Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Dicas para avaliar um software de recrutamento de pessoal.

Share with:


É inegável que o processo de contratação e seleção de pessoal se tornou cada vez mais complicado nos últimos anos, independentemente das flutuações econômicas.

Antigamente, o processo de contratar e escolher funcionários era muito cansativo devido à falta de eficiência na metodologia. Ainda existem processos em que os candidatos entregam seu currículo de forma física ou por e-mail. Devido a isso, os responsáveis pela contratação exploraram a opção de usar software que automatize esses processos, mas não estão seguros de qual seria a melhor opção. Portanto, vamos lhe dar dicas para avaliar a eficácia de um software de contratação e seleção.

Ao escolher um novo software de contratação, há vários aspectos críticos que você precisa levar em conta, como, por exemplo, garantir que tenha uma interface fácil de usar, avaliar suas características e funcionalidades, e o mais importante, como ele processa e analisa as informações dos possíveis funcionários.

Com o objetivo de ajudá-lo nessa tarefa crucial, neste texto examinaremos a relevância dessa ferramenta e lhe daremos algumas dicas que lhe permitirão economizar tempo ao escolher um software de contratação.

Você pode ler o seguinte artigo de interesse:

TÉCNICAS DE SELEÇÃO DE PESSOAL.

O que é um software de recrutamento?

Para escolher com sucesso uma ferramenta que acelera a busca por talentos humanos, é necessário entender como ela funciona. Um software de recrutamento (ou ATS, pela sigla em inglês) é um aplicativo que ajuda os responsáveis pelo recrutamento a coordenar o processo completo e poupar tempo ao avaliar informações sobre os possíveis funcionários.

Uma das funções-chave deste sistema é acelerar o processamento de inscrições e facilitar a comunicação com os candidatos. Além disso, oferece a possibilidade de obter estatísticas avançadas que permitem prever perfis dos candidatos.

Qual é a importância de ter um programa de recrutamento para sua empresa?

O processo de preencher uma vaga típica leva 36 dias. Com tantos fatores que influenciam no sucesso, o processo de seleção começa com a publicação da vaga, e em seguida, o recrutador precisa revisar muitas inscrições para avançar para a etapa de entrevistas, testes psicométricos e tomar uma decisão.

Um software de recrutamento é a solução perfeita para agilizar este processo. Profissionais de RH podem publicar vagas de maneira simples e poupar tempo identificando os melhores candidatos.

Além disso, este programa permite não só melhorar a visibilidade das ofertas de emprego, mas também publicá-las nos canais adequados para atrair os candidatos mais qualificados.

Quais são os fatores a serem considerados ao escolher um programa de recrutamento para sua empresa?

É importante considerar mais aspectos do que apenas o número de funcionalidades ao escolher um software de recrutamento. Um sistema com muitas funcionalidades, mas difícil de usar pode ser uma má investimento. Alguns dos aspectos a serem considerados ao tomar uma decisão final incluem:

  • Experiência do usuário. O software de recrutamento deve ser intuitivo e prático, com uma apresentação clara das informações e uma redução no número de cliques necessários para realizar uma operação. Uma interface gráfica agradável é uma vantagem adicional.
  • Configurações possíveis. É fundamental escolher um software de recrutamento com uma alta capacidade de personalização para empresas com processos de recrutamento complexos. Embora isso exija esforço por parte do cliente da empresa, melhorará a eficiência na utilização do produto.
  • Atendimento ao cliente. É importante levar em consideração a qualidade do atendimento ao cliente, incluindo tempos de resposta, métodos de contato e garantias de SLA. Também é útil procurar avaliações online sobre o atendimento ao cliente.
  • Apoio à gestão do RGPD. É difícil gerenciar corretamente os dados dos candidatos sem o uso de um software de busca e seleção. Um sistema completo fornece ferramentas automatizadas para obtenção de consentimento para o tratamento de dados e cumprimento dos prazos de armazenamento. Além disso, é importante garantir que a plataforma tenha um modelo de informações sobre o candidato que possa ser utilizado sem correr o risco de sanções. Verifique também se a página de emprego está bem mantida quanto aos banners de cookies e às políticas de privacidade.
  • Verifique se a plataforma possui tempos de resposta adequados. O desempenho pode diminuir à medida que o arquivo de currículos cresce, mas é difícil de avaliar antecipadamente.
  • Cada indústria tem requisitos específicos na contratação. Consulte o fornecedor se ele já trabalhou em projetos semelhantes ao seu no passado.
  • Serviços adicionais. Alguns fornecedores de software de seleção de pessoal oferecem outros serviços adicionais, como a possibilidade de patrocinar ofertas de trabalho em plataformas online ou assessoria em branding de empregador.

É evidente que contar com um software de contratação é essencial para identificar os candidatos com o perfil adequado para uma empresa. Como o tempo é um recurso valioso para qualquer organização, é crucial contar com um processo de seleção ágil para alcançar os objetivos estabelecidos. Por isso, sugerimos que você analise cuidadosamente os fatores mencionados e consulte sua equipe de Recursos Humanos para escolher a opção mais adequada.

Na Evalart, você pode otimizar seu processo de recrutamento e seleção. Temos um amplo catálogo de testes aplicáveis e pertinentes para os diferentes processos de recrutamento presentes em uma organização.