Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Por que contratar estudantes sem experiência profissional?

Share with:


O mercado de talentos atual é altamente competitivo e, enquanto algumas posições podem ter muitas pessoas qualificadas para as preencher, outras podem ser mais difíceis de encontrar o candidato adequado. É aqui que reside a importância de uma boa busca de candidatos.

Encontrar pessoas com talento, experiência, conhecimento, entre outros fatores, como habilidades interpessoais, que se alinham às posições que a empresa está procurando. Se feito de forma adequada, isso garante que sempre haverá uma fonte adequada de candidatos para o processo de seleção e os testes necessários que levam à contratação da pessoa certa.

Os empregadores costumam enfatizar muito a experiência ao procurar novos funcionários. Eles querem se assegurar de que o candidato tenha as habilidades necessárias para desempenhar suas tarefas. Além disso, um funcionário com experiência pode melhorar a imagem e a identidade da empresa. No entanto, este enfoque na experiência pode ser prejudicial para jovens sem experiência ou recém-formados que procuram uma oportunidade. Se você é um recrutador e tem dúvidas sobre contratar alguém sem experiência, aqui listamos razões importantes que podem mudar sua perspectiva.

  • Eles estão ansiosos para trabalhar e adquirir conhecimento.

Jovens sem experiência tendem a mostrar maior entusiasmo em seus trabalhos. Sua motivação é um fator chave no bom desempenho de muitas de suas tarefas. Embora possam cometer mais erros, também têm uma grande disposição para aprender, o que em pouco tempo se transforma em uma grande vantagem para o dinamismo do seu departamento.

  • Apesar de não terem experiência, eles são altamente comprometidos.

Uma das maiores forças dos jovens sem experiência é sua forma de pensar e tomar decisões. Eles não se deixam impedir por obstáculos em sua missão de trabalhar. Eles estão muito comprometidos com seus superiores e com a empresa, e veem nisso a sua primeira oportunidade e desafio profissional.

  • Eles possuem uma mentalidade altamente adaptável e flexível.

Sua atitude é muito positiva e eles estão abertos a receber comentários sobre seu trabalho. Raramente levam críticas profissionais de forma pessoal e estão dispostos a aceitá-las. Eles estão dispostos a realizar tarefas que um trabalhador com experiência pode rejeitar por diferentes motivos. Os jovens querem ser valorizados e considerados no trabalho.

  • Não têm hábitos negativos devido à falta de experiência.

Um dos maiores desafios ao contratar jovens sem experiência é exatamente isso, a falta de experiência. Eles ainda não adotaram más práticas, nem foram influenciados por situações que possam afetar seu trabalho. Isso inclui não só sua performance nas tarefas, mas também sua forma de pensar, capacidade de trabalhar em equipe e personalidade profissional.

  • Eles trazem soluções inovadoras que melhoram os processos existentes.

Apesar do que você possa pensar, jovens geralmente têm uma atitude positiva e estão dispostos a contribuir. Embora suas opiniões possam não ser precisas no começo, com o tempo e à medida que conheçam o processo de trabalho da empresa, eles trarão ideias inovadoras.

Além de todos esses fatores, a empresa pode fomentar a motivação trabalhista dos funcionários com experiência e também fornecer aos novos colaboradores uma perspectiva positiva que os faça sentir agradecidos e dispostos a dar o melhor de si para atender às expectativas.

  • Habilidade para ser inovadores.

Jovens adquiriram habilidades valiosas através de suas práticas de consumo online, como o uso de redes sociais, jogos eletrônicos, realidade virtual e plataformas de streaming. Esses comportamentos digitais lhes deram uma grande capacidade de inovação, ideias frescas e habilidade na criação de conteúdo audiovisual. Contratar jovens sem experiência laboral, mas com essas habilidades, pode ser muito vantajoso para as empresas em termos de criação de novas metodologias, serviços e produtos.

  • Desejam estabelecer conexões humanas.

Embora alguns jovens tenham inseguranças quanto às suas habilidades interpessoais e experimentem ansiedade, eles sempre estão dispostos a se comunicar pessoalmente e desejam conhecer seus times de maneira presencial. Fomentando o liderança e identificando prospectos com alto potencial de crescimento.

Recomendações para recrutadores e empregadores ao contratar jovens.

Como escolher entre os jovens sem experiência que procuram se desenvolver é um desafio, portanto, fornecemos as seguintes dicas a serem consideradas para os processos de recrutamento e seleção.

  • Utilize testes baseados em jogos para avaliar.

A Inteligência Artificial permite que os jovens sem experiência profissional demonstrem seu potencial. As avaliações baseadas em jogos são uma forma eficaz de medir habilidades cognitivas e traços emocionais-comportamentais dos candidatos. Esses jogos, baseados na neurociência e ciências do comportamento, processam os dados coletados para fornecer informações imediatas sobre os candidatos.

A seleção por competências é um processo avançado com o objetivo de encontrar pessoal para cargos-chave, baseado em habilidades profissionais específicas. Há certos cargos que, devido a suas características, responsabilidades e valor agregado, requerem profissionais com certas qualidades. Uma seleção tradicional pode não ser suficiente nesses casos.

  • Adote uma perspectiva tecnológica.

Se você quer contratar jovens, integre a tecnologia em todo o processo, desde a busca até o seu dia a dia no trabalho. Eles são parte da geração centenária e gostam de ambientes tecnológicos.

  • Fomente o sentido de pertencimento no trabalho.

Se você está procurando contratar jovens para uma equipe de trabalho remota, é importante fomentar o seu sentido de pertencimento. Pois pode ser difícil se sentir parte de um grupo quando você está trabalhando de maneira isolada, sem a possibilidade de compartilhar experiências com seus colegas pessoalmente. Por isso, é crucial que o líder da equipe deixe o novo talento saber que ele pode contar com o apoio e a comunicação dos líderes e membros da equipe.

  • Orientação para o primeiro trabalho.

Em resumo, apresentar a equipe por videoconferência, dar a eles a oportunidade de esclarecer dúvidas e entregar responsabilidades iniciais é importante para sua integração à equipe e para seu aprendizado. A orientação é chave para o sucesso de um novo colaborador, especialmente em um ambiente de trabalho remoto, onde é necessário garantir que os recursos adequados sejam fornecidos para manter uma comunicação efetiva.

Por fim, não descarte os estudantes devido à falta de experiência. Os jovens de hoje são capazes de realizar várias tareas ao mesmo tempo, aprendem rapidamente e têm uma boa compreensão da tecnologia.