Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Motivação trabalhista: o que é e como implementá-la

Share with:


A motivação no trabalho é essencial para alcançar o sucesso de uma organização, pois afeta diretamente o desempenho, produtividade, satisfação, comprometimento e retenção dos funcionários. É importante que faça parte da rotina diária na empresa e ajude a criar um ambiente agradável e positivo. Muitas vezes se fala de como os departamentos de Recursos Humanos podem desenvolver os funcionários, mas se fala menos sobre como motivar os funcionários e recuperar aqueles que perderam o entusiasmo.

Neste artigo, discutiremos as ações eficazes para avaliar e aumentar a motivação dos funcionários para alcançar os objetivos globais da empresa.

O que é motivação no trabalho?

A motivação no trabalho é um aspecto crítico na capacidade de uma empresa de envolver seus funcionários para alcançar desempenho ótimo e alcançar os objetivos estabelecidos. Essa motivação é essencial para melhorar a produtividade e trabalho em equipe nas diferentes tarefas, bem como para que os funcionários se sintam realizados e conectados com os valores corporativos da empresa.

É a melhor forma para os funcionários se sentirem valorizados e darem o seu melhor esforço para a empresa.

Os departamentos de Recursos Humanos e gerentes dessas áreas podem contribuir para isso criando uma cultura sólida que permita aos funcionários serem eles mesmos no seu trabalho.

Melhorar a motivação no trabalho está se tornando uma prioridade para as empresas, pois elas estão percebendo a importância que ela tem nos resultados da empresa. É necessário prestar atenção em manter os funcionários motivados para alcançar os objetivos gerais e específicos e criar um ambiente de trabalho positivo.

A motivação é o método mais eficaz que as empresas têm para aumentar a produtividade. Os funcionários são o ativo mais valioso de uma empresa, eles são os responsáveis pelo sucesso da empresa com sua dedicação, esforço e talento.

Tipos de motivação no trabalho

Para implementar ações que aumentem a motivação no trabalho, é importante levar em conta que existem dois tipos de motivação: a motivação intrínseca e a motivação extrínseca.

  • A motivação intrínseca se refere à motivação que provém das características internas de uma pessoa, como seus objetivos pessoais a curto, médio e longo prazo, seus hábitos e desejos.
  • Por outro lado, a motivação extrínseca se refere à motivação impulsionada por fatores externos à pessoa, como o reconhecimento recebido por parte de uma organização ou um benefício econômico.

A motivação deste tipo pode ser positiva ou negativa dependendo do estímulo. A motivação positiva se refere a quando se age com o objetivo de obter uma recompensa, prêmio ou bônus. Por outro lado, a motivação negativa se refere a quando se age para evitar receber uma punição, como uma redução econômica ou sanção administrativa.

Importância da motivação no trabalho.

A motivação no trabalho é um dos fatores chave para alcançar os objetivos de uma organização, pois tem uma relação direta com o desempenho, produtividade e trabalho em equipe. Por exemplo, um funcionário motivado pode ser até 12% mais produtivo e 31% mais eficiente em seu trabalho, em comparação com um funcionário desmotivado. Por essa razão, cada vez mais empresas estão tomando medidas concretas para estimular a motivação no trabalho, o que contribui para aumentar a satisfação dos funcionários, o comprometimento e a lealdade à empresa.

Entre os benefícios mais importantes de tomar medidas para aumentar a motivação no trabalho estão:

  • Aumento do comprometimento dos funcionários. Quando a organização fornece benefícios para melhorar a qualidade de vida e a carreira profissional dos funcionários, seu comprometimento com a empresa aumenta.
  • Outro benefício é a diminuição dos níveis de absenteísmo, pois os funcionários motivados desfrutam do seu trabalho e estão comprometidos com o cumprimento de seus objetivos, o que reduz a possibilidade de faltar por motivos não justificados.
  • Além disso, a retenção de funcionários comprometidos é muito importante, pois os custos de contratação e treinamento de novo pessoal podem ser altos para uma empresa, enquanto a retenção de funcionários com experiência não só reduz esses custos, mas também facilita os processos e o conhecimento interno da organização.
  • Contribui para criar um ambiente de trabalho adequado, fomentando a participação, a camaradagem e uma cultura organizacional harmônica que ajuda a alcançar os objetivos globais.
  • Os funcionários motivados geralmente trabalham mais, chegam a horas e se concentram em suas tarefas diárias, o que pode aumentar a produtividade e o desempenho geral da empresa.
  • Também pode melhorar a qualidade e o atendimento ao cliente, pois os funcionários motivados estabelecem metas mais altas tanto para criar produtos de maior qualidade quanto para oferecer um atendimento ao cliente excepcional, cumprindo e superando as expectativas de suas funções.

Implementação da motivação laboral.

As empresas usam diferentes técnicas para implementar e fomentar a motivação laboral em seus funcionários. Algumas dessas técnicas incluem:

  1. Reconhecimento laboral: os feitos devem ser reconhecidos e recompensados, seja em forma financeira ou através de prêmios como férias ou viagens.
  2. Promoção laboral: a empresa deve facilitar a possibilidade de ascensão no cargo de trabalho e o salário para os funcionários.
  3. Definir objetivos e funções: é importante que cada funcionário conheça suas tarefas, prazos e objetivos pessoais, do time e da empresa em geral. Dessa forma, trabalha-se na motivação laboral e no trabalho em equipe.
  4. Organizar adequadamente a equipe: é desmotivador para um trabalhador estar em um cargo em que não pode demonstrar suas habilidades ou em que se sente subqualificado. Por isso, a atribuição correta dos funcionários aos cargos de trabalho de acordo com suas competências é fundamental para contar com equipes motivadas.
  5. Capacitação e desenvolvimento do talento humano: a empresa deve fornecer a formação necessária para facilitar a promoção laboral do funcionário. É uma técnica muito eficaz para manter uma motivação laboral constante.

Como medir a motivação laboral?

Embora seja difícil estabelecer uma única medida para avaliar a motivação laboral de pessoas tão diferentes, algumas estratégias que podem ser implementadas para medir e avaliar adequadamente incluem:

Pesquisas de opinião: essas pesquisas curtas, frequentes e confidenciais ajudam a equipe de Recursos Humanos a coletar informações relevantes sobre o que motiva os funcionários e a agir de acordo.

Avaliação de 360 graus: essa ferramenta de feedback ajuda a coletar um feedback coletivo fornecido pelos colegas, identificando as forças e fraquezas do funcionário de forma global e construtiva. Isso pode ajudar a resgatar o funcionário que está em dificuldades e precisa de mudanças.

Para concluir, é necessário entender que é difícil se livrar de maus hábitos, pois muitas pessoas não estão dispostas a mudar, pois isso envolve um esforço para sair de sua zona de conforto e entrar em uma zona de aprendizagem, no entanto, é essencial para a organização fomentar a motivação de cada um de seus colaboradores e extrair o melhor esforço deles para a conquista de objetivos.