Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Testes psicométricos na América Latina

Share with:


Os testes psicométricos são uma ferramenta frequente nos departamentos de Recursos Humanos das empresas e são parte fundamental de qualquer processo de seleção. Dependendo do tipo de teste usado, o recrutador pode obter uma aproximação dos traços, características e aptidões dos candidatos de forma objetiva; e também investigar os valores e interesses dos candidatos no trabalho.

Os tipos de testes psicométricos que costumam ser implementados nos processos seletivos são três: testes de inteligência, que permitem ao recrutador mensurar a capacidade do candidato em aprender e aplicar tais conhecimentos de forma rápida e eficiente pelo seu entendimento correto; testes de competências e habilidades, que os ajudam a descobrir se as características do candidato coincidem às da empresa; e, finalmente, os testes projetivos, que proporcionam ao recrutador uma aproximação dos traços de personalidade do candidato e outras características mentais.

Entre as provas mais usadas nos processos seletivos de pessoas na América Latina, nós podemos encontrar:

Teste de Zavic (Para avaliar valores e interesses)

O teste de Zavic é um dos testes psicométricos mais usados na América Latina. Este teste dá aos profissionais de RH a possibilidade de investigar os valores e interesses dos candidatos em um ambiente de trabalho para que o recrutador possa avaliar se o candidato tende a ser um trabalhador honesto. Esse teste existe há várias décadas, e existem vários outros testes, alguns mais modernos, para avaliar esses fatores, como o teste de Honestidade, Ética e Valores da Evalart.

Teste de Cleaver (DISC)

O teste de Cleaver fornece ao profissional de RH uma descrição completa da personalidade do candidato, com base em quatro escalas: impulso, influência social, consistência e apego. Este teste enfatiza como o indivíduo tende a se comportar em um ambiente típico e como ele reage às diferentes circunstâncias que geralmente surgem no trabalho, como relacionar-se com outras pessoas e trabalhar sob pressão. Este teste é uma das muitas versões que existem baseadas na teoria DISC.

Teste de Moss

O teste de Moss é frequentemente usado em processos de recrutamento para cargos em que a liderança e a tomada de decisão são fundamentais, pois enfatiza a capacidade de uma pessoa ocupar um cargo que envolve supervisionar os outros, resolver conflitos, se dar bem com os outros e estabelecer relações interpessoais com eles. Este teste também é bem antigo e tem mais de 40 anos.

O questionário de 16 fatores ou 16 PF

O questionário de 16 fatores, também conhecido como 16PF, é um teste de personalidade cujo objetivo principal é descrever os traços de personalidade de uma pessoa por meio da análise fatorial. A teoria por trás deste teste afirma que a personalidade pode ser resumida em 16 fatores de personalidade, que são: apatia, raciocínio, estabilidade, dominância, ânimo, atenção às regras, ousadia, sensibilidade, vigilância, abstração, privacidade, apreensão, abertura à mudança, autocontrole, confiança, perfeccionismo e tensão. Embora o 16PF seja o teste mais conhecido, vários testes semelhantes são baseados na teoria dos 16 fatores de Cattell.

Teste de Raven (Inteligência)

O teste de Raven, também conhecido como matrizes progressivas de Raven ou MPR, é um teste psicométrico de habilidade não verbal focado na avaliação do raciocínio abstrato e inteligência fluida. As questões incluídas neste teste consistem em determinar os elementos nos diferentes padrões que são apresentados. A dificuldade do teste é progressiva; isto é, as questões tornam-se difíceis à medida que progride. É um dos testes mais usados para determinar a capacidade de observação, concentração e lógica dos candidatos.

Terman Merril (Inteligência)

O teste de Terman Merril é um dos testes psicométricos mais utilizados pelos profissionais de RH para avaliar o QI de seus candidatos. Este teste é composto por 10 subtestes focados em medir a inteligência verbal e não verbal através de 6 áreas: inteligência geral, raciocínio quantitativo, raciocínio fluido, memória de trabalho, processos visuo-espaciais e conhecimento.

Algo importante a ser observado é que muitos dos testes psicométricos usados na América Latina, embora sejam de origem americana ou europeia, são muito antigos e pouco usados em seus locais de origem. Essa situação ressalta a importância de revisar os testes que são usados para garantir que eles permaneçam aplicáveis em nossos contextos atuais (seja porque o teste em si é antigo ou não atual). Vários testes são originários de uma época culturalmente diferente, onde a Internet, as redes sociais ou a globalização não existiam; portanto, suas perguntas ou escalas podem não estar de acordo com os tempos atuais.

Se você busca uma Plataforma de Avaliação Psicométrica eficaz e moderna, o Evalart é uma ótima alternativa.