Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Retenção de talentos: 7 estratégias chaves

Share with:


Tem se tornado cada vez mais difícil atrair o talento certo para trabalhar numa empresa. Os Recursos Humanos estão constantemente em guerra por talentos para encontrar os candidatos que não sejam apenas adequados para as posições exigidas, mas que também sejam relevantes para o desenvolvimento da empresa e mantenham um ambiente de trabalho agradável para todos. Estes processos são demorados e caros, mesmo que tenham as ferramentas necessárias para realiza-lo da forma mais eficiente possível.

 

É por isso que é crucial para uma empresa não ser capaz apenas de atrair o talento certo, mas também de mantê-lo. As elevadas taxas de rotatividade de empregados dentro de uma empresa a afetam, fazendo com que ela perca muito dinheiro e esforço, limitando o seu potencial de crescimento.

 

Hoje, trazemos-lhe sete estratégias que são fundamentais para a retenção de talentos em qualquer empresa:

 

Oportunidades de crescimento

Não há pior sensação do que se sentir estagnado no seu trabalho, e esta é uma das principais razões pelas quais os trabalhadores começam a procurar novas oportunidades em outras empresas, quando não percebem possibilidades de crescimento e desenvolvimento onde trabalham. Empresas que mantêm os seus empregados motivados; em contínuo crescimento e desenvolvimento das suas competências tem uma taxa de retenção mais elevada.

 

Flexibilidades para o trabalho

Nos últimos anos, com a pandemia, abriram-se novos caminhos; muitos deles já existiam, mas mal haviam sido explorados, como a possibilidade de trabalhar remotamente. O “home office” deu aos trabalhadores a oportunidade de terem mais controlo sobre os seus horários e mais tempo com as suas famílias. Além disso, está comprovado que não afeta o laboral, então qualquer empresa que possa oferecer trabalho remoto, seja em regime misto ou integral, será mais atrativa para os seus trabalhadores.

 

Promover o trabalho em equipe

O trabalho de equipe cria oportunidades de colaboração e crescimento entre os membros de uma empresa, abre o diálogo, e fomenta o respeito e a comunicação. O sentimento de trabalhar em conjunto para um bem comum onde o trabalho de cada um é igualmente relevante para o funcionamento da empresa cria sentimentos de lealdade e confiança.

 

Salários adequados

O salário é a representação monetária da valorização que uma empresa dá pelo trabalho realizado pelo funcionário, e deve ser, acima de tudo, justo e proporcional tanto às competências como à carga de trabalho, acordado entre ambas as partes de forma clara e transparente.

 

Incentivos e reconhecimento

Além do salário, é fundamental reconhecer os esforços extra que os funcionários podem fazer. Não se trata de elogiar por desempenharem as tarefas que correspondem ao seu trabalho; trata-se de os fazer sentir que trabalham para alguém que os aprecia. Estes reconhecimentos podem ou não ser baratos, mas está comprovado que pelo menos metade dos trabalhadores sentem que estes incentivos os motivam a continuar os seus esforços.

 

Bom ambiente de trabalho

Ninguém quer estar num lugar que o faça se sentir, direta ou indiretamente, mal ou desconfortável. Incentivar a inclusão, respeito, comunicação e, em geral, um bom relacionamento entre colegas de trabalho é essencial para um ambiente de trabalho saudável e agradável.

 

Equilíbrio trabalho-vida

Quando um funcionário sente que se espera que esteja disponível e trabalhando todos os dias, todos os dias, independentemente das horas, finais de semana ou feriados, ele fica física e mentalmente exausto rapidamente, e esta situação faz com que ele queira fugir daquele lugar. A empresa deve encorajar os seus empregados a manter limites saudáveis e a reconhecer o tempo extra que poderiam investir no negócio. A comunicação constante sobre responsabilidades, expectativas, e necessidades é essencial.

 

As empresas que não melhorarem a sua taxa de retenção de talentos a tempo podem sofrer bloqueios no crescimento geral do negócio, uma vez que se estarão continuamente à procura de novos talentos, processos de recrutamento, e induções, afetando a produtividade e o aumentando os custos.