Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Mulheres na tecnologia

Share with:


As mulheres têm desempenhado um papel fundamental na informática e na tecnologia da informação, no desenvolvimento de alguns dos principais componentes da moderna tecnologia da informação. As contribuições das mulheres na tecnologia incluem a criação do primeiro programa de computador, a invenção de métodos e dispositivos de computador, o desenvolvimento de programas que influenciam o funcionamento dos computadores atuais, entre outros.

No início do século 21, o número de mulheres graduadas em ciências estava aumentando em todas as áreas, exceto em ciência da computação. Essa diferença de gênero ocorre em parte, porque historicamente as contribuições de muitas mulheres para a ciência não foram reconhecidas, bem como a falta comparativa de modelos femininos na indústria de tecnologia.

Hoje, as mulheres representam menos de 20% dos empregos em tecnologia nos Estados Unidos, embora constituam mais que a metade da força de trabalho dos EUA. E ainda pior, as mulheres agora têm uma proporção menor de empregos em ciência da computação do que nos anos 80.

Uma das principais razões que as mulheres deixam seus empregos em TI é a falta de crescimento profissional, que está fortemente ligada ao sexismo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo The Guardian, 73% dos trabalhadores da indústria de tecnologia concordam que a indústria é sexista.

No entanto, como as empresas de tecnologia buscam resolver a crise de talentos, algumas empresas vêm implementando iniciativas para moldar o futuro da indústria de tecnologia, essas iniciativas incluem o recrutamento de mais mulheres.

Para tornar a indústria de tecnologia mais diversificada, devemos celebrar os pioneiros da tecnologia do passado e as mulheres que fazem a diferença no setor de hoje. Aqui estão 10 mulheres que foram pioneiras em tecnologia:

Ada Lovelace

Reconhecida como a primeira programadora de computador do mundo. Em 1842, ela escreveu o primeiro algoritmo para processar números no primeiro computador mecânico de uso geral ou mecanismo analítico de Charles Bannage, que impressionado com suas habilidades matemáticas, se referiu a ela como “a feiticeira dos números”. A linguagem de computador ADA leva seu nome.

Grace Hopper

Conhecida como a mãe do COBOL, ela é uma das mais famosas pioneiras da ciência da computação nos Estados Unidos. Em 1944, Hopper foi uma das primeiras programadoras do computador eletromecânico Harvard Mark I. Mais tarde, em 1952, ela desenvolveu o primeiro compilador. Hopper popularizou o conceito de linguagens independentes de máquina que levaram ao desenvolvimento de uma das primeiras linguagens de programação modernas, COBOL.

Jean E. Sammet

Se graduou com mestrado em matemática em 1949. Em 1961, ela se tornou gerente do Centro de Programação da IBM em Boston e supervisionou o desenvolvimento do FORMAC (Formula Manipulation Compiler), a primeira linguagem geral amplamente usada e a primeira a manipular expressões algébricas de voltagem.

Hedy Lamarr

Uma das estrelas da “Idade de Ouro” de Hollywood co-projetou em 1941 um sistema de torpedo guiado por rádio baseado em “salto de frequência” (mudanças de frequências de sinal para evitar interferência elétrica por dispositivos inimigos) que ficou conhecido como propagação de espectro, que mais tarde se tornou um elemento-chave nos dispositivos anti-interferência usados ​​pelos sistemas de controle de comunicações por satélite das forças armadas dos EUA, bem como um elemento-chave da tecnologia de telefonia móvel digital wireless.

Williamina Fleming

O chefe do observatório, Edward Charles Pickering, precisava de alguém para calcular números astronômicos para calcular relações e medir efetivamente o universo. Pickering pediu a sua empregada, Williamina Fleming, para trabalhar como um “computador” em Harvard. Fleming concordou, liderando uma equipe de mais de 80 mulheres que fizeram o trabalho computacional responsável pela forma como entendemos o universo hoje.

Katherine Johnson

Matemática afro-americana cujos cálculos de mecânica orbital como funcionária da NASA foram a chave  para o sucesso dos primeiros e subsequentes voos espaciais tripulados da América. Em 1970, ela trabalhou na missão lunar Apollo 13. Quando a missão foi abortada, os trabalhos de Johnson em procedimentos de backup e gráficos permitiram que a tripulação retornasse à Terra com segurança.

Dra. Ellen Ochoa

Ex-astronauta, atual diretora do Johnson Space Center e pioneira da tecnologia de naves espaciais por ter projetado sistemas ópticos para o Laboratório Nacional Sandia. Ela também desenvolveu um sistema de computador projetado para expedições aeronáuticas no Ames Research Center da NASA. Além disso, ela foi a primeira mulher hispânica no espaço.

Irmã Mary Kenneth Keller

Foi a primeira mulher a obter um doutorado em ciência da computação e esteve presente no desenvolvimento da linguagem computacional BASIC em Dartmouth. Antes da Irmã Mary, Dartmouth era considerado um local de estudo e trabalho “somente para homens”.

Carol Shaw

Considerada a primeira mulher que projetou um videogame. Inicialmente, Shaw começou na Atari e entrou na Activision, onde projetou e desenvolveu o videogame de tiro em rolagem, River Raid. Ela também fez possivelmente Happy Trails, Super Breakout e 3-D Tic Tac Toe.

Joan Ball

A inventora dos sites de namoro, ela iniciou o primeiro serviço de namoro por computador na Inglaterra em 1964. O serviço de namoro por computador de Ball também é o antecessor dos primeiros serviços de namoro por computador americanos, como o Operation Match em Harvard.