Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

A ferramenta LinkedIn Recrutador vale a pena?

Share with:


Uma das ferramentas mais usadas do LinkedIn é o Recrutador. Como o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, é fácil entender que não está apenas interessado em facilitar que os talentos se comuniquem e encontrem potenciais empregos em novas companhias, mas também há um esforço em facilitar para estas empresas encontrar potenciais candidatos. É exatamente disso que se trata a ferramenta, que foi projetada para tornar mais fácil, mais eficiente e mais rápido encontrar candidatos. Para atingir esse objetivo, a categoria Premium inclui, entre outras coisas, 150 InMails que facilitam contatar esses talentos mesmo que não sejam contatos diretos, filtros adicionais, relatórios com mais funcionalidades, criação de projetos e alertas.

 

Mas será que esta ferramenta vale o custo, e quais são as suas vantagens em relação à versão Lite?

 

A resposta é que depende. Depende das necessidades individuais de cada empresa… Em geral as pequenas e médias empresas podem não ver o ROI esperado ou o retorno do investimento para os custos desta ferramenta, mas para ajudar vamos explicar um pouco mais as diferenças entre a versão Lite e a versão Professional.

 

Alcance: A versão profissional te permite um alcance de toda a rede de contatos do LinkedIn, o que significa que você terá acesso a mais de 200 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo. Por outro lado, a versão Lite te permite um alcance de contatos de até terceiro grau, o que pode ser muito amplo ou não, isso vai depender da lista de contatos que você que possui na plataforma.

 

Público: Cada uma das versões é personalizada de acordo com o público que utilize a plataforma de uma determinada maneira. Isto significa que a versão Pro é voltada principalmente para empresas de médio e grande porte, portanto, levará a candidatos adequados a estes perfis. A versão Lite, por outro lado, é focada para pequenas empresas e até mesmo PMEs.

 

Mensagens InMail: Esta é provavelmente a diferença mais relevante e decisiva, pois é também a que agrega mais valor à ferramenta, te dando a possibilidade de se comunicar com as pessoas que estão fora da sua rede de contatos de uma forma mais profissional e segura, o que garante em muitos casos taxas de resposta mais elevadas.

 

Filtros: O número de filtros nas diferentes versões pode tornar a pesquisa mais rápida ou mais eficiente, garantindo acesso a mais ou menos informação de acordo com as suas necessidades.

 

Trabalho de equipe: Tendo a possibilidade de painéis multiusuários, mencionar membros, compartilhar relatórios ou criar projetos compartilhados na versão profissional, enquanto são opções limitadas na versão Lite.

 

São diferenças relevantes que, dependendo do tamanho da sua empresa e do alcance que deseja ter, devem ser levadas em consideração ao utilizar ou decidir qual a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades.

 

Os custos associados ao recrutamento de novos funcionários podem vir de várias maneiras: desde salários no seu departamento de RH, compra ou assinaturas em ferramentas e programas como os oferecidos pelo LinkedIn, até ao tempo que pode levar para encontrar se um talento específico e, claro, que o talento encontrado é realmente adequado ao cargo e ao perfil da empresa para reduzir ao máximo os possíveis índices de rotatividade de pessoal, entre outros…

Uma ferramenta como o Evalart pode te auxiliar neste processo!

 

Para concluir, gostaria de elencar uma última opção que o Recrutador tem em suas ferramentas. É a de destacar os candidatos com maior probabilidade em responder à mensagem de quem está recrutando.

 

Mas o que a ferramenta analisa para chegar à estas conclusões? As conexões, então caso o talento tenha qualquer contato de primeiro grau que trabalhe na empresa; além disso, se seguirem, tiverem gostado ou compartilhado qualquer post criado a partir do perfil da empresa. Finalmente, se já manifestaram interesse em qualquer uma das vagas oferecidas anteriormente. Isso torna estes contatos mais receptivos aos recrutadores, e esta informação é muito importante pois pode economizar muito tempo de pesquisa.

 

E como sabemos, qualquer ferramenta que possa poupar tempo e, portanto, dinheiro é extremamente valiosa.