Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

O que é recolocação e como funciona?

Share with:


Se fala muito sobre recrutamento de talentos, como mantê-los e atraí-los, mas há pouco escrito sobre como lidar com eles quando alguém deixa a empresa. O Outplacement, um termo comumente conhecido nos departamentos de Recursos Humanos das empresas, é uma prática cada vez mais comum em nosso país. É essencial para ajudar tanto as empresas quanto os trabalhadores afetados por reestruturações de quadros ou cortes de gastos devido a uma crise financeira.

Neste artigo, explicamos o que significa o Outplacement, qual é o seu objetivo e como podemos implementá-lo dentro de uma organização.

O que é Outplacement?

Outplacement é uma técnica na qual é oferecida assistência personalizada e acompanhamento às pessoas que deixam a empresa. É um serviço de apoio que as organizações oferecem aos trabalhadores que são demitidos para ajudá-los a se reintegrar no mercado de trabalho. O processo de Outplacement é a forma como a empresa, através de seu departamento de Recursos Humanos, ajuda um trabalhador a encontrar um novo emprego após ter perdido seu cargo devido a uma reestruturação empresarial. É importante prestar atenção nesses detalhes pois eles podem marcar a diferença na relação do trabalhador com a empresa e sua última impressão dela.

Este processo ajuda a proteger a imagem da empresa que oferece depois de um processo de reestruturação ou demissões, e, ao mesmo tempo, ajuda os funcionários demitidos a encontrar um novo trabalho.

Chaves do outplacement.

Para alcançar sucesso em um processo de Outplacement e ajudar o trabalhador a encontrar um novo emprego, há algumas chaves fundamentais que devem ser consideradas. Essas são:

  • É importante avaliar profundamente as habilidades e capacidades, identificar pontos fortes e fracos do candidato demitido para determinar qual tipo de trabalho é mais adequado para o seu perfil profissional e assim identificar os empregos mais apropriados para ele.
  • Para ter sucesso na sua busca por emprego, é essencial conhecer a situação atual do mercado de trabalho. Por essa razão, é importante fornecer informações honestas e realistas sobre a situação do mercado de trabalho durante o processo de Outplacement, incluindo as possibilidades de encontrar um novo emprego e o tempo estimado para fazê-lo.
  • Um aspecto crucial do processo de Outplacement é ajudar o trabalhador a estabelecer seus objetivos futuros, o que lhe dará um plano de ação para continuar sua carreira profissional.
  • A orientação psicológica é um aspecto essencial para que um trabalhador demitido possa lidar adequadamente com a situação, evitando o desenvolvimento de problemas mentais como depressão ou ansiedade.
  • Fornecer ferramentas para reinserção no mercado de trabalho é essencial. Com o uso desses recursos, o processo de reinserção do trabalhador demitido se torna mais fácil. É importante que a empresa ajude o trabalhador a desenvolver uma rede de contatos profissionais que possam apoiá-lo, ou a preparar um currículo sólido.

Qual é a importância de investir em outplacement?

O processo de outplacement pode parecer complicado, mas oferece muitos benefícios para as empresas, muitos dos quais estão relacionados com melhorar a imagem da empresa e manter uma boa relação com os funcionários. Contratar este serviço através de especialistas pode proporcionar grandes benefícios tanto para as organizações quanto para os colaboradores. Abaixo, serão discutidos os principais benefícios de investir nesta prática.

Melhora a reputação da empresa

Em primeiro lugar, ao ajudar um funcionário demitido a encontrar um novo emprego no mercado, a empresa cumpre uma função importante em seu papel social. Essa atitude gera uma boa imagem corporativa tanto internamente (entre os funcionários) quanto externamente (entre fornecedores, parceiros, etc.). Os colaboradores que estão passando por um processo de reestruturação se sentirão gratos e darão boas referências da organização. Portanto, a empresa será considerada um bom lugar para trabalhar. Ao ajudar os funcionários demitidos, evita-se que divulguem informações confidenciais e falem mal da empresa no futuro. Também podem ser uma excelente fonte de recrutamento para atrair novo talento devido às boas referências que fornecem. Uma empresa responsável socialmente é altamente competitiva no mercado atual.

Mantém uma relação positiva com os ex-funcionários.

Outro benefício é o manutenção de uma relação positiva com os funcionários atuais e ex-funcionários. Sem dúvida, isso é importante para os negócios, já que as pessoas são o grande ativo das empresas. As organizações que contam com funcionários comprometidos e capacitados são capazes de se destacar no mercado. Além disso, uma empresa que se esforça para manter uma relação positiva com seus funcionários terá um bom ambiente de trabalho.

Diminuição de reclamações trabalhistas.

Devido à boa relação com os funcionários e o apoio fornecido (principalmente aos ex-funcionários), a quantidade de demandas trabalhistas é reduzida. Esses conflitos nos tribunais não são agradáveis e causam muito dano às empresas. Portanto, é importante evitá-los. Quando a desvinculação é realizada de maneira adequada, tanto o colaborador quanto a empresa podem alcançar seus objetivos e se sentir satisfeitos.

Humanização no processo de desligamento.

Com o apoio fornecido pelas consultorias de recolocação, o trabalhador tende a se sentir tratado de forma adequada pela empresa, mesmo depois de ser demitido. Isso pode ajudar a divulgar as qualidades da empresa, o que é benéfico em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, essa ação mostra aos funcionários que a empresa está realmente interessada no desenvolvimento profissional e pessoal de cada pessoa que faz parte dela, o que faz com que se sintam mais seguros e motivados a se desempenhar de maneira excelente e alcançar os melhores resultados possíveis. Tudo isso contribui para melhorar o clima de trabalho. Os funcionários podem fortalecer suas habilidades.

Reduzir os efeitos negativos do término de um emprego.

A retenção do talento humano é uma tarefa fundamental nas organizações, no entanto, às vezes não pode ser assim. O processo de desligamento pode ser difícil para os funcionários e pode ter um impacto negativo neles, causando medo e preocupação com o futuro. O outplacement ajuda a reduzir esses efeitos negativos, fornecendo apoio e ajudando o funcionário a encontrar um novo emprego, o que previne comprometimento do time e mantém os índices de produtividade da empresa.

Em conclusão, o outplacement é uma técnica de recursos humanos que melhora a imagem da empresa e ajuda a humanizar os processos de demissão. Em tempos de crise, como a pandemia causada pelo coronavírus, tem sido de grande importância e utilidade para a recolocação de trabalhadores demitidos. Além disso, ajuda a aumentar as habilidades e empregabilidade dos funcionários demitidos, melhorando a qualidade dos trabalhadores que retornam ao mercado de trabalho