Yeniree Bocaney Pruebas de Selección de Personal, Reclutamiento General, Técnicas de Selección de Personal
O teste do Eneagrama é um teste de personalidade amplamente utilizado. É um teste que consiste em uma abordagem de resposta forçada de 144 pares, e aquele que mais se aproxima da preferência do aplicador deve ser selecionado.
O produto obtido do teste reflete os traços psicológicos da personalidade do candidato. A duração do teste é de aproximadamente 60 minutos.
O que é o teste do Eneagrama?
O teste faz parte do pressuposto de que os seres humanos possuem três grandes formas de inteligência: mental, emocional e instintiva.
O eneagrama define os candidatos como centros e atribui três tipos diferentes de personalidade a cada grupo.
Existem três sinais principais de personalidade para cada eneagrama: paixão, compulsão e virtude. A paixão seria o nosso maior defeito; a compulsão, a nossa estratégia de evasão inconsciente, enquanto a virtude é nossa qualidade central.
Os diferentes Eneatipos
De acordo com o teste, os centros mentais privilegiam o racional. Os tipos que o compõem são previsões, estratégias mas especialmente adeptos da objetividade e neutralidade.
Eneatipo número 1: ética
Estabelece que a ética é exigida permanentemente, seguindo os princípios considerados bons. Seu maior defeito é a raiva, embora seja particularmente bom a nível de compulsão evitá-la, mesmo nos seus aspectos úteis. Um dos seus medos é o de cometer erros.
Eneatipo número 2: altruísmo
Este eneatipo descreve uma característica de uma pessoa voltada para os outros, cheia de benevolência. As vezes até se esquecem de si mesmo. A sua compulsão não leva em consideração as suas necessidades. Eles também são sinceros e abrangentes.
Dependem do reconhecimento dos outros, embora conscientes das suas qualidades. Podem se sentir orgulhosos. Para contrariar isto, a sua missão seria a de descobrir as alegrias da humildade.
Eneatipo número 3: camaleão
Podem se adaptar rapidamente a qualquer circunstância e se sentir à vontade na sociedade. Por trás da sua ambição e competitividade, podem esconder uma fuga compulsória do fracasso. Podem ser oportunistas. O desafio do camaleão é permanecer autêntico sob os seus vários trajes.
Enatipo número 4: o artista
Tem uma alta sensibilidade, uma vez que um artista rejeita a rotina. A sua procura é estética. Uma característica importante é o excesso de desejo: o belo e diferente. Eles acreditam que não é preciso muito para ser feliz.
Eles podem ser românticos, tímidos, caprichosos, e podem ser altamente criativos. É considerado o mais raro do eneatipo pelas suas características.
Este eneatipo prefere viver aqui e agora mais do que no futuro. Estão orientados a fazer bem e a viver bem.
Eneatipo número 5: o observador
Na sua maioria retraídos, muito observadores, eles procuram entender o seu ambiente. Eles dissecam e analisam os mais pequenos desafios.
Eneatipo número 6: os leais
Estão muito comprometidos e são geralmente orientados para a segurança. São frequentemente dignos de confiança, muito responsáveis e trabalhadores.
Às vezes, parecem ser defensivos. Do mesmo modo, são geralmente indecisos e cautelosos. Podem se tornar rebeldes.
Eneatipo número 7: o entusiasta
São normalmente muito produtivos e bastante otimistas. Têm um bom senso de humor, são práticos, e muitas vezes tentam viver novas experiências. Podem se tornar impulsivos. Se concentram em metas e objetivos dignos. Eles tendem também a ser muito gratos.
Eneatipo número 8: o líder
Eles são independentes e gostam de autocontrole. São proativos, orientados para a ação, e têm iniciativas. Podem exceder, e a sua estratégia de prevenção é fugir à vulnerabilidade. Eles são seguros de si próprios.
Eneatipo número 9: a chupeta
Eles desempenham o papel de mediador. São calmos e reflexivos, como o seu conforto e o conforto dos outros. Evitam e previnem conflitos e gostam de paz. Geralmente são humildes e acomodados.
O centro instintivo é o das reações espontâneas, mas também o da análise. Eles devem entender bem o seu ambiente para tomar decisões, mesmo que sejam rápidas. Neste grupo são encontradas pessoas enérgicas com uma boa capacidade de adaptação.
Validade e precisão do Teste do Eneagrama
Embora alguns possam discutir que o teste pode ter alguma falha, em um nível básico, o teste do Eneagrama pode ser útil para a autoavaliação. Muitos estudos concordam que ele é cientificamente confiável e válido como um instrumento de teste com psicometria sólida.
As pontuações de confiabilidade da consistência interna mostram que o RHEI varia de 56% a 82% de precisão em diferentes tipos, com uma precisão média geral de 72%.
Contudo, existe a desvantagem de que este teste é vago. Os tipos de personalidade podem ser amplos ou generalizados, especialmente quando se considera apenas a personalidade básica e não os dois lados do diagrama.
Da mesma forma, quando usado como ferramenta de autoanálise e de aprimoramento pessoal, o eneagrama pode ser excelente. É importante tomar os pontos fortes e fracos, procurando formas de utilizar as fortalezas enquanto se trabalha essas fraquezas em vez de evita-las.
Benefícios do Teste de Eneagrama
Dentro dos benefícios destaca-se a determinação do tipo básico de personalidade. Da mesma forma, identifica os nossos pontos fortes e fracos.
Ao identificá-los, podemos utilizar o conhecimento dos nossos pontos fortes a nosso favor. Encontrar empregos que funcionem com esses pontos fortes ou encontrar maneiras de viver que correspondam ao nosso tipo de personalidade.
O teste pode nos permitir estar cientes de como alcançar os nossos objetivos. No entendimento de muitos autores, é uma ferramenta muito boa para a autoanálise e melhoria.
O teste nos permites identificar os nossos pontos fracos. Embora não gostemos de conhecer o nosso lado negativo, focar em aspectos em que não somos bons pode ser muito útil.
O fato de podermos identificar as nossas fraquezas nos permite melhorar. Ao tomarmos consciência delas, podemos transformá-las em pontos fortes. Além disso, podemos melhorar as nossas relações interpessoais, comunicação, e habilidades de liderança.
Mitos e Verdades sobre o Teste do Eneagrama
É um teste para autoanálise, não um teste para mudar a personalidade. Quando usado inadequadamente, pode se tornar muito estressante, o que normalmente é o problema quando certos traços de personalidade são considerados mais benéficos ou perfeitos do que outros.
Alguns pensam que ser um devoto é melhor do que ser uma chupeta. Ou ser um desafiante é melhor do que ser leal.
Muitas pessoas verão desvantagens num traço de personalidade. No entanto, o foco está em melhorar essas características e desenvolver os nossos pontos fortes.