefes, pouco ou relacionamento com os chefes, falta de recompensas e incentivos, isolamento social ou físico, conflitos entre trabalhadores.

 

Identificação, análise, e prevenção de riscos psicossociais

 

Sem dúvida, os fatores de risco psicossociais são um indicador de que os trabalhadores não se sentem bem no ambiente de trabalho da sua empresa. É por isso que, no México, foi promulgado um novo regulamento em outubro de 2018, o NOM-035-STPS-2018, que rege todo o território mexicano e cuja primeira fase deve ser aplicada em todos os locais de trabalho a partir de outubro de 2019.

 

O NOM035 centra-se nos fatores de risco psicossociais e está encarregado de incentivar as empresas mexicanas a identificar, analisar, e finalmente prevenir fatores de risco que possam prejudicar a saúde mental dos trabalhadores mexicanos, e assim promover um ambiente de trabalho saudável para os eles.

 

Para identificar a percentagem de risco profissional da sua empresa, deve aplicar os guias de referência do NOM305, que são muito simples. Além disso, pode fazê-lo através da nossa plataforma, uma vez que o temos atualmente disponível no nosso catálogo de testes. Estes guias de referência, para além de o ajudarem a identificar o risco psicossocial na sua empresa, ajudarão a tomar as medidas de prevenção necessárias para que possa proporcionar um bom ambiente de trabalho e garantir a segurança física e mental dos seus trabalhadores.