Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Teste de Zavic

Share with:


O Teste Zavic é um teste psicométrico. Estes tipos de testes são relevantes e cada vez mais populares.

 

Duas condições são necessárias para que um teste seja considerado psicométrico. Deve ter validação científica, para além de oferecer resultados fiáveis e generalizáveis. A outra formalidade refere-se à análise dos resultados, que deve ser realizada, avaliada, e interpretada por pessoal qualificado.

 

Neste artigo, abordaremos especificamente o teste Zavic.

 

O que é o teste Zavic?

 

O teste Zavic é um instrumento psicométrico que baseado na determinação, avaliação e valorização dos interesses e valores de um indivíduo. O seu objetivo é conhecer o pensamento, as relações e as reações do indivíduo a diferentes situações no local de trabalho.

 

O teste Zavic é composto por um conjunto de 20 perguntas, a sua duração é de 20 minutos, e é orientado para qualquer nível hierárquico.

 

A sua aplicação pode ser coletiva ou individual a pessoas com formação acadêmica, o ensino fundamental até à universidade.

 

Importância e descrição

 

O teste Zavic, através das suas perguntas, descreve os valores e interesses do local de trabalho. Além disso, permite definir os valores e os interesses que devem ser expressos no local de trabalho.

 

A utilização mais comum do teste Zavic é para recrutar e selecionar pessoal de acordo com interesses e valores.

 

Para melhorar a compreensão e gestão do talento humano, a direção da empresa deve desenvolver uma visão das motivações pessoais que definem os seus “interesses profissionais” e vinculá-los ao seu manual e cultura organizacional.

 

É geralmente aceito que as motivações humanas moldam os interesses e preocupações, bem como os planos de carreira. Daí a importância e relevância do teste Zavic.

 

A correta aplicação deste instrumento psicométrico permite estabelecer o perfil do trabalhador, como será o seu desempenho na organização contratante, e como realizar seu trabalho de forma adequada.

 

Fatores influenciadores no teste Zavic

 

Há quatro elementos determinantes na motivação:

 

– Moralidade (relacionada com boa conduta e moralidade sólida para seguir as regras estabelecidas pela família, sociedade ou empresa; para fazer bem).

 

– Legalidade (associada à vontade de ser honesto).

 

– Indiferença (desejo de não cumprir, vontade de ignorar).

 

– Corrupção (relacionada com o gosto pelo suborno, sedução, causando problemas, e não defender valores morais).

 

Interesses pessoais

 

Entre os interesses pessoais, destacam-se:

 

– Econômicos (associados ao desejo de riqueza e coisas materiais)

 

– Política (forte orientação e desejo de poder)

 

– Social (valor e interesse pelos outros)

 

– Religioso (cumprimento das regras e respeito pela autoridade)

 

Avaliação e Interpretação dos resultados

 

Os resultados do teste permitem determinar os fatores do cargo (valores e interesses) e podem então ser extrapolados para a organização.

 

A partir dos resultados, é possível conhecer o pensamento, o relacionamento e a reação do indivíduo a diferentes situações no local de trabalho.

 

Validade e precisão

 

O termo validade aplicado a um teste psicométrico está relacionado ao grau em que o teste de perguntas mede o que se propõe medir. A validade desse tipo de teste é a extensão em que as inferências, decisões e conclusões feitas com base nas pontuações ou resultados do teste são apropriadas e significativas.

 

Por outro lado, quando falamos sobre a precisão do teste, queremos dizer resultados confiáveis e consistentes. É a consistência na repetição de resultados idênticos, nas mesmas circunstâncias, e com o mesmo indivíduo. A precisão é um componente vital num teste psicológico.

 

A validade e precisão do teste Zavic são geralmente aceitas por especialistas quando aplicado corretamente e com pessoal qualificado. Apoiado pela validação científica e pela confiabilidade dos seus resultados, o teste Zavic é utilizado por muitas organizações de recursos humanos em todo o mundo.

 

No entanto, alguns críticos do teste expressam que um perfil genuíno dos valores de um indivíduo não é alcançável e que, ao executar o teste, perceberão que as perguntas incidem sobre várias situações, desde uma decisão de trabalho até uma questão de maior interesse nos aspectos sociais ou pessoais.

 

Neste sentido, recomendam aos responsáveis pela seleção que o teste seja complementado e reforçado com uma entrevista suficientemente estruturada para garantir os resultados.

 

Áreas de Uso

 

O teste Zavic é frequentemente utilizado na Gestão de Recursos Humanos, especialmente no processo de recrutamento e seleção de pessoal. A razão é que este teste permite determinar pontos vitais na conduta dos candidatos ao cargo.

 

Esta qualidade de conhecer melhor os candidatos nos ajuda a saber se eles estão completamente alinhados com a cultura organizacional e a filosofia da empresa.

 

Ao nível da Gestão do Desenvolvimento do Recurso Humano, o teste permite determinar:

 

– Honestidade. Através da interpretação do valor que o candidato dá aos comportamentos relacionados com a moralidade e a corrupção. Permite a detecção precoce de indivíduos com inclinações desonestas.

 

– O que motiva mais a pessoa. De acordo com a vaga, são necessárias altas motivações específicas em relação a alguns interesses.

 

– Melhoria da segurança e do clima organizacional. Ao incorporar na organização candidatos que coincidem e partilham os interesses e valores da empresa, o clima organizacional melhora.

 

– Melhoria do desempenho. Uma vez que o teste nos permite identificar o que motiva o trabalhador, é possível melhorar gradualmente, através de fatores motivadores específicos, a sua produtividade.

 

Podemos concluir dizendo que o teste Zavic se concentra principalmente em determinar e valorizar os interesses e valores de um indivíduo.

 

O teste é pautado pela validação científica; os seus resultados são confiáveis e generalizáveis. A validade e precisão do teste são geralmente aceitas, embora alguns especialistas acreditem que um perfil genuíno dos valores de um indivíduo não seja alcançável.

 

Se procura uma ferramenta online automatizada para aplicar testes psicométricos, pode experimentar a Plataforma de Testes Psicométricos Evalart.