Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Teste Allport

Share with:


O Teste de Valores Allport é um teste de tipo psicométrico desenvolvido por Gordon Allport, Philip Vernon e Gardner Lindsay, considerado um dos primeiros instrumentos psicológicos projetados para medir os valores subjacentes ou motivação de uma pessoa.

De acordo com Allport, uma boa maneira de analisar o caráter de um determinado indivíduo é avaliar os seus valores morais. Neste sentido, ele enfatizava o presente e não a história pessoal, que era o foco da corrente psicanalítica que dominava a psicologia da época.

O objetivo do teste é determinar o peso relativo dos seis valores para um determinado indivíduo: teórico, econômico, estético, social, político e religioso. Descreveremos as definições destas motivações básicas com mais detalhe abaixo.

Os testes de Allport podem ser úteis quando as empresas estão tentando aprender mais sobre os candidatos, além do que apenas seus conhecimentos ou habilidades em um assunto específico. Este teste pode dizer muito sobre uma pessoa.

Como é composto o Teste Allport e como aplicá-lo?

O teste é projetado para determinar as preferências básicas do candidato. Para isso, as pessoas são dispostas em diferentes cenários a fim de avaliar o seu comportamento e, com base nisto, os seus valores.

O teste Allport é composto por duas partes. A primeira parte consiste em perguntas dicotômicas, em que os candidatos têm de responder atribuindo 3 pontos de acordo com as suas preferências.

A segunda parte contém afirmações com quatro respostas possíveis, que devem ser ordenadas em ordem relativa baseada no grau de preferência de cada indivíduo.

No total, são atribuídos 240 pontos para todo o teste: 90 pontos para a primeira parte (conforme o valor avaliado) e 150 pontos para a segunda parte (conforme a ordem de cada item de resposta).

O teste pode ser utilizado individual ou coletivamente. Embora não haja limite de tempo, o candidato deve tentar responder à pergunta o mais rápido possível, sem pensar muito.

Que valores o Teste Allport mede?

Os resultados do teste Allport buscam obter seis pontuações ao finalizá-lo, uma para cada um dos itens motivacionais propostos por Allport. A comparação de uma variável com outros indicadores avalia a importância de cada um destes valores (ou tendências comportamentais) para uma pessoa.

Os valores avaliados no teste são apresentados a seguir:

Teórico:

As pessoas com um alto valor teórico são aquelas que procuram descobrir a verdade das coisas, ou seja, obter conhecimento ordenado e sistemático através de padrões lógicos e empíricos.

Econômico:

Este valor está relacionado com a atenção aos aspectos materiais e lucrativos. Tais como acúmulo de bens e uma concepção utilitária de relacionamentos com os outros, ou seja, o indivíduo procura relacionar-se com os outros por questões econômicas e de status.

Estética:

Como o nome sugere, quem pontua alto neste fator motivacional enfatizam aspectos como beleza, cuidados pessoais, harmonia das coisas, o que de certa forma vai contra o valor teórico. Para estas pessoas a sua satisfação vem de criar e/ou pensar em experiências estéticas.

Social:

Para esta seção, a motivação baseia-se principalmente na relação com os outros, então esses indivíduos procuram ter a companhia de outras pessoas e ajudá-las é o seu fator mais motivador. As pontuações mais altas neste aspecto indicam que seus valores valores incluem gentileza, generosidade, compaixão.

Política:

Nesta variável, com uma pontuação alta, verificamos que a motivação dessas pessoas está principalmente relacionada à obtenção de poder e controle sobre os comportamentos de diferentes indivíduos. Também está associada à liderança.

Religioso:

Pessoas com uma pontuação alta neste aspecto, são aquelas que orientam as suas acções de acordo com as suas crenças espirituais, para estas pessoas o centro da sua motivação tem a ver com Deus e agem bem aos seus olhos.

Por fim, deve-se notar que os valores determinam o que uma pessoa deseja alcançar. A conformidade entre valores, objetivos e profissões escolhidas deve ser mantida para maximizar o crescimento pessoal e profissional. Por isso, muitas empresas incluem este teste no seu processo seletivo e vêm acompanhando outros testes psicométricos relevantes para a tomada de decisões.

Se está procurando uma ferramenta online automatizada para aplicar testes psicométricos, pode experimentar a Plataforma de Testes Psicométricos da Evalart.